Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – A bênção do Senhor

“A bênção do Senhor traz riqueza, e não inclui dor alguma.”
Provérbios 10:22

Pesquisando no dicionário, encontraremos alguns significados para a palavra “bênção”, dentre eles, citaremos alguns:

  • benefício recebido, graça e favor especial;
  • expressão ou gesto com que se abençoa;

No hebraico, a palavra bênção tem sua origem numa palavra raiz, que significa ajoelhar, abençoar, exaltar, agradecer, felicitar, saudar. Tanto o idioma hebraico, quanto o idioma grego, apresentam um significado de concessão de alguma coisa material. A palavra grega equivalente no Novo Testamento, acrescenta o conceito de benefícios espirituais, ao sentido de bênção.

No livro de Gênesis, verificamos a primeira citação de Deus, da ação de abençoar, após haver criado o homem à sua imagem:

“Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
Deus os abençoou, e lhes disse: “Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra”.
Gênesis 1:27,28.

Posteriormente Deus escolhe Abraão, como pai de uma nação, concedendo sua ação abençoadora para este povo escolhido, e também dizendo que o patriarca Abraão seria uma bênção.

Nos primórdios da humanidade, ainda no livro de Gênesis, após o homem já ter se afastado de Deus pelo pecado e desobediência de nossos primeiros pais, então Deus escreve sua história de salvação para o povo escolhido de Israel, através da escolha de um homem que seria o patriarca e líder da nação judaica, no texto citado de Gênesis 12, quando o Criador profetiza suas promessas para Abrão (cujo nome significa “pai elevado“).

Abraão se tornaria pai de uma numerosa nação e posteriormente, após o nascimento de seu filho Isaque, quando já estava em idade avançada, recebeu o nome de Abraão (cujo nome significa “pai de uma multidão“), e Deus lhe diz que seu nome seria famoso, muito conhecido e o patriarca seria uma bênção, vejamos o texto bíblico:

“Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção.”
Gênesis 12:2

Quando o homem está conectado em plena comunhão com o Criador do Universo, como era no texto citado, a situação de Abraão, nada impedirá Deus de abençoar e cumprir suas promessas na vida daqueles que Ele escolhe para seus propósitos.

Abrão e Sarai, os nomes originais desta família que Deus abençoou, não poderiam ter filhos. Sarai sabendo do fato de não poder ser mãe, pensou em dar uma possibilidade para seu marido Abrão cumprir as promessas de Deus sobre sua família, pensando que sua serva egípcia Hagar poderia gerar estes filhos e esta descendência prometida por Deus para eles (em Gênesis 16) e assim nasceu Ismael filho de Abrão com Hagar. Porém, a benção prometida de Deus para Abrão, ainda não tinha sido cumprida, pois como diz o sábio Rei Salomão, no livro de Provérbios que a bênção do Senhor traz prosperidade, alegria e não acrescenta dor alguma.

Nas nossas vidas hoje, não somos diferentes, às vezes queremos “ajudar” Deus a realizar o que achamos que não acontecerá conosco de forma sobrenatural. Sara quis ajudar seu marido, permitindo-lhe que Hagar gerasse descendentes para Abrão, já que segundo sua visão e pouca fé, era humanamente impossível ela ser a geradora destes filhos.

Em Gênesis 17, Deus desenvolvendo sua história de Salvação, para a vida de seus escolhidos, cumpre sua promessa para Abraão de forma sobrenatural, com todo o seu poder, dizendo:

“Então Deus respondeu: “Na verdade Sara, sua mulher, lhe dará um filho, e você lhe chamará Isaque. Com ele estabelecerei a minha aliança, que será aliança eterna para os seus futuros descendentes.”
Gênesis 17:19

sara-e-abraao-1

(Isaque: a bênção de Deus que enriqueceu a vida de Abraão e Sara)

Quando Deus tem um plano para nossas vidas, Ele certamente cumprirá em nós os seus propósitos, apesar das circunstâncias humanas, muitas vezes, impossíveis aos nossos olhos de acontecer, como seria para Abraão e Sara terem gerado Isaque em idade extremamente avançada, para eles, inicialmente, isto era totalmente impossível, dada as condições físicas necessárias para esta finalidade de procriação.

Quando reconhecemos Deus em nossas vidas, e hoje, podemos reconhecer Deus em nossas vidas, de forma muito simples, crendo no sacrífício de Jesus Cristo por nós, na Cruz do Calvário, e após crermos que Jesus já pagou o preço e a dívida que era nossa perante Deus, então somos abençoados com a paz de Jesus Cristo em nossos corações e a segurança de caminharmos com Deus aqui na terra, e quando partirmos a esperança da Glória dos céus para nós, esta é a maior bênção que Deus nos concedeu, a presença do Criador novamente em nossas vidas e a vida eterna com Deus.

Quando estamos com Deus, temos a certeza destas bênçãos dos céus em nossas vidas, que nos enriquecem, dando-nos uma vida plena em Sua presença, poderemos viver pela fé em Jesus Cristo, termos paz com Deus e a presença real do Espírito Santo de Deus, enchendo nossos corações e nos dando a alegria necessária para viver.

Aplicação Pratica:

O ser humano possui, em seu interior, um vazio profundo, estando longe da presença de Deus.

A humanidade foi criada para a Glória de Deus, devido ao afastamento e distanciamento do ser humano dos caminhos de Deus, por causa do pecado que destruiu este relacionamento, o homem desde então, tenta desesperadamente colocar bens materiais, sucesso e prestígio aqui na terra, o dinheiro e o poder econômico, poder político, prazeres sexuais, se divertir, conhecer o mundo e fazer viagens incríveis, ou mesmo, investir em sua família, casamento, numa linda história de romance e amor, em sua carreira profissional, em sua carreira acadêmica, investir em seus talentos artísticos (música, canto, pintura, teatro, poesia e artes em geral), e tantas outras coisas, para substituir o vazio que somente Deus pode preencher.

vaziolongededeus

(O ser humano desfruta de uma vida vazia, quando não reconhece Deus)

Busca seu bem estar longe de Deus, e aí só recebe desilusões, desesperança e sofrimentos, fruto de uma vida longe da presença do Criador, constrói seu “castelo de areia”, porque este mundo não poderá lhe dar as bençãos que enriquecerão sua vida de forma real e não lhe acrescentarão dores. Este mundo não poderá preencher o vazio de uma vida longe da presença de Deus, motivo pelo qual nós fomos projetados e sonhados, pelo Criador do Universo.

O homem passa toda sua existência terrena, negando Deus, vivendo como se o Criador não existisse, buscando satisfazer suas necessidades de paz interior, seu bem estar, correndo atrás de tudo, menos de Deus.

Esta é uma grande verdade bíblica, escrita pelo sábio Rei Salomão, “a bênção de Deus que nos enriquece“, levanta questões vitais, sobre nossa relação com o Eterno e com os valores do Seu Reino, como, por exemplo: nosso comportamento ético e moral, o significado da vida humana e uma conduta correta diante de Deus, e poderemos extrair algumas aplicações práticas para nossas vidas no século XXI, a partir deste versículo da Bíblia, se desejarmos usufruir destas bênçãos de Deus que são perfeitas para nossas vidas, a saber:

1) Entregue sua vida para Deus: – Precisamos entregar nossas vidas para Deus, que é o provedor da vida e das bênçãos.
2) Vida Plena na Terra e Salvação Eterna: Entregando nossas vidas para Deus, estaremos ligados para sempre com o Senhor Jesus Cristo, que morreu por nós na cruz do Calvário e perdoou nossas vidas perante Deus, garantindo-nos uma vida plena aqui na terra e a salvação eterna das nossas almas, quando partirmos deste mundo ao encontro com Deus.
3) Relacionamento com Jesus Cristo: Somente tendo um relacionamento de comunhão íntima com Deus, poderemos desfrutar da paz perene em nossos corações e aí viveremos esta vida sob os cuidados do Senhor Jesus Cristo.
4) Vivendo a vida sem medo: Viveremos cada dia, não importando as circunstâncias, sem medo, sem temor, sem desespero, porque teremos o Senhor da Vida habitando no nosso coração e poderemos caminhar com ELE aqui na terra.
5) No caminho da Santificação: Com o Senhor Jesus Cristo em nós, não teremos o desprazer de recebermos as dores de uma vida longe de Deus, não teremos o desprazer de sermos atingidos pelos erros do nosso próprio pecado. Certamente com Jesus em nós, estaremos fugindo das tentações diárias, estaremos dizendo “não” para o pecado, porque caminhando com Jesus Cristo, estaremos caminhando na estrada da santificação, da busca diária de Deus. Isto não significa que o cristão não passará por lutas, aflições e tempestades na vida. Certamente passaremos, mas estaremos ao lado daquele que acalma a tempestade, daquele que tem o poder da vida.

bencaodacruz

(A mensagem de Salvação em Jesus Cristo, lhe abrirá as portas para seu relacionamento com o Criador)

Que Deus te abençoe e te direcione a viver com o Senhor Jesus Cristo aqui na terra e desfrutar das bênçãos da salvação e de uma vida plena de alegria e paz com Ele.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *