Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – Ídolos modernos

“Responde-me, ó Senhor, responde-me, para que este povo saiba que tu, ó Senhor, és Deus, e que fazes o coração deles voltar para ti”.
Então o fogo do Senhor caiu e queimou completamente o holocausto, a lenha, as pedras e o chão, e também secou totalmente a água na valeta.
Quando o povo viu isso, todos caíram prostrados e gritaram: “O Senhor é Deus! O Senhor é Deus! “
1 Reis 18:37-39

deus-responde-a-oracao-de-elias

O profeta Elias desafia o Rei Acabe e seus 850 profetas pagãos a se encontrar com ele no monte Carmelo.

Naquela época, muitos entre o povo de Israel estavam indecisos:- entre se dedicar ao Senhor, ao Deus Criador do Universo ou ao deus pagão Baal.

E Elias repreendeu o povo de Israel, pois muitos ficavam em dúvida entre adorar ao Deus de Israel, ao nosso Deus, ao Senhor e desejavam seguir e adorar a Baal.

Vejamos o texto bíblico:

“Elias dirigiu-se ao povo e disse: “Até quando vocês vão oscilar entre duas opiniões? Se o Senhor é Deus, sigam-no; mas, se Baal é Deus, sigam-no”. O povo, porém, nada respondeu.”
1 Reis 18:21

Então Elias propôs uma competição entre ele e os profetas de Baal.

Convocou o povo de Israel para se encontrar com ele no Monte Carmelo e também os 850 profetas de Baal (versículo 19).

Elias propôs uma competição para saber qual Deus seria verdadeiro: o Deus de Israel ou o deus Baal?

Ele pediu para trazerem dois novilhos, matarem e colocarem seus pedaços sobre um altar. Cada um dos novilhos morto seria colocado sobre dois altares separados.

Um altar dedicado a Baal e o outro altar que foi construído dedicado ao Senhor Deus de Israel.

E Elias disse para seus competidores que estavam defendendo o deus Baal:

“Então vocês invocarão o nome do seu deus, e eu invocarei o nome do Senhor. O deus que responder por meio do fogo, esse é Deus”. Então todo o povo disse: “O que você disse é bom”.
1 Reis 18:24

E os profetas de Baal gritavam, gritavam para seu deus mandar fogo do céu, mas nada aconteceu.

E o profeta Elias, orou ao Senhor Deus, pedindo para que Deus pudesse responder e enviar fogo dos céus e queimar o novilho, o holocausto que estava posto sobre o altar e assim Deus respondeu, e o povo começou a gritar: o Senhor é Deus!

elias-1

Aplicação Prática:

Somos cristãos, cremos no poder de Deus e entendemos o sacrifício de Jesus Cristo na cruz do Calvário em favor dos nossos pecados, mas ainda assim, muitas vezes, nos comportamos como o povo de Israel, que ficava na dúvida entre seguir ao Deus de Israel, ao Senhor Deus Criador do Universo ou seguir o deus de barro, cujo nome era Baal.

Certamente, hoje, sabemos que devemos seguir ao Deus invisível, ao Deus que nos responde por meio de orações, porém, temos ídolos modernos, que nos atraem e nos afastam da presença de Deus.

O Baal de nossos dias, corresponde de forma simbólica:- a tudo aquilo que nos afasta da presença de Deus e que muitas vezes colocamos em primeiro lugar.

Damos muitas vezes prioridade especial para nosso trabalho, nossa carreira profissional e colocamos a carreira profissional, como um ídolo que adoramos, na frente de Deus.

Isto está errado, e Deus não se agrada com esta postura que tomamos.

Tudo aquilo que colarmos em primeiro lugar nas nossas vidas, no lugar de Deus, isto certamente, acaba sendo um ídolo para nós, um objetivo a ser buscado.

idolosm

Alguns exemplos de ídolos modernos: nosso dinheiro, nossos bens materiais, nossa casa, nosso carro, nossa saúde, nossa aparência física perfeita, nosso corpo, nossa família, os objetos e facilidades tecnológicas de nossos dias, nossos relacionamentos sentimentais, nossos problemas pessoais, nossa carreira profissional, nossa carreira estudantil, nossa faculdade e tantas outras coisas deste mundo, que acabamos idolatrando inconscientemente e colocando como prioridade. Colocamos em primeiro lugar na frente de Deus. Deixamos Deus para último plano em nossas vidas.

Deus deseja que sejamos felizes, sabe que todos estes itens que citei anteriormente: dinheiro, bens materiais, nossa casa, nosso carro, nossa saúde, nossa família e etc, etc, etc, fazem parte do nosso cotidiano e da nossa existência aqui na Terra, porém, nenhum deles poderá estar ocupando o lugar de Deus em nosso coração, em nossa mente, em nosso dia a dia.

Jesus Cristo nos ensinou nos evangelhos que a prioridade deve ser Deus e o seu Reino:

cross

“Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.”
Mateus 6:33

Reflita com sinceridade: Onde está depositado o seu coração hoje? Onde está depositada sua esperança?

Precisamos buscar o Reino de Deus e sua justiça e tudo aquilo que necessitarmos nesta existência será acrescentado.

Que possamos hoje dizer, como o povo de Israel disse ao ver o sobrenatural de Deus: “o Senhor é Deus”.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *