Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

#palavrasnocaminho-Série Especial Natal-O precursor

O PRECURSOR

Na mesma época que o anjo Gabriel anunciou o nascimento de Jesus para a agraciada virgem Maria, a Bíblia descreve que um anjo do Senhor anunciou ao sacerdote Zacarias, que sua esposa Isabel ficaria grávida. Este menino seria chamado João Batista, sendo o precursor, aquele que proclamaria arrependimento de pecados, batizaria pessoas, preparando o caminho para o ministério de Jesus Cristo.

 “E irá adiante do Senhor, no espírito e no poder de Elias, para fazer voltar o coração dos pais a seus filhos e os desobedientes à sabedoria dos justos, para deixar um povo preparado para o Senhor”.
Lucas 1:17

João Batista era um homem de Deus, usava roupas de pelo de camelo, alimenta-se de gafanhotos e mel silvestre, vivia uma vida totalmente dedicada ao seu ministério. João Batista era humilde e sabia da sua responsabilidade e seu papel, diante do Deus Todo-Poderoso, anunciando o Messias, e reafirmando que ele não era o Messias, mas que o Messias viria e seria alguém grandioso, enviado por Deus, relembremos o texto bíblico:

“Esse foi o testemunho de João, quando os judeus de Jerusalém enviaram sacerdotes e levitas para lhe perguntarem quem ele era. Ele confessou e não negou; declarou abertamente: “Não sou o Cristo”.
Perguntaram-lhe: “E então, quem é você? É Elias? ” Ele disse: “Não sou”. “É o Profeta? ” Ele respondeu: “Não”.
Finalmente perguntaram: “Quem é você? Dê-nos uma resposta, para que a levemos àqueles que nos enviaram. Que diz você acerca de si próprio? “
João respondeu com as palavras do profeta Isaías: “Eu sou a voz do que clama no deserto: ‘Façam um caminho reto para o Senhor’ “.Alguns fariseus que tinham sido enviados
interrogaram-no: “Então, por que você batiza, se não é o Cristo, nem Elias, nem o Profeta? “
Respondeu João: “Eu batizo com água, mas entre vocês está alguém que vocês não conhecem.
Ele é aquele que vem depois de mim, cujas correias das sandálias não sou digno de desamarrar”.
João 1:19-27.

joaobatistaanunciajesus

João Batista sabia do seu ministério de anunciar o Messias, proclamando sua voz no primeiro século. E um dia, houve o encontro de Jesus com João Batista, que olhando para Jesus proclamou: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo, aquele que eu anunciava, aquele que viria após mim, aquele que era maior do que ele e de qualquer outro ser humano que existiu, que existia naquela época, ou que viria a existir.

“No dia seguinte João viu Jesus aproximando-se e disse: “Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! Este é aquele a quem eu me referi, quando disse: Vem depois de mim um homem que é superior a mim, porque já existia antes de mim.”
João 1:29,30

João Batista, sabia que estava ali anunciando o início do ministério do Salvador, cumprindo as profecias messiânicas (Isaías 40:3), mas que Jesus Cristo, sempre existiu (João Batista nos diz:- que Jesus já existia antes de mim), não foi criado por Deus, mas, é Deus Conosco na Terra, cumprindo seu papel de Filho de Deus, em concordância com Deus Pai Todo-Poderoso e Deus Espírito Santo.

“No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus.
Ela estava com Deus no princípio. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito.”
João 1:1-3

Jesus Cristo, de forma humilde, para se cumprir as escrituras (“cumprir toda a justiça“) foi batizado por João Batista, no Rio Jordão, e, nesta ocasião a presença Santa de Deus Pai:- anunciava para o mundo que Jesus era seu Filho Unigênito, a quem deveríamos ouvir, e o Espírito Santo, permaneceu sobre Jesus Cristo, durante seu batismo.

“Então Jesus veio da Galiléia ao Jordão para ser batizado por João.
João, porém, tentou impedi-lo, dizendo: “Eu preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim? “
Respondeu Jesus: “Deixe assim por enquanto; convém que assim façamos, para cumprir toda a justiça“. E João concordou. Assim que Jesus foi batizado, saiu da água. Naquele momento os céus se abriram, e ele viu o Espírito de Deus descendo como pomba e pousando sobre ele.
Então uma voz dos céus disse: “Este é o meu Filho amado, em quem me agrado”.
Mateus 3:13-17

john-the-baptist-baptizes-jesus-450

É Natal!

nataligrejadecorada

João Batista já veio e cumpriu seu papel, anunciou a vinda do Messias, morrendo decapitado por pregar o evangelho. Jesus Cristo nasceu entre nós, anunciado pelos profetas do Antigo Testamento, proclamado por João Batista, seu contemporâneo no primeiro século, e, hoje, no século da tecnologia, estamos nós aqui, proclamando a mensagem de Natal, proclamando a mensagem de Jesus Cristo.

Quando perguntaram para João Batista:- quem é você?

Ele, de pronto, respondeu seu papel no Reino de Deus, que estava ali para ser a voz que clamava no deserto, que proclamava arrependimento aos corações pecadores, batizando aqueles que se arrependessem, e esperavam pela Esperança do Messias que ele anunciava.

Poderemos passar por este século e sermos mais um na multidão. Talvez, daqui a cem anos, se Jesus Cristo não tiver ainda retornado, em sua Gloriosa Segunda Vinda, existirão outras pessoas em nosso lugar, vivendo em um mundo sempre carente da mensagem de Deus. Talvez, alguém se lembrará de nós, como hoje, recordamos o papel de João Batista, bem como, dos primeiros discípulos e apóstolos na proclamação do evangelho do Senhor Jesus. Talvez seremos lembrados:-  como alguém que seguiu a Jesus, fez a diferença na sua comunidade, praticou o amor de Deus, levou pessoas a conhecerem a Cristo, como Salvador pessoal.

11562881-one-person-different-in-the-crowd

Reflita: Quem sou eu no Reino de Deus? O que tenho feito para proclamar a mensagem verdadeira do Natal de Jesus Cristo? Que Deus nos ilumine para sermos autênticos seguidores de Jesus Cristo, proclamando a mensagem do evangelho, a verdadeira mensagem do Natal:- do Cristo que nos salva, para que esta mensagem seja uma realidade na vida daqueles que não o conhecem. Feliz Natal!

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *