Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – Fechado para Balanço

balanco-600x300“Esqueçam o que se foi; não vivam no passado. Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela já está surgindo! Vocês não o percebem? Até no deserto vou abrir um caminho e riachos no ermo.” Isaías 43:18-19

 Você já deve ter passado na frente de uma empresa no final do ano e se deparou com o seguinte aviso colado na porta: “Fechado para Balanço”.  Nesta época do ano as empresas analisam o “Balanço Patrimonial” que é um relatório que vai demonstrar a situação econômica do negócio.

Tenho certeza que você já pensou na sua vida e está num momento de reflexão, fazendo um balanço, uma análise do que foi bom e do que não foi bom no ano que está se encerrando. Na nossa vida espiritual não é diferente, o profeta Isaías, neste texto de Isaías 43, nos dá algumas diretrizes de como podemos lidar com este tempo que está se findando e com o novo tempo que está se aproximando.

Aplicação prática: 

O texto bíblico nos diz na sua introdução para “não vivermos no passado”. Qual é o sentido deste versículo? “Não vivermos no passado” não tem o mesmo significado de “não podermos analisar o nosso passado”.

Cuidado, o passado tem que ser analisado, pensado, refletido, e o que está errado:- não deve ser repetido no tempo presente.

O apóstolo Paulo em I Coríntios 10:11-12, nos responde sobre a análise do passado:- “Essas coisas aconteceram a eles como exemplos e foram escritas como advertência para nós, sobre quem tem chegado o fim dos tempos. Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia!

Então, na análise que você fizer sobre sua vida, sobre este ano que se foi, é muito importante, você confrontar, a vontade de Deus, que está na Bíblia, com o que você fez para Deus, com o que você realizou ou não realizou, e ver no seu coração, na sua mente, de forma racional, tudo aquilo que fez de errado e desagradou a Deus, e procurar neste novo ano não repetir os erros. O apóstolo Paulo fala que os exemplos do passado nos servem como advertência para nós não repetirmos erros e nos afastarmos da presença de Deus.

A segunda parte do texto, o profeta Isaías, diz que Deus “está fazendo uma coisa nova”.

A bíblia fala que nós cristãos, nós que somos justos e justificados por Jesus Cristo, nós vivemos pela fé e não pelo que vemos, conforme o apóstolo Paulo nos relata em: “Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos.” 2 Coríntios 5:7.

Muitas pessoas, nesta época de crise que o mundo passa, estão desanimadas, estagnadas e com medo, achando que no próximo ano, tudo acontecerá do mesmo modo que aconteceu este ano. Este não pode ser o nosso pensamento, como cristãos.

Então, entender que Deus fará “uma coisa nova”, é reafirmar nossa crença no poder do nosso Deus Todo-Poderoso, e firmes nesta Aliança de Amor, na comunhão e relacionamento que temos com o Criador, acreditarmos com confiança:

  • que Ele certamente abrirá caminho onde tudo está deserto e sem oportunidades;
  • que Ele irá abrir fontes em lugares secos e que não existe possibilidade de água, ou seja, que não existe possibilidade de mudanças.

Pensar que Deus fará “uma coisa nova” é reconhecer Deus em nossas vidas e crer que Deus estará agindo a favor dos que o obedecem, dos que vivem em comunhão com Ele.

Concluindo: – o passado nos serve como alerta e exemplo para não repetirmos os nossos erros, neste sentido, não devemos viver no passado e precisamos intensificar nossa comunhão com Deus, nosso relacionamento pessoal com Deus, e firmados nesta aliança de amor, o buscarmos em oração, na leitura da sua Palavra, sermos mais ativos e participativos em nossa igreja, e sabermos que Deus é Soberano e tem total controle do mundo e das nossas vidas e certamente juntos na caminhada com Deus o novo ano que se inicia será um ano muito abençoado.

 

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

  1. Como é bom podermos refletir e crescer com nossas vivências. Deus é bom e nos dá sempre uma nova chance de crescer.

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *