Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – Andando em liberdade

freedom12“Andarei em verdadeira liberdade, pois tenho buscado os teus preceitos.” Salmos 119:45

Ficamos surpresos no Brasil, nos últimos anos, com uma série de prisões de empresários, políticos envolvidos em esquemas de corrupção. Ficamos pensando como estas pessoas, com tão alto poder aquisitivo, se sentiram presas, desprovidas de sua plena liberdade.

Pior do que ficarmos presos em uma prisão federal é ficarmos neste mundo presos na prisão do pecado, vivendo uma vida medíocre, sem podermos desfrutar da verdadeira liberdade e dos benefícios que temos em Deus, quando buscamos os preceitos de Deus nesta existência.

Este salmo 119, não tem um título e nem é mencionado seu autor. Charles Spurgeon, notável pregador do século XIX, atribui ao Rei Davi a autoria, segundo ele, devido ao tom, estilo e experiência de Davi em muitos pontos.  É o salmo mais longo do livro de Salmos e equivale a vinte e dois salmos de degraus.

Existe uma variedade de tipos de salmos, no saltério, como também é conhecido o livro de Salmos e salmos de degraus ou salmos de “subida” estão dentro de um contexto de peregrinação do povo israelita para a cidade de Jerusalém. Neste sentido, os salmos de “subida”, como o é, este salmo 119, pertencem a um conjunto de salmos que representam “degraus” no caminho espiritual para um encontro com Deus.

O tema deste Salmo é a palavra do Senhor, destacada em várias estrofes deste lindo poema sacro.

O versículo 45 é um destes versículos que realça que a verdadeira liberdade se encontra nos preceitos de Deus, na vontade de Deus que estão declarados claramente nas sagradas escrituras.

No Novo Testamento entendemos que somos livres, quando reconhecemos Jesus Cristo em nossas vidas, dirigindo os nossos passos no caminho de Deus e vivendo em nossos corações.

“Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.” Gálatas 2:20

Aplicação Prática:

Temos a oportunidade de vivermos como quisermos neste novo ano que se inicia, destaco basicamente duas possibilidades:


  • no estilo de vida “livre” (buscando a comunhão com Deus em oração, lendo os preceitos e a vontade de Deus para nossas vidas, inseridos na leitura da Palavra de Deus, a Bíblia e também participando ativamente de uma igreja genuinamente cristã, que tem a Bíblia como única regra de fé e prática, querendo agradar a Deus e tendo prazer em estar na presença de Deus);

Jesus respondeu: “Digo-lhes a verdade: Todo aquele que vive pecando é escravo do pecado.
O escravo não tem lugar permanente na família, mas o filho pertence a ela para sempre.
Portanto, se o Filho os libertar, vocês de fato serão livres.” João 8:34-36


  • no estilo de vida “de vez em quando” , talvez até pensamos que somos verdadeiros cristãos, mas quem vive pecando é escravo do pecado:
  1.  “de vez em quando eu me lembro de orar” (normalmente quando estou com problemas eu me lembro de Deus);
  2. “de vez em quando eu leio a Bíblia” (versículos soltos que me interessam e me “animam”, mas não gosto de ler, não tenho hábito de ler a Palavra de Deus com regularidade, ou de forma metódica e sistemática, para poder compreender melhor a vontade de Deus e segui-lo). Se não gostamos de ler, hoje temos aplicativos no celular que leem a Bíblia para nós e podemos escutar a palavra de Deus em nosso celular.
  3. “de vez em quando eu vou na igreja” (vou umas duas vezes por mês, acho que está bom, penso que sou livre, nada de “fanatismo”, “já sou salvo mesmo, para que tanta igreja”);
  4. “de vez em quando” eu peco de forma consciente, desligo Deus da tomada de minha vida” e faço algumas coisas que sei não seriam aprovadas por Ele, mas eu desligo Deus de forma consciente e vou praticar os meus “pecadinhos“, mas depois eu volto, peço perdão para Deus e está tudo certo de novo, e até uso argumentos bíblicos para justificar o meu comportamento pecaminoso:- “afinal o Rei Davi pecou, mas Deus o perdoou e ele era um homem segundo o coração de Deus,então posso pecar de forma consciente”.  É assim que eu vivo, no estilo de vida “de vez em quando”. Apenas um pequeno lembrete para quem “desliga” Deus da tomada de sua vida. Você pode ter se desligado de Deus, mas Ele continua te observando e vendo o que você está praticando. Pense nisto quando for pecar de forma consciente.

Se afirmarmos que temos comunhão com ele, mas andamos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Se, porém, andamos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado. Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça. Se afirmarmos que não temos cometido pecado, fazemos de Deus um mentiroso, e a sua palavra não está em nós.” 1 João 1:6-10


Certamente nós cristãos não estamos imunes ao pecado, mesmo após reconhecermos Jesus Cristo em nossas vidas, isto não significa que poderemos pecar de forma consciente e estará tudo certo.

Certamente como cristãos passaremos por lutas nesta vida, por situações que virão nos tentar. Jesus Cristo enfrentou uma situação de tentação no deserto, descrita no evangelho de Mateus, capítulo 4, mas Ele venceu as tentações a que foi submetido, utilizando-se não de seu poder como Deus que sempre continuou sendo enquanto esteve na terra (“mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens.” Filipenses 2:7), porém como homem, consciente de seu conhecimento da Palavra de Deus, refutou o Diabo mencionando textos bíblicos e fugindo do pecado.

O problema não é passarmos pela tentação. Isto acontecerá todos os dias em nossa vida cristã. O problema é passarmos pela tentação, aceitarmos a tentação, consumando o pecado em nossas vidas de forma natural, sem que este pecado cause algum tipo de desconforto ou incomodo na nossa mente. Aí, certamente existe algo muito errado em nosso relacionamento com Deus. Ai certamente, não estaremos vivendo um estilo de vida livre em Cristo e com Cristo agindo em nosso coração.

Acho que entendemos os dois estilos. Um estilo de vida livre que busca a aprovação de Deus e deseja agradar a Deus. Só quero relembrar que a Bíblia nos informa que aqueles que optarem pelo estilo “de vez em quando” não estão andando no caminho e na liberdade que Jesus Cristo nos ensinou.

“Acaso busco eu agora a aprovação dos homens ou a de Deus? Ou estou tentando agradar a homens? Se eu ainda estivesse procurando agradar a homens, não seria servo de Cristo.” Gálatas 1:10

Que nosso Deus Todo-Poderoso nos ajude na caminhada (na luta diária contra as tentações) e se não ficarmos atentos ao relacionamento com Deus, a plena comunhão com Deus, então certamente acontecerá a triste consumação do pecado em nossas vidas.

worship-2082141_1280

Que possamos tomar uma decisão pelo estilo de vida “livre”, vivendo nos caminhos do Mestre Jesus Cristo, na liberdade que uma vida de comunhão com Ele poderá nos proporcionar.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *