Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – Matando um leão por dia

“Nenhum rei se salva pelo tamanho do seu exército; nenhum guerreiro escapa por sua grande força.
O cavalo é vã esperança de vitória; apesar da sua grande força, é incapaz de salvar. Mas o Senhor protege aqueles que o temem, e os que firmam a esperança no seu amor, para livrá-los da morte e garantir-lhes vida, mesmo em tempos de fome. Nossa esperança está no Senhor; ele é o nosso auxílio e a nossa proteção.”
Salmos 33:16-20

40db67dd29e23468

(Dificuldades da vida:matando um leão por dia)

Neste mundo contemporâneo temos que matar um leão por dia para sobrevivermos. São muitos os desafios a enfrentar: crise econômica mundial, globalização, tecnologia modificando nosso dia a dia. Robôs industriais ocupando postos de trabalho nas fábricas. Temos que enfrentar as novas formas impostas neste mundo,  as novas relações de trabalho, a concorrência que sofremos por todos os lados. Um mundo altamente competitivo. Agora os nossos concorrentes não estão aqui ao nosso lado apenas, estão em qualquer lugar do mundo, já que o mundo está totalmente conectado pela internet.  E está cada vez mais difícil a nossa sobrevivência, mesmo no que diz respeito a coisas básicas: como o nosso emprego e condições de podermos sustentar nossas famílias.

Davi escreveu este salmo em idade avançada e estava deslumbrado com Deus que controla todas as coisas. João Calvino ao comentar sobre este salmo nos estimula a louvarmos a Deus por alguns motivos bem claros: pela providência geral do Criador, através da qual ele sustenta, protege e governa toda a humanidade.

Neste Salmo entendemos claramente que tudo provém de Deus, todos os momentos de nossa vida, quer vitórias, quer momentos difíceis que passaremos, tudo é permissão do Criador.

Aplicação Prática:

Cenário atual no século XXI:

Certamente, vivemos uma batalha épica, em que os soldados, cavaleiros, nossos inimigos, agora são virtuais, invisíveis e também temos que lidar com todo tipo de mudança no mundo, e em um mundo cada vez mais violento, sem valores, em que a vida humana perdeu seu valor e significado.

Breve Análise do texto bíblico do Salmo 33:16-17:

O salmista nos versículos 16 e 17, reforça a ideia de não buscarmos em nós mesmos, nas nossas capacidades os recursos para enfrentarmos nossos inimigos: “Nenhum rei se salva pelo tamanho do seu exército; nenhum guerreiro escapa por sua grande força. O cavalo é vã esperança de vitória; apesar da sua grande força, é incapaz de salvar.” Salmos 33:16,17. 

Davi destaca:

  1. Nenhum rei se salva pelo tamanho do seu exército;
  2. Nenhum guerreiro escapa por sua grande força;
  3. O cavalo é vã esperança de vitória;
  4. Apesar da sua grande força; é incapaz de salvar.

Diante deste cenário atual no século XXI, confrontado com os quatro itens acima que extraímos do Salmo 33, podemos concluir que:-

  1. Somente com nossas vidas ligadas ao Criador poderemos enfrentar as batalhas épicas e desconhecidas que virão sobre nós. (“não conhecemos o tamanho dos nossos inimigos, o que enfrentaremos nesta jornada”);
  2. Se nesta vida dependermos apenas do nosso braço, da nossa força econômica, intelectual, emocional, física, certamente não aguentaremos as batalhas da vida. (“nenhum guerreiro escapa por sua grande força, não podemos colocar nossa esperança nos nossos recursos (cavalo aqui no contexto do Salmo 33 é o exemplo de um bom recurso dos exércitos da época de Davi) que não poderão nos salvar”);

O Salmo também nos versículos seguintes 18, 19  e 20, faz uma belíssima declaração que Deus protege aqueles que o temem e lhes garante vida em qualquer tempo:

“Mas o Senhor protege aqueles que o temem, e os que firmam a esperança no seu amor, para livrá-los da morte e garantir-lhes vida, mesmo em tempos de fome. Nossa esperança está no Senhor; ele é o nosso auxílio e a nossa proteção.” Salmos 33:18-20

gods-protection

(Proteção de Deus)

Deus é quem nos auxilia, de onde vêm o nosso socorro, nosso sustento, nossas provisões e auxílio e Deus é quem está sempre nos protegendo.

A energia que você tanto procura para vencer as batalhas da vida está no Criador do Universo, nosso Deus e Pai. A energia que você busca para vencer os nossos desafios, aquele novo ânimo que você precisa para se reerguer e poder superar este momento difícil que você está vivendo se encontra nas mãos de Deus.

160330-tired-800x445

(Cansada: precisando de energia)

A energia que você precisa para enfrentar os desafios de uma carreira profissional, vencer profissionalmente, ter uma vida digna aqui na terra, só acontecerá com sua vida conectada com Deus.

Deposite sua confiança em Deus que dá vitórias a quem o busca com um coração sincero e temente a Ele e aos seus princípios.

alone-1869997_1920

(Buscando a Deus em oração)

Tenha a sua esperança no Deus da esperança!

Pr. Luiz Francisco Contri

2 Comentários

  1. CLEBER DE OLIVEIRA BATISTA

    Obrigado pastor Luiz pelo trabalho de produzir estes devocionais, tem sido de grande ajuda para o fortalecimento da minha fé. Não estamos só! Deus é bom e providencia aquilo de que precisamos para viver!

  2. Vivian Oliveira da Coll

    Glórias a Deus pelo sua vida Pr Luiz, pois essas palavras vindas diretamente do Nosso Deus tem sido de um grande fortalecimento para nós!!! Que Deus continue usando a sua vida
    poderosamente! Abçs

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *