Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – Confiando em Deus neste tempo confuso

1fdfd01a-6879-4974-9d7b-e439be4611fdOuve a minha oração, Senhor! Chegue a ti o meu grito de socorro!
Não escondas de mim o teu rosto, quando estou atribulado. Inclina para mim os teus ouvidos; quando eu clamar, responde-me depressa! Esvaem-se os meus dias como fumaça; meus ossos queimam como brasas vivas.”
Salmos 102:1-3 

A autoria do Salmo 102 é desconhecida. Trata-se de um salmo penitencial e messiânico. Provavelmente foi escrito depois da destruição de Jerusalém, na época que estavam finalizando os setenta anos de cativeiro na Babilônia, profetizados pelo profeta Jeremias (Jr. 25:11). Um tempo certamente bastante confuso na vida dos israelitas, um tempo de muitas dificuldades.

O Salmo 102 descreve uma situação de muita angústia de alguém que longe de sua terra, buscando a Deus em oração (triste por ver a situação de seu país). O salmista derrama seu coração diante de Deus, preocupado com sua saúde, com sua vida e com o que acontecerá.

O salmista nos alerta para situações inesperadas que enfrentamos nesta vida e que podem nos levar à doenças ou mesmo situações de proximidade da morte em idade prematura quando diz: “Esvaem-se os meus dias como fumaça”.

No versículo 23 o salmista descreve a situação de alguém que em idade jovem, fica próximo da situação de morte; “No meio da minha vida ele me abateu com sua força; abreviou os meus dias.” Salmos 102:23.

O salmista fica triste por sua situação, fragilizado e à beira da morte, ainda bem antes de sua velhice, mas sabe que apesar das aflições e das dificuldades enfrentadas pode confiar no Senhor dos Exércitos, no Deus de Israel, em nosso Deus (Criador do universo) que nos ajuda em qualquer fase de nossa vida.

Aplicação Prática:

Vivemos um tempo confuso neste primeiro quarto do século XXI.

Quem está lendo esta devocional certamente faz parte de uma família cristã, uma família que honra os princípios cristãos recebidos de seus pais.

Estamos vendo novas gerações surgindo que não estão mais buscando a Deus, frequentando assiduamente uma igreja e que certamente não terão nada para passar para seus filhos. Seres humanos que só confiam na matéria e querem desfrutar apenas dos prazeres passageiros do momento presente, sem se preocupar em Glorificar a Deus nesta existência.

Os valores cristãos que recebemos na infância fizeram toda diferença na nossa educação e na educação de nossos filhos e certamente impactarão num futuro próximo aqueles que convivem ao nosso redor. Por outro lado, o inverso é triste e fatídico. Pessoas que não tem valores cristãos irão contribuir cada vez mais para este mundo violento, com valores invertidos e que vivem como se Deus não existisse.

O salmista descreve um tempo de dificuldades, de alguém longe de sua terra, mas que tinha valores recebidos da sua relação de fé com Deus e que poderia confiar no Eterno, levando suas angústias para Ele em oração.

Passaremos nesta terra e diante de um mundo cada vez mais longe de Deus, por lutas inesperadas, ataques provocados por aqueles que vivem longe de Deus e de qualquer tipo de valores bíblicos e cristãos, além das circunstâncias da vida que sempre se modificam (Salmo 102:1-11).

Nós que buscamos a presença de Deus temos três certezas demonstradas claramente neste salmo:

  • As circunstâncias da vida sempre mudam (Salmo 102:1-11);
  • A aliança de Deus conosco é imutável (Salmo 102:12-22);
  • O caráter de Deus não muda (Salmo 102:23-28);

futurodestaque

Diante de um Deus imutável (que estabeleceu uma aliança eterna conosco, através do sacrifício vicário de Jesus Cristo) podemos enfrentar este tempo confuso, conscientes que a despeito das circunstâncias adversas que virão, estamos firmes e unidos com Deus e isto nos afasta o medo e as preocupações.

 Podemos caminhar neste relacionamento com Deus na confiança que Ele sempre agirá em nosso favor.

 Pr. Luiz Francisco Contri

 

 

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *