Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – Como lidar com a frustração?

Então Jó respondeu ao Senhor: “Sei que podes fazer todas as coisas; nenhum dos teus planos pode ser frustrado. Jó 42:1,2

frustracao-2

(Jó em seu momento de provações confiava em Deus)

Você já se sentiu frustrado com algo que não aconteceu como você esperava?

Ou, você sente em seu coração que as situações ruins e planos não concretizados somente acontecem na sua vida e na sua família?

Quais as possíveis definições para explicar o que é frustração nos dicionários?

Vejamos algumas respostas:

  • frustração é um sentimento em relação a algo que esperávamos e não aconteceu;
  • frustração é uma sensação de não conseguirmos atingir nossos objetivos, concretizar um plano;
  • frustração para a psicologia é algo que nos foi privado, que não nos proporcionou a satisfação emocional esperada, caso tivéssemos atingido nossos objetivos e que traz consequências às nossas vidas.

Quais as respostas da Bíblia para a frustração, como lidarmos com a frustração?

Todos conhecemos a história bíblica de Jó. Jó é sinônimo de alguém que tinha tudo e por permissão de Deus, perdeu seus bens materiais e família, sem perder a sua confiança no Criador. Apesar das circunstâncias adversas e terríveis, pelas quais Jó enfrentou em sua existência terrena, ele continuava a reconhecer que Deus é Todo-Poderoso, e como disse neste versículo do livro de Jó 42:2:

 “reafirma que Deus pode fazer todas as coisas e que nenhum plano de Deus sobre sua vida e a vida de qualquer pessoa que confiar em Deus poderá ser frustrado.”

Aplicação Prática:

Dado que entendemos que devemos confiar em Deus, independentemente das circunstâncias de nossa vida e também dos resultados alcançados por nós no presente momento, vamos explorar e analisar alguns textos bíblicos de forma prática, textos que nos remetem para o significado da palavra “frustrado” e verificarmos como poderemos lidar com situações de conflito, em que nossa fé é provada e continuarmos firmes nos caminhos do Mestre Jesus:

1ª Aplicação: Você planejou algo e não deu certo, mas ainda não é o fim, ainda poderá dar certo. Reveja o que deu errado, confie em Deus, persevere, vamos em frente. Vejamos o texto bíblico:

“Por isso, não abram mão da confiança que vocês têm; ela será ricamente recompensada.
Vocês precisam perseverar, de modo que, quando tiverem feito a vontade de Deus, recebam o que ele prometeu;” Hebreus 10:35,36.

Reveja o que deu errado: Confiar em Deus, perseverar e fazer a vontade de Deus (agradar a Deus) e receber o resultado desejado.

aplicacao1

(Fazer a vontade de Deus (agradar a Deus), confiar Nele, perseverar)

2ª Aplicação: Seu plano pode ter sido momentaneamente frustrado, porque Deus sabe o que é melhor para você e então está trabalhando sua vida e no tempo oportuno a situação mudará.

“Não há sabedoria alguma, nem discernimento algum, nem plano algum que possa opor-se ao Senhor.”
Provérbios 21:30

Reveja o que deu errado: Se aquilo que você sonhou não está de conformidade com a vontade Soberana de Deus, certamente não haverá sucesso em seu planejamento. Por melhor que sejam suas intenções e planos não irá dar certo. Temos que viver de forma relacional com Deus e todos os nossos projetos e planos, devem ser submetidos em oração a Deus, antes de começarmos a realizar qualquer coisa. Você orou por este projeto, por este plano, antes dele começar a ser executado? Se não fez isto, faça agora, reveja sua vontade e confronte com a vontade de Deus. Alinhe sua vontade de acordo com a vontade de Deus e vamos em frente. Sempre é tempo de recomeçar submissos à vontade de Deus.

aplicacao2

(Orar pelo plano/projeto, submeter à vontade de Deus, recomeçar)

3ª Aplicação: Frustração e planos frustrados podem acontecer por querermos agir por nossa própria capacidade humana e intelectual, pensando no sucesso dos outros e não olhando para Deus. Pensando em metodologias humanas e não sendo submissos à vontade de Deus para nosso projeto de vida.

“Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.” João 15:5

Reveja o que deu errado: Se sentindo frustrado por algo que deu errado. Reflita sinceramente em seu coração. Quando pensei em realizar tal projeto, eu estava em plena comunhão com Deus? Eu orei a Deus pelo projeto? Jesus Cristo nos fala claramente neste texto bíblico, que sem Ele agindo na nossa vida, se nós não permanecermos Nele, não poderemos realizar algo. Permanecer Nele e Ele em nós, significa lutarmos contra as tentações diárias, o seguirmos, estar conectados com Ele em nossas vidas e aí juntos com Deus daremos frutos de forma espiritual, levando pessoas para a presença de Deus e também daremos frutos em nossa vida pessoal, seremos abençoados em nossos projetos e vida material.

aplicacao3

(Permanecer em Cristo, realizar e frutificar)

4ª Aplicação: Quantas pessoas se frustram por estarem cansadas do que fazem, quererem mudar de atividade ou de área de atuação e aí, sem experiência na nova área escolhida, na nova atividade acabam pagando o ônus da falta de “expertise”, de conhecimento no novo projeto, por desejarem resultados imediatos, sem levarem em consideração que tudo na vida tem o seu tempo certo para acontecer.

“Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem sucedidos quando há muitos conselheiros.” Provérbios 15:22

Reveja o que deu errado: Quantas pessoas se frustram por estarem muito cansadas em suas próprias carreiras e desejando mudar de profissão, ou para quem é empresário, tentando diversificar sua operação ou mudar de negócio, acabam encontrando a frustração, por agirem impulsivamente, em um momento que estavam estressadas, sem condições de decidirem o que era melhor para suas vidas. Muitas vezes, não conseguem ouvir a voz de Deus em seu coração, dizendo “não” para ela, porque não buscam a Deus em oração. Não conseguem ouvir a voz da sua família ou dos que convivem com ela, dizendo “não” para a nova área pretendida, ou para o novo projeto de vida. Se você investiu muito em um novo projeto e não ouviu conselheiros antes de começar, ainda é tempo de você rever suas posições e talvez até tomar uma decisão de não continuar com o que você está realizando e não está dando certo. Não estar dando certo, depois de muitas tentativas pode ser um sinal para você parar com o projeto, antes que ele lhe destrua completamente. Desistir de algo que está dando errado, não é sinal de fraqueza. Se muitos conselheiros estão lhe dizendo para parar, não queira ser o teimoso e querer provar algo para alguém. Pense, seus conselheiros podem estar te desejando o melhor e você pode não estar enxergando ou ouvindo os conselhos dos mais experientes, ou de quem já passou pela estrada que você está se aventurando.  O fracasso ou a vitória estão sempre à nossa frente. Para vencer precisamos ouvir os conselhos de Deus e das pessoas mais experientes.

aplicacao4

(Vencer ou fracassar, depende de ouvir)

5ª Aplicação: Se sentindo frustrado. Deixe Deus agir em sua vida e no seu projeto no tempo Dele.

“Não que possamos reivindicar qualquer coisa com base em nossos próprios méritos, mas a nossa capacidade vem de Deus.” 2 Coríntios 3:5

“Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu:” Eclesiastes 3:1

Reveja o que deu errado: Confie sua vida ao Criador do Universo, ao nosso Deus Todo-Poderoso que pode realizar tudo que você deseja, segundo sua Santa Vontade. Seja humilde, seja dependente de Deus, se relacione com Deus. Lembre-se que “o que você é” e “o que você tem”, vem do Senhor dos Exércitos, que provê para você todas as coisas. Você pode estudar, ter muita capacidade intelectual, ter até muito sucesso econômico e financeiro, mas se você não estiver ligado, com uma vida de comunhão plena com Deus, em um determinado momento de sua vida, tudo poderá ruir, tudo poderá estar perdido. Então, se você hoje está percebendo que algo está errado em sua vida, se sentindo frustrado, não coloque a culpa na crise econômica que assola o mundo e o nosso Brasil, não coloque a culpa em pessoas. Não terceirize a culpa do teu insucesso para situações externas ou para pessoas que convivem com você. Assuma a responsabilidade pelos seus erros. Assuma que você está distante de Deus ou talvez nunca se relacionou com Ele. Ainda é tempo de você entregar sua vida para Deus e recomeçar na estrada desta existência em parceria com o Criador do Universo. Todo propósito, todo plano e projeto diante de Deus tem um tempo certo, uma ocasião oportuna para sua realização e para seu sucesso. Talvez não esteja dando certo o que você planejou, porque você planejou sozinho (sem Deus em sua vida) e aí é tempo de buscar a presença de Deus, de se relacionar com Deus. A nossa capacidade vem de Deus. Sempre é tempo de recomeçar, considerando Deus em todos os seus caminhos. Ter paciência e esperar o tempo de Deus.

aplicacao5

(Esta é a sequência correta: Se relacionar com Deus, se capacitar e esperar o tempo certo)

Que Deus te ajude a entender as tuas frustrações e conduzi-lo no caminho da Comunhão com o Criador do Universo, onde teus planos nunca serão frustrados.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *