Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – Fruto

“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,
mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.” Gálatas 5:22,23

 Quando entregamos nossa vida para Deus, somos batizados e recebemos a presença do Espírito Santo de Deus em nós. O objetivo do Espírito Santo agindo em nossas vidas é produzir o fruto do Espírito, que se resume na expressão do amor de Deus, sendo mostrado ao mundo, através de nós:E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu.” Romanos 5:5.

A principal característica na vida do cristão deve ser o amor. A Bíblia nos ensina que Deus é amor, conforme: “Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.” 1 João 4:8. Jesus é amor, conforme: “Quem nos separará do amor de Cristo?”  Romanos 8:35.

Quanto depositamos nossa fé em Jesus e começamos a produzir o fruto do Espírito, então algumas evidências deste fruto, são bem claras e serão manifestas através de nós, em algumas áreas da nossa vida, como por exemplo:-

  • o cristão é amoroso, tem a alegria e a paz de Jesus Cristo em seu coração;
  • o cristão luta sempre pela união entre as pessoas (tem paciência e é amável) e apresenta um comportamento calmo, pacificador, com atitudes moderadas (tem domínio próprio) e equilibradas;
  • o cristão é bondoso, tem compaixão, misericórdia e se sensibiliza facilmente quando vê alguém sofrendo ou precisando de ajuda;
  • o cristão é sobretudo ético e seu estilo de vida, diz quem ele é, deseja sempre fazer o que é correto, apresenta fidelidade aos ensinos das escrituras e sua vida expressa os valores de Deus, apresentados na Bíblia;
  •  o cristão tem um coração puro e é sincero em seus relacionamentos (amigo das pessoas, fiel):- não é invejoso, consegue elogiar outras pessoas, fica feliz com as coisas boas que acontecem com seu semelhante, fica triste quando alguém sofre, evita falar mal ou criticar outras pessoas.

Porém, mesmo quando aceitamos a Jesus Cristo em nossas vidas e desejamos seguir seus passos, o jeito antigo de viver, o nosso estilo de vida antigo, ainda insiste em se manifestar através de nós. Não recebemos uma vacina que nos transforma da noite para o dia (das trevas que vivíamos antes para a luz de Jesus Cristo).

Mesmo que você não queira manifestar características negativas que você tinha antes de conhecer a Jesus Cristo, ainda assim, algumas características antigas continuam aparecendo na sua vida.

Existe uma luta espiritual bem forte na vida de todo cristão. Na vida daqueles que de fato reconheceram a Jesus Cristo como Salvador em suas vidas. Não somos perfeitos e caminhamos na direção da maturidade que é Jesus.

Aplicação Prática:

É muito bom termos a consciência que teremos que cultivar o fruto do Espírito, através de nós.

Girl watering a tree --- Image by © Beau Lark/Corbis

É muito bom termos cuidado com as ervas daninhas, com as pragas na nossa vida, que existiam no nosso antigo estilo de viver e que faziam de nós este “velho homem”.

Este “velho homem” não se entrega facilmente, ele continua existindo e de vez em quando, deseja mostrar que ainda está vivo e aparece através de algo que fazemos. Algo que demonstramos através de nossas atitudes, de nosso comportamento, de nossa forma de agir com as pessoas.

Quando conhecemos a Cristo temos o desejo e a vontade de querer segui-lo e vencer o pecado que habita em nosso corpo mortal. Nossa vontade própria, nossas inclinações humanas serão sempre voltadas para o velho homem, para o pecado que jorra como sangue em nossas veias.

Precisamos ter esta visão para podermos vencer esta luta diária contra o mal, contra o pecado, contra um comportamento que não é o comportamento esperado por Deus para quem se diz cristão.

 Este nosso comportamento distante de Deus, estes desejos da carne e esta escravidão do pecado é vencida apenas quando temos nossa vida centralizada em Jesus Cristo, quando o Espírito Santo de Deus age em nós.

Precisamos parar e refletir sobre nosso comportamento, ele é o guia para nos dizer:- onde estamos?

(vivendo uma vida com Cristo e Cristo, aparecendo através de nós, ou vivendo o “velho homem em nós” e suas atitudes aparecendo?).

Basta verificarmos nossas atitudes em nossos relacionamentos com Deus e com o próximo:

  • temos desejo de buscar a Deus (comunhão com Deus na igreja), temos alegria com as coisas espirituais (comunhão com Deus em casa, através de oração e leitura da Bíblia), somos amorosos, acolhedores, promovemos o bem coletivo por onde passamos, as pessoas ficam impactadas positivamente com nosso estilo de vida, as pessoas sentem a nossa falta e tem boas lembranças a respeito de nós, e isto em qualquer lugar que estejamos.

crista

  • ou, somos pessoas egoístas, com o ego inflamado, nervosos, incapazes de elogiar outras pessoas, ver algo positivo em outras pessoas, na igreja somos pessoas ciumentas e ficamos promovendo discórdias, falando mal de outras pessoas, incapazes de uma atitude de amor para com o próximo, sem vontade de buscarmos a Deus, temos dificuldade de perdoar e ficamos sempre lembrando cicatrizes do passado, somos mentirosos.

nervoso

Se o Espírito Santo assumir o controle de nossa vida, venceremos o pecado, o nosso ego, aquele velho homem que tenta insistir na nossa vida e ser visível todos os dias. O Espírito Santo de Deus, agindo em nós, nos dará a capacidade de resistirmos ao pecado, de controlarmos nosso comportamento e atitudes.

É livre quem tem o poder de dizer ao pecado a palavra “não”E aí certamente Jesus Cristo estará sendo visível através de nós. Uma vida cristã verdadeira acontecerá através de nós, quando diariamente buscarmos esta comunhão com Deus, a presença de Deus em nós.

regador

Temos aí os recursos para regarmos nossa vida, para cultivarmos o fruto do Espírito (amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio), buscarmos de forma prática a comunhão com o Criador em oração diária, buscarmos os valores de Deus, a sabedoria e conhecimento de Deus, através da leitura diária da Bíblia, adorarmos a Deus na Igreja, participarmos das atividades cristãs. Se envolvermos com a evangelização e demonstrarmos o amor de Deus para as pessoas que ainda não conhecem a Jesus Cristo, como nós conhecemos.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *