Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – Um coração triste e sem esperança

“Ele lhes perguntou: “Sobre o que vocês estão discutindo enquanto caminham? ” Eles pararam, com os rostos entristecidos”  Lucas 24:17

Este texto do evangelho de Lucas mostra o encontro de Jesus, após sua ressurreição, com dois discípulos que caminhavam pela estrada de Emaús.

Num primeiro momento eles não o reconheceram, tamanha a tristeza que estava neles.

Quero voltar no tempo, exatamente no dia posterior a crucificação, no sábado que antecedeu a ressurreição de Jesus Cristo, o estado emocional dos seguidores de Jesus era este:- estavam entristecidos, profundamente tristes, sem esperança, sem rumo, sem direção.

Os discípulos estavam passando pelo vale escuro. Se sentiam sós, sem a presença de Jesus Cristo.

valetristeza4

Como estavam os discípulos após a morte de Jesus Cristo?

Naquele momento o messianismo de Jesus estava sendo questionado por muitos dos seus discípulos. Jesus havia sido crucificado. Estava morto. A cidade de Jerusalém estava agitada. O império romano estava tranquilo, porque achava que tudo havia acabado e Jesus, que para eles era um impostor, havia recebido sua sentença.

A esperança de um libertador para Israel, havia sido frustrada.

A sensação de estarem perdidos estava presente em seus corações. 

valetristeza

O que fazer? Como viveremos?

Estes questionamentos certamente estiveram presentes no pensamento dos seguidores de Jesus Cristo.

Aplicação Prática:

O luto por Jesus e a tristeza profunda, certamente cegou a lembrança e as promessas que Jesus lhes havia dito:- que ressurgiria ao terceiro dia, conforme o texto bíblico, dito por Jesus para seus discípulos, bem antes Dele passar pela realidade de seu julgamento e morte na cruz.

“Eles estavam subindo para Jerusalém, e Jesus ia à frente. Os discípulos estavam admirados, enquanto os que o seguiam estavam com medo. Novamente ele chamou à parte os Doze e lhes disse o que haveria de lhe acontecer:
“Estamos subindo para Jerusalém e o Filho do homem será entregue aos chefes dos sacerdotes e aos mestres da lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos gentios,
que zombarão dele, cuspirão nele, o açoitarão e o matarão. Três dias depois ele ressuscitará“.
Marcos 10:32-34

 Não sei como está seu coração hoje. Nem sempre estamos bem. Como discípulos do Mestre Jesus, muitas vezes nos esquecemos das promessas de Deus para nós.

Naquele momento que antecedeu a ressurreição, a morte pairava no pensamento de todos os seguidores do Mestre. Naquele momento os milagres que Jesus realizou na multidão haviam ficado para trás, no esquecimento de muitos. Só existia escuridão, morte e tristeza no coração de todos. Não havia mais esperança.

valeescuro

Passamos por momentos de transição nesta existência, como foi o momento após a morte de Jesus Cristo e anterior a sua ressurreição. Este momento foi um momento de dúvidas e indefinição na vida daqueles discípulos, porque certamente eles haviam esquecido das promessas do Mestre Jesus.

Se você está passando hoje, por um momento destes de transição, de dúvidas, de incertezas, de falta de esperança, de falta de perspectivas, lembre-se daquilo que você já recebeu de Deus.

Lembre-se também que o Mestre Jesus nunca te deixou sozinho.

O hino “Segurança e Paz” nos traz a seguinte mensagem em sua estrofe inicial:

Pelo vale escuro seguirei, Jesus,
Mas, por ti seguro, vendo a tua luz,
O meu passo incerto tu dirigirás;
Ao sentir-te perto nunca perco a paz!

Se você passa pelo vale escuro, saiba que o Mestre Jesus está vivo, está dirigindo teu passo incerto.

A luz de Jesus Cristo está acesa a sua frente.

Você não está sozinho. Jesus está no caminho da sua vida, de braços dados com você

Perto de Jesus você nunca perderá a sua paz.

valeescuro23

Que Deus nos abençoe nos nossos momentos de dúvidas, falta de esperança e indefinições.

valeescuroluz_mundo

Que nestes momentos de vale e escuridão, possamos estreitar ainda mais nossa comunhão com Deus, buscá-lo em oração. Deus está disponível sempre para nos ouvir, para nos ajudar, para nos conduzir para as soluções que não esperamos que Ele dará. Fique confiante, permaneça com sua fé firme no Salvador, Ele já ressuscitou, Ele está vivo e sempre pronto para alegrar seu coração.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *