Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – Uma mulher com esperança

“Assim Ana engravidou e, no devido tempo, deu à luz um filho. E deu-lhe o nome de Samuel, dizendo: “Eu o pedi ao Senhor”1 Samuel 1:20

Hoje comemoramos o Dia Internacional da Mulher.

female-entrepreneurs

(Sejam abençoadas por Deus!)

Vamos relembrar a história bíblica de Ana e aplicá-la para as mulheres de nossa época. 

Uma vida inspiradora e de esperança para todas as mulheres!

A vida de Ana é um exemplo de fé em Deus e superação!

 A Bíblia descreve que Ana era casada com Elcana. Ela tinha um problema de saúde e não podia ter filhos. Por outro lado, a tradição permitia a poligamia e que seu marido tivesse outra mulher.

Elcana era casado também com Penina, e esta segunda mulher vivia humilhando Ana pela sua esterilidade.

 Ana sentindo-se amargurada por tanta humilhação entrou no templo e fez um voto a Deus orando em seu coração e dizendo para Deus que:- se ela tivesse um filho, ele se tornaria uma pessoa consagrada ao sacerdócio. E Deus escutou a oração de Ana e ela concebeu Samuel que foi profeta em Israel.

Aplicação Prática

Hoje as mulheres conquistaram seu espaço no mundo contemporâneo e são respeitadas por suas conquistas profissionais, ajudando seus maridos no orçamento doméstico, trabalhando em empresas, além da jornada de tarefas em seu lar.

women-all-ages(Mulheres conquistaram seu espaço)

Mas apesar de todas estas conquistas, ainda existem mulheres sofrendo em nosso mundo moderno, vítimas das dificuldades de um relacionamento com conflitos não resolvidos, ou até mesmo, sofrendo violência em seus lares.

womans-health-fileminimizer

(Mulheres que trabalham em dupla jornada: empresa e em casa)

A história de Ana nos traz alguns princípios importantes para motivação e esperança para você mulher que tem uma vida realizada, continuar sendo abençoada por Deus e para você mulher que sofre, como Ana sofria, poder também mudar a sua história.

Ana passou por momentos de angústia e solidão, porém não ficava murmurando e tão pouco, desistiu de seus sonhos, confiava em Deus e o buscava em oração.

Quais são estas características na vida de Ana que fizeram com que ela pudesse ser abençoada?

Estas características de vida de Ana se aplicam na vida de todos nós cristãos.

Vejamos as características:

1ª) Nunca desista de seus sonhos. Os problemas da vida, a dor e o sofrimento, a angústia de uma resposta não atendida por Deus (no tempo que esperamos), não pode nos tirar do nosso alvo e objetivo. Ana esperou o tempo de Deus, não desistiu, apesar de suas angústias. Era uma mulher guerreira e de fé e buscava a Deus, não olhando para as circunstâncias ao seu redor, não aceitou a humilhação de Penina e sabia que com Deus venceria todas as tribulações e dificuldades e alcançou a maternidade.

2ª) Um coração quebrantado e sincero em comunhão com Deus. Vida cristã é uma vida diferenciada em comunhão diária com o Criador. Ana não era uma pessoa religiosa que praticava apenas rituais, sem saber o seu significado. Ana era uma mulher sincera que tinha um relacionamento e comunhão profunda com Deus. Seu coração era sincero e apesar de ser provocada e humilhada, pela sua rival Penina, ela não revidava. Muitas vezes ficava ferida e angustiada. A Bíblia relata que este sofrimento era recorrente: “Isso acontecia ano após ano. Sempre que Ana subia à casa do Senhor, sua rival a provocava e ela chorava e não comia.” 1 Samuel 1:7. Quanto sofrimento e provocação, mas com sua vida em comunhão com Deus, Ana tinha um coração quebrantado e sincero diante de Deus e o buscava em oração. 

3ª) Ter um objetivo e propósito definido diante de Deus. Muitas vezes estamos aqui na terra como se diz no popular: “dando tiro para todo o lado”. Precisamos ter um objetivo específico e um propósito definido diante de Deus. Ana sabia o que queria, e seu objetivo era ter um filho. Ana era um mulher que para atingir seu objetivo, firmou um propósito diante de Deus, num ato de fé. Isto, certamente, não era uma atitude de barganha ou troca com Deus, mas um ato de fé e amor a obra do Senhor. Então Ana, motivada pelo seu objetivo de ser mãe, fez um propósito para Deus de dedicar o filho que nasceria, para realizar a obra do Senhor e assim Deus a respondeu, e ela cumpriu seu voto a Deus. No tempo atual, certamente não precisamos mais ficar fazendo promessas para Deus ou sacrifícios para alcançarmos nossos objetivos terrenos.

A Bíblia nos ensina no livro de Oséias: “Pois desejo misericórdia, não sacrifícios, e conhecimento de Deus em vez de holocaustos.” Oséias 6:6.Na época de Oséias o povo havia se desviado de Deus e da Sua vontade, porém continuava de forma religiosa a praticar seus rituais e sacrifícios perante o Criador, em uma forma errada de acreditar que:- “dar” alguma coisa para Deus, fosse mais importante do que “ser” de Deus ou “estar” na presença de Deus. Deus não espera que possamos dar ou sacrificar qualquer coisa para Ele, ou mesmo fazer promessas para Ele, para alcançarmos algum objetivo.

O que Deus espera (e foi isto que aconteceu na vida de Ana) é uma vida consagrada na presença de Dele, conhecendo a Graça de Deus, como Ana conhecia e desejava agradar ao Criador. No caso de Ana, ela ofereceu seu futuro filho, o profeta Samuel, em consagração ao Deus que ela estava firmada em aliança eterna. Então ela entendia que o “ser” verdadeiro e sincero diante de Deus era mais importante do que “oferecer” rituais ou “dar” ofertas humanas para o Criador. Precisamos hoje de uma vida transformada pela Cruz de Cristo, vivermos uma vida dedicada para Deus, este é o propósito da vida cristã, a partir do novo nascimento em Jesus.

4ª) Ter uma vida de oração e de adoração na Igreja. Vivemos um tempo de descrédito pela Igreja e muitos não creem na presença espiritual de Deus, manifesta no Culto de Adoração que oferecemos. Certamente sabemos que as paredes, ou o local físico da igreja, em si mesmos, não tem poderes, mas é bíblico e importante termos um momento de comunhão coletiva na Casa do Senhor.

Hoje existe uma propaganda, com frases do tipo “a Igreja sou eu”, em que muitas pessoas, desconhecendo a Bíblia e interpretando as escrituras de forma equivocada, acabam desprezando a igreja, como local de Culto e não vão cultuar a Deus coletivamente. Este pensamento errado, juntamente com a decepção das pessoas, por querer achar perfeição na igreja e nos membros que a frequentam, contribui para o aumento dos chamados “desigrejados” no mundo.

Ana sabia da responsabilidade de estar buscando a Deus no templo e periodicamente ia a casa de Deus para ouvir a leitura das escrituras, escutar a mensagem de Deus, orar e buscar ao Senhor.  Jesus nos ensinou que a casa Dele, era casa de oração, em Lucas 19:45-48, e também em Atos 2:46-47, na igreja primitiva, Deus acrescentava a igreja os que iam sendo salvos. Sua participação na igreja, no Culto coletivo de Adoração, é muito importante para uma vida de Comunhão Plena com o Criador, seguindo os passos do Mestre Jesus Cristo.

Que você mulher guerreira que ama a vida e luta por sua família tenha:- fé, esperança e superação, da mesma forma que Ana teve com Deus, em suas batalhas diárias.

Que a alegria de Deus em sua vida esteja presente em todos os dias de sua existência!

Feliz Dia Internacional da Mulher!

25470gg

Que a paz de Jesus Cristo, que excede todo o nosso entendimento humano, possa confortar seu coração triste, angustiado e sofrido, dando-lhe alívio, consolo e libertação!

Deus abençoe sua vida e lhe traga:- salvação e nova vida, alegrias inesperadas, sorrisos sinceros, bênçãos de Deus, reconhecimento, afeto e carinho, amor e esperança!

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

  1. Somos gratos a Deus por nossas mulheres, mães, esposas, filhas. Que como Ana elas possam conhecer a Deus e encontrar nele mesmo, alegria e satisfação!

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *