Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – Carpe Diem

“Quando os dias forem bons, aproveite-os bem; mas, quando forem ruins, considere: Deus fez tanto um quanto o outro, para evitar que o homem descubra qualquer coisa sobre o seu futuro.”
Eclesiastes 7:14

“Carpe Diem” é uma expressão em latim que significa basicamente “aproveite o dia”.

Esta expressão pode ocupar dois caminhos diferentes, conforme o que acreditamos e vivemos:

1-Se Creio em Deus e tenho uma vida de discípulo de Jesus Cristo, “Carpe Diem”  terá para nós cristãos, o sentido de vivermos um dia de cada vez, nos alegrando no Senhor e na simplicidade da vida, obedecendo a Deus e fazendo o que o Mestre nos ensinou, vivendo o amor de Deus através de nós, não perdendo tempo com coisas inúteis:- estamos vivendo um dia da eternidade com Deus.

carpediemalegria1

2-Se vivo esta existência seguindo o curso deste mundo, “Carpe Diem” terá o significado de aproveitar o máximo o momento presente, o aqui e o agora, usufruindo de todo tipo de prazer e desejos hoje, porque amanhã minha vida acabará.

carpediemceu

O livro de Eclesiastes, escrito pelo rei e sábio Salomão, nos traz a mente diversos questionamentos sobre o sentido de nossa vida, destaco algumas destas perguntas como:

  • quem sou eu?
  • qual é minha origem?
  • o que estou fazendo aqui neste mundo?
  • para onde irei, quando minha existência terrena terminar?
  • qual o sentido desta vida?
  • que sentido a vida tem para mim?

Aplicação Prática:

A mensagem principal que Deus nos transmite neste livro de Eclesiastes, que significa as “palavras do pregador” que fala para a “Ekklesia”, ou seja, que fala para a Assembléia, ou para nós hoje, povo e Igreja de Deus é mostrar a futilidade de uma vida distante do Criador.

No versículo que destacamos temos a questão do “Carpe Diem”, ou aproveitar o dia, sendo levantada:

“Quando os dias forem bons, aproveite-os bem; mas, quando forem ruins, considere: Deus fez tanto um quanto o outro’.

Quando estamos com Deus, todos os dias serão bons, perante Deus e perante minha vida, tanto faz se estou vivendo um dia de muitas alegrias e muitas bênçãos recebidas, ou esteja, vivendo um dia de tribulação, de lutas e circunstâncias adversas.

carpediemjovens1

Vivemos um tempo de ansiedade extrema, e até mesmo nós cristãos, somos às vezes contaminados pelas angústias de sofrermos por antecedência. Imaginamos situações, problemas ou circunstâncias que na maioria das vezes não acontecerão como imaginávamos inicialmente.

As pessoas que vivem sem a presença de Deus, enxergam o mundo na visão da ação e reação. Suas expectativas de vida são criadas em função das ações e reações que estão fazendo hoje no presente. Vivem o máximo que podem, como se Deus não existisse. Não consideram que Deus possa dirigir suas vidas, nem acompanhá-las. Muitas até dizem: “o que tenho consegui pelo meu trabalho“, desconsiderando qualquer ação divina sobre sua vidas.

Nós cristãos não podemos viver nossas vidas, nossa existência na expectativa do que acontecerá no futuro, e tão pouco ficarmos preocupados com nosso futuro, como pessoas que não tem comunhão com Deus se sentem, porque dependem exclusivamente do seu próprio braço e esforço humano.

Temos que depositar nossa vida diariamente na comunhão com Deus, “Carpe Diem, para nós é vivermos cada dia com Deus, depositarmos nossa vida e nossa esperança em Deus.

Deus tem controle absoluto da sua vida!

Não fique triste, não fique angustiado, não fique ansioso, não fique preocupado!

Deus te ama, te abençoa, cuida de você diariamente!

No versículo que destacamos a questão do “Carpe Diem”, Salomão levanta a preocupação com o futuro:

“Deus fez tanto um quanto o outro, para evitar que o homem descubra qualquer coisa sobre o seu futuro.”

Devemos como cristãos, viver um dia de cada vez, termos comunhão diária com Deus, Deus deseja que não tenhamos preocupações com nosso futuro. E isto só acontecerá se confiarmos integralmente nossas vidas em sua mão, crermos que o Criador tem cuidado de nós, buscarmos a Deus em oração diária, na leitura da Bíblia, amarmos nosso semelhante no próprio dia. Descansarmos nossa mente em Deus.

Não deixe para amanhã, a oportunidade de buscar a presença de Deus. “Carpe Diem”, aproveite o dia!

Não deixe para amanhã, a oportunidade de expressar seu amor por alguém. “Carpe Diem”, aproveite o dia!

Não deixe para amanhã, a oportunidade de reativar relacionamentos, restaurar relacionamentos. “Carpe Diem”, aproveite o dia!

Não deixe para amanhã, a oportunidade de compartilhar Jesus Cristo para alguém.“Carpe Diem”, aproveite o dia!

Não deixe para amanhã, a oportunidade de ser feliz, de ter paz e alegria hoje com Deus, com sua família, com seus amigos.“Carpe Diem”, aproveite o dia!

carpediem

Deus nos abençoe a viver no sentido cristão de “Carpe Diem”. Aproveite o dia!

Pr. Luiz Francisco Contri

2 Comentários

  1. Tenho buscado esta prática em minha vida, um dia de cada vez, deixando Deus no controle de todas as coisas e no tempo Dele. Como cristã, mesmo de longa caminhada, custei a entender e guardar no meu coração tais verdades, jamais quero deixá-las.
    Deus abençoe pastor. Esta devocional foi providente para o dia de hoje. Deus abençoe.

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *