Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – Como podemos enfrentar problemas e trabalharmos para Deus?

“O Senhor cumprirá o seu propósito para comigo! Teu amor, Senhor, permanece para sempre; não abandones as obras das tuas mãos!”
Salmos 138:8

Como podemos enfrentar problemas e trabalharmos para Deus?

devocionalproblemas

Esta é a grande pergunta para fazermos para nós mesmos. Como poderemos realizar algo para Deus, se minha vida não está bem, se tenho tantos problemas hoje.

Se pensar nos problemas, não consigo sair do lugar. Ficarei ansioso, sem saber o que fazer e o medo me paralisará.

Os problemas me empurram para baixo, para a depressão, para a angústia, para longe da presença de Deus.

Veremos que Davi, apesar dos problemas, das lutas que enfrentou, ainda assim, se colocava na presença de Deus e trabalhava para Deus, servia a Deus, apesar das dificuldades, afirmou no último versículo que: “O Senhor cumprirá seu propósito para comigo!”, e certamente Deus cumpriu, seus propósitos e Davi:- de um simples pastor de ovelhas chegou a ser Rei em Israel.

O Salmo 138 foi escrito por Davi em gratidão ao nosso Deus, vamos analisar este Salmo e buscar neste texto, a resposta que precisamos para a pergunta destacada: como tendo tantos problemas, tantas circunstâncias adversas, ainda assim, eu posso trabalhar, eu posso ser útil e Deus cumprir seu propósito de serviço para o Seu Reino, usando minha vida.

Lendo cuidadosamente todo o salmo percebemos que Davi agradece, louva a Deus por seu auxílio, pelas bênçãos que Deus lhe deu.

É muito bom termos este coração grato, reconhecendo tudo aquilo que Deus já fez e, o que Deus já realizou por nós.

Estas bênçãos do passado, por si só, já se constituem em motivo suficiente para nós querermos estar em comunhão com o Criador.

Aplicação Prática:

Davi glorifica a Deus de todo o seu coração e destaca dois pontos importantes, no cuidado de Deus por sua vida:

  1. o amor de Deus;
  2. a fidelidade de Deus;

Vemos que Davi enfrentou os mesmos problemas, as mesmas lutas, as mesmas circunstâncias que nós hoje podemos enfrentar.

Porém, em cada luta, em cada problema, ele estava ligada ao Criador, confiava em seu amor e na sua fidelidade. Não questionava Deus pelo que estava acontecendo, de forma simples, buscava a Deus em oração, clamava a Deus e no versículo três, Davi declara:

“Quando clamei, tu me respondeste; deste-me força e coragem.”
Salmos 138:3

Que bênção poder ser como Davi, ter comunhão com Deus, buscar a Deus em oração e verificar que não estamos sozinhos.

Davi, muito feliz, declara para Deus: “tu me respondeste”.

Se lermos este salmo, de forma rápida, automática, sem pararmos para pensar, para refletir, poderemos até pensar que Deus responde.

Porém, se meditarmos no significado real desta expressão: “tu me respondeste”, perceberemos que é algo concreto, é algo que pode ser verificado, é algo que Davi presenciou de forma prática, tangível, o que Deus fez por ele.

Hoje, podemos ter esta realidade da comunhão com Deus em nossas vidas, da mesma forma que aconteceu com Davi, poderemos experimentar o poder de Deus, que atuará sobre nossa existência, nos respondendo, quando o buscarmos em oração sincera, com um coração quebrantado diante de Sua presença, desejoso de relacionamento e fome de Deus.

E na segunda parte do versículo três, a resposta de Deus se manifestou a Davi: pela “força e coragem” que Deus lhe deu.

Ficamos a maior parte de nosso tempo preocupados com nossos problemas e ansiosos.

Não sabemos lidar com nossas tribulações, com as circunstâncias adversas que nos sobrevém, e nos esquecemos de agradecer a Deus pelo que ele já fez e também de sabermos que não estamos sozinhos, Deus nos responde, nos dá força e coragem sempre, independentemente do momento que vivemos, ou viveremos lá na frente.

Também criamos metas de felicidade, acreditando que quando os problemas forem superados ou acabarem, então teremos tempo para pensar em Deus, para entregarmos nossa vida para Deus e também o servirmos em sua obra. Outro grande erro que podemos cometer.

Pensamos nos problemas, como se fossem um lego, um quebra-cabeças, quando conseguirmos encaixar todas as peças da nossa vida no lugar, quando os problemas acabarem, então seremos felizes. Este dia nunca chegará, pode ter a certeza disto. Nesta vida iremos enfrentar problemas sempre, de um jeito ou de outro.

devocionalproblemas2

Davi de forma simples, confiou em Deus pela sua fé, e enfrentou problemas durante toda sua existência, porém Deus era real em sua vida. Ele conversava com Deus sempre em oração.

Nossos problemas nunca acabarão nesta existência, os problemas mudam de forma, mas não somos imunes a eles.

Se Davi tivesse primeiro pensado, como nós pensamos:- vou tentar resolver meus problemas primeiro, para depois pensar em Deus, ele não teria feito nada, não teria saído do lugar. Quando era um simples pastor de ovelhas, teria morrido na frente do gigante Golias, que era bem mais forte do que o pequeno Davi, caso tivesse confiado em sua força física, na sua estatura e aparência, certamente teria sucumbido na frente da sua muralha, do seu problema (veja essa história em I Samuel 17).

Davi diante daquele gigante, disse para Saul:

“O Senhor que me livrou das garras do leão e das garras do urso me livrará das mãos desse filisteu”. Diante disso Saul disse a Davi: “Vá, e que o Senhor esteja com você”.
1 Samuel 17:37

Olha que interessante, Davi não se preocupou com o tipo de problema, ele confiava em Deus e recordou em sua experiência passada, que já havia sido vitorioso, quando o Senhor o livrou das garras do leão e também das garras do urso, poderia agora o livrar da mãos deste gigante Golias.

A confiança em Deus, nossa fé em Deus, nos dá força, nos encoraja, nos traz o poder de Deus sobre nós, para enfrentarmos os gigantes desta vida.

Sempre existirão problemas, poderão ser problemas de diversos tipos, como o leão, o urso, situações desta vida, ou mesmo pessoas que nos afrontam, que nos perseguem, que parecem maiores do que o próprio gigante Golias, mas se permanecermos unidos a Deus, o gigante será derrubado e venceremos as dificuldades.

Não importa o tamanho da montanha de problemas que você terá que superar, confie em Deus, continue caminhando com Deus, seguindo a Jesus, servindo a Deus, através do serviço cristão na Igreja.

deoviconal-mount-sinai-02

Que possamos hoje ter esta vontade de trabalhar para Deus, servindo a Deus com o nosso melhor, com nossas vidas.

Que não fiquemos olhando para os problemas e dizendo para Deus: agora não dá, depois eu faço, depois eu realizo.

Que Deus nos conscientize, como Davi destacou no final do versículo 8, que:- o amor de Deus, a fidelidade de Deus é permanente sobre nossas vidas.

Nossa fé, nem sempre será forte, mas podemos em comunhão com Deus:- contarmos com sua ajuda, com sua fidelidade.

Não estamos sozinhos!

Deus está conosco, agindo nas tempestades e nos capacitando em amor, para nos dedicarmos em paralelo a obra que ele colocou para nós realizarmos.

devocionalcaminhada

Não olhe para seus problemas, olhe para Deus, busque a Deus, escale a montanha, ultrapasse a montanha, trabalhe para Deus, os problemas certamente cairão, como o gigante Golias caiu, e você será abençoado pelos livramentos, e ao mesmo tempo terá a alegria de servir ao Senhor nesta existência.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *