Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – Nosso comportamento para a Glória de Deus

“Vocês mesmos são a nossa carta, escrita em nosso coração, conhecida e lida por todos.
Vocês demonstram que são uma carta de Cristo, resultado do nosso ministério, escrita não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de corações humanos.”
2 Coríntios 3:2,3

cartasvivas

Normalmente em processos de recolocação profissional, torna-se necessário o candidato, à vaga de emprego, enviar para a empresa que está publicando a oportunidade de trabalho:- seu curriculum vitae e também uma carta de apresentação, onde de forma resumida ele coloque quem ele é, e um pouco da sua capacidade profissional e experiência.

Além disso, caso a empresa se interesse pelo profissional, é possível também ela solicitar uma carta de recomendação da antiga empresa ou de alguém que já trabalhou com aquela pessoa, ou mesmo ligar para antigos gerentes. Desta forma, a empresa recrutadora poderá saber qual é o melhor profissional para a vaga disponível, pois ele foi recomendado por alguém que o conhecia anteriormente.

cartaentrevista

O apóstolo Paulo neste texto de 2 Coríntios 3:2,3 exorta a Igreja de Corinto, dizendo que cada cristão ali será uma carta viva para o mundo ao seu redor. Hoje, em pleno século XXI, somos também convocados pela Palavra de Deus a sermos esta carta viva para o mundo. Como cristãos, no Reino de Deus, não precisaremos ser recomendados por alguém que nos conheceu anteriormente, procedimento necessário num processo de recolocação profissional.

Nós mesmos, com nossa própria vida, seremos referência para aqueles que não conhecem a Jesus Cristo.

No primeiro século da era cristã, não existiam máquinas de impressão para que os textos dos Evangelhos que estavam sendo registrados pelos apóstolos, bem como o livro de Atos dos apóstolos, as Cartas Paulinas, as Epístolas Gerais (Hebreus, Tiago, Pedro, João e Judas) e o livro profético de Apocalipse, pudessem ser distribuídos entre os primeiros cristãos. Existiam apenas os copistas, que copiavam os manuscritos e textos bíblicos escritos pelos apóstolos, mas poucas cópias eram geradas.

As informações bíblicas chegavam preferencialmente, por tradição oral, pela comunicação de um discípulo para outro discípulo de Jesus Cristo. Como chamamos hoje de forma popular:- pela “propaganda boca a boca”, ou seja, as mensagens ficavam gravadas na memória de quem as escutava e eram também repassadas para os novos discípulos.

tradicaooral

O apóstolo Paulo, nesta segunda carta dirigida à Igreja de Corinto, ressalta a importância do comportamento dos primeiros cristãos para que o evangelho, a mensagem de Jesus Cristo, pudesse chegar a população pela própria vida e testemunho cristão destes primeiros crentes.

Paulo diz que estes discípulos de Corinto, são as cartas vivas. O apóstolo não tem necessidade de enviar textos escritos, na forma de cartas, de mensagens escritas para que outras pessoas pudessem receber aqueles primeiros discípulos que estavam crendo na Igreja e vivendo o evangelho de Jesus Cristo.

A vida transformada dos convertidos, que ouviram a pregação do apóstolo Paulo, demonstravam claramente a Graça de Jesus Cristo, de forma prática, de forma visível ao mundo e não de forma religiosa ou formal.

Aplicação Prática:

Vivemos em um mundo caótico, de pessoas que querem produzir muito em pouco tempo. O dia de 24 horas, já não é mais suficiente. Com o advento da tecnologia em grande escala, a sociedade dita “moderna” está cada vez mais desprezando o livro de papel e migrando para documentos digitais, com textos escritos, cada vez mais curtos e menos profundos. O hábito da leitura está ficando para trás.

A Bíblia impressa em papel já não é mais carregada pelos cristãos para irem para a igreja, já que todos temos a Bíblia digital nos celulares, nos tabletes.

bibliascarregadas

O mundo se transformou, se modificou, mas uma coisa importante precisamos nos atentar, que da mesma forma que o apóstolo Paulo ressalta a importância da Graça de Deus não escrita, para aqueles cristãos de Corinto, hoje torna-se urgente nós também, cidadãos do século XXI, sermos cartas vivas a fim de sermos vistos pelos que nos rodeiam, já que a maioria da população, não tem mais tempo ou vontade de ler livros.

O evangelho da Bíblia será pregado muito mais pelo que eu vivo de forma prática e comportamental, do que pelo que eu falo ou escrevo a respeito de Jesus Cristo.

Pessoas ao seu redor: familiares, amigos de serviço, amigos de escola, vizinhos serão impactados pelo seu modo de viver, pelas reações que você tem diante de situações que você é confrontado.

Nossa vida é a Bíblia que será lida pelo mundo.

rodadeamigos

O mundo conhecerá a Cristo pelo seu comportamento, pelo seu testemunho cristão.

Desta forma, precisamos ter cuidado com o nosso comportamento diário.

Precisamos saber se o que estamos vivendo, praticando perante aqueles que não conhecem a Graça de Jesus, através da Bíblia escrita, ou através da pregação do evangelho numa igreja cristã, verão em nós a presença de Jesus Cristo, do amor de Deus em nós, ou verão em nós aquilo que já estão acostumados com o mundo, com aquilo que aqueles que estão longe de Deus oferecem e vivem.

Precisamos ser diferentes!

O mundo não se aproximará de Cristo, se vivermos da mesma forma que eles vivem, pois verão em nós, pessoas hipócritas, que falam e pregam uma mensagem de amor, porém vivem de modo totalmente diferente daquilo que ensinam ou pregam.

Não devemos viver uma vida com máscaras e sermos camaleão, nos adaptando ao ambiente que estamos em um determinado momento, e aí praticarmos o que não deveríamos praticar, com um comportamento diferente do que Deus espera de nós e que testifique sua Glória através de nós.

syndrome-imposteur

Seja sempre a mesma pessoa cristã em qualquer ambiente que você estiver.

 Isto não significa que você será um chato, ou inconveniente diante daqueles seus amigos não cristãos.

Pense, Jesus se aproximava da multidão, e especialmente ia na direção daqueles que estavam longe de Deus, com seu amor, com suas atitudes e comportamentos. Devemos seguir seu exemplo e fazer o mesmo.

Podemos pregar o evangelho principalmente com nosso comportamento.

Muitas vezes, você não precisará dizer absolutamente nada para seu amigo de serviço, para seu amigo de escola ou para seu vizinho, sobre Jesus Cristo, mas ele verá em você, algo diferente, pelas suas reações, pelo seu comportamento ético e moral, pela sua forma de enxergar o mundo. E aí, Deus poderá tocar nesta pessoa, que não tem relacionamento com Cristo, quer seja seu amigo de serviço, seu amigo de escola ou seu vizinho, quando ele perceber em você algo diferente, comportamento não comum e se interessar em querer saber mais sobre sua fé.

Deus preparará este momento, não se preocupe com isto, apenas viva o evangelho de Cristo, através de seu comportamento.

Pense nisto:- não queira agradar o mundo. Queira agradar a Deus!

Reflita sobre isto:- Dedique a sua vida, o seu viver diário para a Glória de Deus!

not-784-20150723221503

Procure agradar a Deus em todos os momentos de sua vida: quando você estiver na igreja no domingo, quando você estiver em sua casa, junto de sua família, quando você estiver trabalhando ou estudando em uma escola, quando você estiver junto de seus amigos cristãos e principalmente quando você estiver junto de seus amigos que ainda não são cristãos.

Que possamos ser cartas vivas, escritas pelo Espírito do Deus vivo, não em papel, ou na Bíblia que carregamos de forma eletrônica em nosso celular, mas que sejamos textos vivos do evangelho e da mensagem da Cruz para aqueles que nos rodeiam, para aqueles que precisam de Jesus Cristo.

Que o nosso testemunho cristão possa impressionar, positivamente, todos aqueles que não conhecem Jesus e convivem conosco diariamente.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *