Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – Mantendo o equilíbrio

“Assim também, a língua é um fogo; é um mundo de iniquidade. Colocada entre os membros do nosso corpo, contamina a pessoa por inteiro, incendeia todo o curso de sua vida, sendo ela mesma incendiada pelo inferno.”
Tiago 3:6

 Todos nós temos dificuldades em lidar com nossas emoções e manter o equilíbrio quando somos pressionados ou confrontados por outras pessoas.

Tiago nos exorta sobre o cuidado que devemos ter com nossa língua, com aquilo que falamos para nossos semelhantes. Ele nos alerta, no versículo 8, sobre a dificuldade que todos temos em “domar” nossa língua, comparando o controle de nossa língua, com nossa capacidade humana, nos versículos antecessores, quando conseguimos domar um animal.

A língua é incontrolável, depois que você se põe a falar em um momento de pressão e nervosismo, certamente você pronunciará frases, palavras que você não gostaria de ter tido se estivesse com seu coração calmo, se pensasse um pouco mais antes de falar, se estivesse em seu momento de equilíbrio.

size_960_16_9_executivo-com-raiva16

O poder da palavra mal pronunciada é devastador:- guerras começaram por frases equivocadas ou provocativas, famílias e lares foram destruídos e divórcios aconteceram por frases ditas em momentos de conflito entre o casal, empregos foram perdidos por insubordinação e frases respondidas de forma nervosa para alguma liderança em um momento de tensão e conflito profissional e tantas outras possibilidades.

poder-da-palavra-960x500

O escritor secular Paulo Coelho disse uma frase sobre esse assunto:- “de todas as poderosas armas de destruição que o homem foi capaz de inventar, a mais terrível – e a mais covarde – é a palavra. Punhais e armas de fogo deixam vestígios de sangue. Bombas abalam edifícios e ruas. Venenos terminam sendo detectados. Mas a palavra destruidora consegue despertar o mal sem deixar pistas.

Diante da gravidade e poder destruidor de nossas palavras, precisamos buscar em Deus o equilíbrio para vencermos nossas próprias emoções e controlarmos nossa língua.

É preciso pensar para falar. É preciso tomar cuidado com nossos comentários verbais, nossas observações.

Nem tudo o que pensamos pode ser dito para todas as pessoas em qualquer momento.

Pense nisto: “suas palavras poderão edificar o mundo e suas palavras poderão destruir sua vida e a vida das pessoas que você se relaciona”. 

casal-brigando

Depois de pronunciadas, podem ser um fogo destruidor a incendiar os pensamentos de quem as recebeu, provocando conflitos, brigas desnecessárias, gerando confusão que poderia ser evitada (se o que foi falado num momento de nervosismo e descontrole emocional tivesse ficado com você mesmo).

Depois de pronunciado não tem mais jeito, você terá que conviver com aquela situação por dias, meses, anos ou até o resto de sua vida, dependendo do conflito que você esteve envolvido.

Talvez em outro momento, pudessem ser ditas, de outra forma mais amena, com mais sabedoria, evitando um conflito e confrontação direta, ou até mesmo quebrando um relacionamento.

Como é difícil acordar no dia seguinte a uma discussão verbal, a um conflito duro que você participou e você se lembrar e ficar pensando:- que chato eu poderia ter evitado isto e não estar hoje com esta dor de cabeça terrível.

naom_5948d439d921d

Tiago nos informa que devemos buscar a sabedoria do alto, devemos estar alicerçados em Deus para podermos ter o equilíbrio necessário e produzirmos com nossas palavras mensagens construtivas e não destrutivas:

“Mas a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera.
O fruto da justiça semeia-se em paz para os pacificadores.” Tiago 3:17,18

Aplicação Prática:

Busque em seus momentos diários de oração, orar pelas pessoas que você tem dificuldade de relacionamento. Ore por elas, peça a Deus que dê equilíbrio para você e para a outra pessoa que se relaciona com você, para que vocês possam viver em harmonia.

85581e_b3661f3b08314cbba2ecc7ce98f26f71_mv2

Tiago nos informa que a sabedoria que temos que ter para evitarmos falatórios desnecessários é antes de tudo: pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera.

Procure viver em paz em todos os seus relacionamentos: pessoais, profissionais, com seus clientes, com seus amigos e parentes.

Woman's clasped hands

Lembre-se sempre:- você que conhece a Deus deve ser o exemplo, o sal da terra e a luz do mundo.

Portanto, tome cuidado com o seu falar. Seja equilibrado.

equilibrio2

Procure ser sobretudo amável, compreensivo e misericordioso, além de imparcial e sincero em seus relacionamentos.

Quando alguém te magoar e te prejudicar não desconte em outras pessoas, ficando nervoso e magoando outros, que nem sabem porque você está triste e chateado.

Quando estiver se sentindo triste e chateado, magoado com alguém ou com alguma situação imposta a você, dobre seus joelhos no seu quarto em secreto e peça calma e equilíbrio para Deus, oferecendo perdão para quem te magoou, limpando o seu coração de mágoas e rancores.

Fique em paz com você mesmo, com Deus e com seu semelhante!

spiritual-prayer

Tiago nos alerta para termos cuidado com nossas palavras e promovermos sempre a paz: “o fruto da justiça semeia-se em paz para os pacificadores”.

O cristão, que está em comunhão com Deus, saberá refrear sua língua, controlar seus impulsos carnais, pois buscará sempre em oração e leitura da Palavra, o equilíbrio diário em seus momentos devocionais.

Deus te abençoe na busca pelo equilíbrio no seu falar.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *