Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – Sonhando com o final da crise

“Sim, coisas grandiosas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres.”
Salmos 126:3

viagem

Este salmo marca o retorno do povo de Israel da crise que eles enfrentaram quando ficaram cativos na Babilônia. Durante setenta anos o povo de Israel estiveram exilados na Babilônia e sonhavam com este momento de retorno à sua terra.

É um salmo que descreve a gratidão e a alegria de um povo que sonhou com o retorno e reconhece a intervenção de Deus e suas misericórdias neste propósito e a oração atendida.

O salmo 137 descreve a dor e o sofrimento no exílio Babilônico.

Este salmo 126 descreve o momento da volta, da peregrinação para suas origens. Certamente na Babilônia o povo foi privado dos benefícios e da fartura que desfrutava, antes de ficarem por setenta anos fora de sua região. Muitos que eram jovens quando aconteceu o exílio estavam voltando agora velhos para sua terra. Os mais velhos morreram no exílio.

Porém, o sonho da volta, o término da crise, a alegria de reencontrarem sua terra, possibilitaram aos israelitas reconhecerem que somente Deus poderia ter feito isto por eles, e por isto diziam “coisas grandiosas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres.”

Um sentimento de temor e gratidão ao Deus de Israel, ao nosso Deus e Pai Todo-Poderoso se apoderou deles e eles festejaram seu retorno e o final da crise do exílio.

15-libertacao-dos-judeus

Aplicação Prática:

Nós no Brasil continuamos morando no mesmo território, porém com a crise econômica que vivemos atualmente, fomos exilados dos benefícios de uma vida sem crise.

Muitos perderam seus empregos. Os mais jovens, mesmo com nível superior de escolaridade, estão encontrando muitas dificuldades para conseguirem o primeiro emprego. Os países ricos e os grandes investidores reduziram drasticamente seus investimentos no Brasil.

O dinheiro está cada vez mais escasso, a economia não gira. Poucos compram, poucos vendem. Em função disso, as empresas demitiram muitos funcionários e ficam só com os necessários para não fecharem as portas.

Muitas empresas fecharam neste período. Além do problema econômico, a crise moral e de corrupção em nosso país, a falta de governabilidade, contribuíram para piorar as condições de recuperação desta terrível crise que vivenciamos nos últimos cinco anos.

Muitas famílias brasileiras estão tristes e desanimadas, sem perspectivas, sem visão promissora de um futuro melhor e restaurado, sem perspectivas de vida.

Diante do cenário triste que vivemos só existe uma solução: confiar em Deus, orar e sonhar com o final da crise no Brasil.

brasil

As famílias de Israel fizeram isto todos os dias, enquanto estiveram por setenta anos na Babilônia:- confiavam em Deus, oravam e sonhavam!

Não desistiram dos seus sonhos, dos seus ideais, das suas raízes israelitas e especialmente de sua terra, de seu país de origem.

Precisamos sonhar com o final da crise, precisamos acreditar que dias melhores virão.

crise

Precisamos reagir e buscar a solução do alto: confiar em Deus, orar e sonhar!

Este salmo nos faz refletir sobre este momento de vitória e retorno para o povo de Israel.

Nós hoje, igreja do Senhor Jesus Cristo, somos também o povo escolhido por Deus. Temos que unidos, confiados no Senhor Deus dos Exércitos, crermos que sairemos deste lugar terrível que estamos, deste cenário dessolador desta crise que vivenciamos em nosso país.

Confiados no Senhor Deus dos Exércitos venceremos esta batalha pela volta à prosperidade que tínhamos no Brasil, antes da crise, ou avançarmos para vivermos momentos melhores para nossa nação.

felicidadebrasil

Um país muito rico em recursos naturais, um país promissor no agronegócio que vem batendo recordes de produção nos últimos anos, mesmo em meio à crise econômica e que precisa repensar as oportunidades e distribuição de renda, para que a população tenha melhores condições de vida, para que a economia possa girar e crescer para uma nova realidade: a realidade de um país desenvolvido.

sojarrrrrsoja-870x490

Precisamos neste momentos de crise, estarmos com nossa fé alicerçada em Jesus Cristo.

 Quando o Senhor Deus nos aproxima Dele, através da fé em Jesus Cristo, ficamos realmente deslumbrados.

Precisamos que Deus nos traga “de volta” para a presença Dele.

oracaodejoelhos

“Quando o Senhor trouxe os cativos de volta a Sião, foi como um sonho.”
Salmos 126:1

Certamente, no meio desta crise, seu pensamento ficou viajando pelo deserto da tristeza, do pensamento negativo, da falta de fé e esperança, não acreditando em uma possível reviravolta e volta da condições que tínhamos antes da situação indesejada que vivemos hoje.

Talvez, você esteja ainda afastado de Deus, tentando com seu próprio braço vencer este deserto do desemprego, da crise pessoal que atingiu sua família.

Talvez você esteja buscando soluções humanas para poder sobreviver.

Mas, Deus está de chamando “de volta” para sua presença, para você poder entregar sua vida para Ele, para você poder confiar nele, orar e voltar a sonhar com a prosperidade.

Os três últimos versículos, deste maravilhoso salmo de vitória, descreve o retorno a Jerusalém pelo povo de Israel, e nos mostra qual caminho devemos seguir hoje para conseguirmos a restauração:- a tão sonhada situação que vivíamos antes desta crise que nos retirou a prosperidade de nossos empregos, que nos privou de condições econômicas que permitíamos sonhar com nosso crescimento pessoal e de nosso país.

Vejamos o texto bíblico:

“Senhor, restaura-nos, assim como enches o leito dos ribeiros no deserto.
Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão.
Aquele que sai chorando enquanto lança a semente, voltará com cantos de alegria, trazendo os seus feixes.”
Salmos 126:4-6

Após você estar “de volta” na presença de Deus, confiando, orando e sonhando, para obter a restauração dos seus sonhos, continue semeando, trabalhando mesmo que informalmente, se animando, lançando a semente de esperança, acreditando num Brasil melhor através de sua busca por novas oportunidades de emprego, através de sua confiança no Deus que restaura às nossas vidas.

Continue buscando a Deus, confiando Nele, orando, sonhando com dias melhores.

Fazendo sua parte, semeando, buscando oportunidades de trabalho formal ou informal, mas não deixe de semear, se esforce, lute pelos seus sonhos, busque capacitação profissional.

Deus é com você!

Estamos vivendo momentos difíceis e haverá esforço na semeadura, inclusive com lágrimas. Poderemos aprender a depender e esperar em Deus para que ele transforme esse nosso esforço pessoal em alegria.

engenheiros-felizes

Deus restaurará nossas vidas, prosperará o caminho daqueles que confiaram Nele, oraram, sonharam com a prosperidade e semearam com lágrimas. Em breve estaremos saindo da crise, cantando com alegria pelas grandes coisas que o Senhor realizou em nossas vidas.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *