Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – Nunca se esqueça

“Meu filho, não se esqueça da minha lei, mas guarde no coração os meus mandamentos,” Provérbios 3:1

“pois eles prolongarão a sua vida por muitos anos e lhe darão prosperidade e paz.” Provérbios 3:2

“Que o amor e a fidelidade jamais o abandonem; prenda-os ao redor do seu pescoço, escreva-os na tábua do seu coração.” Provérbios 3:3

Provérbios 3:1-3

O sábio Rei Salomão nos exorta a mantermos vivos em nossa memória todos os ensinamentos que aprendemos sobre nossa vida cristã e não nos afastarmos da presença de Deus.

Em nossa vida secular passamos por altos e baixos. Na vida cristã não é diferente.

heart

Como cristãos somos ainda imperfeitos e caminhamos diariamente na estrada da perfeição que é Jesus Cristo. Porém, não estamos blindados ou imunes às decepções com outras pessoas, até mesmo pessoas cristãs e que podem estar em outro nível de maturidade, nos ofenderem de forma voluntária ou involuntária, ou mesmo, serem apenas cristãos nominais e não estarem na estrada correta, no caminho certo. Pessoas que poderão nos ofender com seu comportamento, com suas atitudes, com suas palavras, com seus pré-julgamentos, ou mesmo, não se relacionarem conosco com a mesma sinceridade com que nos relacionamos com elas.

Nestas situações extremas de decepção, pelas quais podemos passar, infelizmente não oferecemos perdão e às vezes iremos nos afastar das pessoas, e na pior situação possível:- o conflito de sentimentos negativos em nossa mente poderá até associar estas pessoas, com nosso relacionamento com Deus e aí corrermos o risco de esfriarmos nossa fé, nos afastarmos da igreja e desejarmos fugir de todos os que nos cercam, não buscando mais a Deus em oração, ou mesmo lermos sua Palavra.

decepcaocompessoas

Se não tivermos maturidade cristã, a decepção poderá colocar um sentimento de revolta em nosso coração, e se isto não for tratado corretamente, nos levará a uma vida longe de Deus.

Deus nos chama à realidade, através do texto de Provérbios, no sentido de não perdermos o amor por Deus, por sua obra, pelos irmãos em Cristo e também nos mantermos na fidelidade de nossa aliança com o Criador.

Aplicação Prática:

Não sei se aconteceu alguma situação que o deixa triste, angustiado e chateado com alguém, com alguma pessoa. O caminho para resolver esta situação é tirar esta mágoa de seu coração, e buscar a Deus em oração, orar pela pessoa, que porventura o tenha magoado. Liberar perdão, e se for possível, até mesmo procurar conversar sobre a situação que o deixou triste com a pessoa que o magoou, orar junto com ela, restaurar um relacionamento conflituoso.

decepcao2

O importante é você não se afastar de Deus, mas fazer como o sábio Rei Salomão nos ensina:

  1. Guarda seus preceitos no coração (versículo 1): Precisamos estar sempre em comunhão com Deus, lermos sua Palavra, buscarmos a Deus em oração. Diariamente cuidarmos na nossa mente, dos nossos pensamentos, da nossa relação com Deus. O mundo poderá cair ao nosso redor, mas deveremos continuar firmes em nossa aliança com Deus. Circunstâncias adversas e conflitos poderão surgir, mas não podemos desistir dos caminhos de Deus para nossa vida.
  2. Viver em comunhão com Deus (versículo 2): Viver em comunhão com Deus e com seus ensinamentos na Bíblia nos possibilitará a ter acesso as bênçãos da saúde:- física, mental, emocional e espiritual. Nos possibilitará ter uma visão do mundo diferenciada, pois certamente todos os seres humanos passam por conflitos, tribulações e situações que os deixam magoados todos os dias, porém, com uma vida de relacionamento intenso com Deus, teremos a possibilidade de enfrentar estas batalhas da vida, com paz em nosso coração, possibilitando sempre mantermos o equilíbrio e caminharmos na jornada de fé, com as bênçãos da prosperidade resultantes de nosso esforço e trabalho pessoal.
  3. Atá-los no pescoço (versículo 3): Os ensinamentos bíblicos devem ser como um colar que será usado permanentemente. O verdadeiro cristão buscará a Deus todos os dias, pois terá prazer em estar em Sua presença. Não buscará a Deus apenas nos momentos difíceis de sua vida. A vida cristã será uma vida, como um colar atado ao nosso pescoço e que nunca será tirado do mesmo. Estaremos sempre ligados a Deus e procurando em cada dia, estarmos em relacionamento de amor com os que nos cercam, testemunho a vida de Cristo, através de nós.
  4. Escrevê-los nas tábuas do coração (versículo 3): Mais importante do que sermos religiosos, cumpridores de rituais, memorizadores dos mandamentos e ensinamentos bíblicos é podermos viver com Jesus Cristo habitando em nosso coração, termos uma vida intensa de comunhão com Deus, de tal forma que os ensinos de Deus possam ser visualizados através do nosso viver. Precisamos tomar também muito cuidado em:- não ofendermos as pessoas que se relacionam conosco com nossas atitudes, com nosso comportamento, com nossas palavras secas e muitas vezes duras. Precisamos pensar mais para falar, estarmos sempre prontos a escutar e em cada dia evitarmos conflitos, com o nosso viver diante de Deus e das pessoas que se relacionam conosco. Precisamos de sensibilidade e amor prático em nossas vidas.

compromisso-com-deus

Deus nos ajude a nunca nos afastarmos desta aliança, comunhão diária e relacionamento com Ele.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *