Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – Senhor, por que estás tão longe?

“Senhor, por que estás tão longe? Por que te escondes em tempos de angústia?”
Salmos 10:1

O salmista declara a sua indignação perante os acontecimentos de sua época e clama pela justiça de Deus, tanto no Salmo 9, como neste Salmo 10 e pergunta para o Senhor por que Ele permite que o ímpio, aquelas pessoas que não buscam a Deus, que são seus inimigos, continuem a oprimir a população pobre e indefesa. Sua indignação contra seus inimigos e seus questionamentos para com Deus, são no sentido de obter respostas para os anseios e angústias de sua alma que vê inconformada as atitudes dos ímpios, bem como seus atos injustos e sua arrogância e desprezo pelos que buscam a Deus.

 O salmista vai se irando contra os perversos e ao mesmo tempo questionando o silêncio de Deus em respondê-lo. Está muito ansioso, com muitas dúvidas, porém nesta oração de desabafo, continua confiando em Deus que poderá resolver estes problemas que não consegue compreender.

Aplicação Prática:

A Palavra de Deus é sempre atual e lendo esta oração do salmista, clamando por justiça e indignado com o que vê a sua volta, parece que foi escrita para a realidade que nós vivenciamos no Brasil de nossos dias.

mapa_brasil

O texto bíblico no versículo 4 deste salmo nos informa que: “Em sua presunção o ímpio não o busca; não há lugar para Deus em nenhum dos seus planos.”

Confrontando esta verdade bíblica com a corrida pelas eleições e disputa pelo poder em nosso país, percebemos claramente que muitos dos que disputam uma posição nas esferas governamentais de nosso querido Brasil, não buscam a Deus, nem tem lugar em suas agendas e tão pouco em seu coração para inserirem Deus em seus planos. Agem apenas pensando nas suas conquistas egoístas e pessoais, sem se importarem com Deus ou mesmo com nossa pátria.

Muitos continuam realizando acordos escusos para ficarem cada vez mais ricos, defendendo seus próprios interesses particulares e os grupos econômicos que representam.

corrupcao1

Suas práticas e mentiras estão em muitos lugares, especialmente nos locais em que a população tem menos recursos e acesso à informação. A Bíblia nos afirma, no versículo 9 que: “Fica à espreita como o leão escondido; fica à espreita para apanhar o necessitado; apanha o necessitado e o arrasta para a sua rede.”

Seu discurso político sempre é sobre aqueles mais necessitados, como se pudessem ser a resposta única para as necessidades dos aflitos, mas suas intenções reais passam longe de quererem ajudar o povo com um coração voltado para Deus e repleto de boas obras.

Em seus discursos demagógicos vivem prometendo soluções e favores para a população, no sentido de poderem atrair votos para si, mas na realidade não tem projetos concretos para tirar o Brasil do caos reinante, ou ajudar efetivamente os mais necessitados.

 Certamente não existiriam pobres e necessitados em nosso país, se o dinheiro público tivesse sido empregado corretamente nos últimos trinta anos no Brasil.

nordeste_bigthumb870

Nestes tempos que vemos uma série de barbaridades cometidas por políticos corruptos e gestores que não conhecem a Deus, produzindo o caos econômico, social e os ataques contra os valores milenares judaico-cristãos descritos na Bíblia, podemos como o salmista indignado, clamarmos para Deus por justiça e confiarmos que nosso Deus Todo-Poderoso é o Senhor das nossas vidas e também controla os destinos do nosso Brasil.

Nada, absolutamente nada, é oculto aos olhos de Deus e o salmista conclama nos versículos 16 a 18: “O Senhor é rei para todo o sempre; da sua terra desapareceram os outros povos. Tu, Senhor, ouves a súplica dos necessitados; tu os reanimas e atendes ao seu clamor. Defendes o órfão e o oprimido, a fim de que o homem, que é pó, já não cause terror.”

Cremos que nosso Deus é Senhor e Rei para todo o sempre, Ele está atento às orações feitas pelos milhões de cristãos indignados, como o salmista, pela aparente vitória dos ímpios, dos injustos e daqueles que vivem longe de Deus, praticando o terror e a injustiça, provocando a Deus e ao povo (versículo 3) e ignorando Deus em suas vidas (versículo 4 e 11).

Além de colocar o seu coração na presença de Deus, desejando que Deus estabeleça a sua justiça na Terra, o salmista de forma ativa, pede para que Deus impeça o ímpio, os injustos de realizarem seus feitos e projetos malignos que afrontam o povo e a Deus.

Estamos certamente aflitos e angustiados com a triste situação de caos em que nosso país se encontra. Milhões de desempregados, milhares de mendigos e moradores de rua nas cidades brasileiras, milhares de comunidades carentes e com seus muitos problemas, distribuídas em todos os cantos do Brasil, porque o governo não investe corretamente seus recursos em moradia.

Milhões de pessoas trabalhadoras pobres e perdidas diante de tanta injustiça e do desemprego alarmante, da não governabilidade, da corrupção reinante, que mesmo sendo desmascarada parcialmente, ainda assim, continua existindo de forma persistente em nosso país.

Um tempo de violência extrema, um tempo do caos em todas as áreas públicas:- saúde, previdência social, educação, problemas graves de infra-estrutura, problemas graves na segurança pública, em que vivemos uma guerra urbana, onde a ordem já não mais existe, bem como o progresso econômico, contidos nos dizeres de nossa honrada Bandeira Brasileira.

Clamamos e gritamos como o salmista em relação ao Brasil: “Senhor, por que estás tão longe?”

oracao-de-joelhos

Precisamos acordar para Deus e para a realidade de o buscarmos com muita fé e coragem nestes momentos, que como humanos e pecadores, ficamos certamente indignados e tristes diante do caos instalado.

Somos espectadores de uma campanha eleitoral apresentada para uma população carente de mudanças, mas vendo a mesma campanha política, com a mesma dinâmica de outras eleições passadas, que não nos permite tirarmos nenhuma conclusão sobre os candidatos divulgados.

Candidatos e diversos partidos que não nos representam, candidatos que brincam com a tristeza do nosso povo, brincadeiras que desprezam a inteligência de um povo sofrido, que não aguenta mais tanta zombaria com a situação e caos em nosso Brasil.

É tempo de analisando tudo o que estamos sofrendo na pele, em nossas próprias casas e famílias, sabermos analisar em detalhes, cada aspecto da vida de quem nós iremos colocar no poder para os próximos anos.

 Pense e reflita: As cadeiras estão vazias, as posições serão ocupadas por quem Deus permitir e você escolher na urna.

cadeirasvazias

Precisamos colocar nossa indignação na próxima eleição de forma clara, objetiva e precisa:- escolhendo nas urnas pessoas idôneas que compactuem com nosso ideal cristão, com princípios bíblicos, que creiam em Deus e na sua justiça, que sendo eleitas possam representar os valores que cremos, os valores de nossa casa e nossa família, os valores de Deus e de sua Palavra escrita, a Bíblia Sagrada, o valores da paz, desenvolvimento econômico baseado na livre iniciativa, gerando prosperidade econômica e social, com a distribuição de renda baseada no incentivo ao trabalho, incentivo às empresas.

Precisamos de um governo que reavalie a questão tributária e pense em projetos de redução de impostos, que hoje são excessivos.

Precisamos de um governo que facilite o crédito a juros menores, estimulando os empregadores atuais à investirem em suas empresas e contratarem novos funcionários, incentivando países e grandes empresas multinacionais a voltarem acreditar e investir no nosso Brasil, incentivando o surgimento de novos empreendedores, pequenas e médias empresas que possam agregar valor e possibilitarem a geração de novas posições de trabalho nos setores da indústria, comércio e serviços.

ordemeprogressobrasilia

Precisamos escolher pessoas trabalhadoras e éticas que defendam uma agenda econômica não baseada em favores ao povo. Devemos fugir de um governo corrupto que deseja manipular seu povo, como se governar fosse dar favores para o povo, em troca de permanecerem no poder, quando deveriam trabalhar para o bem comum.

Precisamos de ordem no Congresso e em todos os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Anular o voto, não votar ou deixá-lo em branco, não corresponde a uma atitude ética e cristã.

Escolher políticos e partidos políticos que façam promessas individuais para você, prometendo coisas particulares para atrair seu voto, e que não pensem coletivamente, que mentem e ficam falando mal de outros candidatos, ao invés de colocarem e defenderem seu projeto econômico e de governabilidade, já mostram seu caráter, sua falta de ética e como eles agem agora e continuarão agindo em favor de si próprios, caso sejam equivocadamente eleitos.

urnaedesejos

É tempo de escolhermos as pessoas certas: representantes que creiam em Deus, pessoas que tenham projetos que promovam ordem social e progresso econômico para o Brasil, que respeitem os valores bíblicos, os valores da Igreja, da Família e possam unir os brasileiros. 

Na história de salvação de seu povo escolhido (em que fazemos parte, através de Jesus Cristo), Deus permitia e permite tempos de crise, insegurança e incertezas para o povo refletir sobre seus pecados e sobre sua relação com Deus e poder voltar seu coração para o Criador do Universo.

Que possamos continuar confiando no Deus Soberano que governa o mundo, dizendo como o salmista no Salmo 33:13-16:

Dos céus olha o Senhor e vê toda a humanidade;
do seu trono ele observa todos os habitantes da terra;
ele, que forma o coração de todos, que conhece tudo o que fazem.
Nenhum rei se salva pelo tamanho do seu exército; nenhum guerreiro escapa por sua grande força.”

Que possamos reafirmar nossa esperança no Deus que anima os nossos corações tristes e aflitos, conforme descrito no Salmo 33:20-22:

Nossa esperança está no Senhor; ele é o nosso auxílio e a nossa proteção.
Nele se alegra o nosso coração, pois confiamos no seu santo nome.
Esteja sobre nós o teu amor, Senhor, como está em ti a nossa esperança.

oracao-pelo-brasil-600x338

Que possamos um dia dizer, conforme o salmista nos informa no Salmo 33:12:

“Como é feliz a nação que tem o Senhor como Deus, o povo que ele escolheu para lhe pertencer!”

É tempo de buscarmos ao Senhor, com muita fé e orarmos para o Deus Todo-Poderoso, Criador dos Céus e da Terra em favor de nossas próprias vidas e famílias, orarmos a Deus pela nossa nação, pelo nosso querido Brasil, orarmos pedindo sabedoria para escolhermos pessoas certas, pessoas que serão usadas por Deus e que possam contribuir para que possamos vivenciar dias melhores e buscar uma normalidade que talvez nunca experimentamos em nosso país.

queroumbrasilmelhor

É tempo de sairmos desta crise econômica, moral, ética e de valores que enfrentamos em nossa pátria e avançarmos para uma nação mais justa, e que possa ser feliz, podendo dizer que tem o Senhor como Deus.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *