Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

#palavrasnocaminho – O respeito

O RESPEITO

Quando lemos os evangelhos e o livro de Atos nos deparamos com o pescador da Galiléia, Simão, o qual Cristo lhe deu o nome de Pedro, a forma grega do nome aramaico Cefas, que significa “a pedra“, que se tornou o apóstolo Pedro. Pedro era tão humano como eu e você, e ao analisarmos os eventos bíblicos em que ele se insere percebemos claramente sua fé e lealdade a Jesus Cristo, mas também sua humanidade e erros como qualquer um de nós poderíamos cometer se estivéssemos no lugar dele.

Como escritor bíblico o apóstolo Pedro nos dá ensinamentos práticos e dirigidos para nós cristãos em suas cartas. Vivemos tempos de pressões extremas, muitos problemas e falta de esperança, decorrentes de diversas crises que nosso país vivenciou: moral, corrupção, econômica. Por outro lado, como cristãos, devemos continuar sendo o sal da terra e a luz do mundo, e neste sentido, o apóstolo Pedro, nos dá orientações preciosas de como proceder, em diversas áreas, uma delas, diz respeito aos nossos relacionamentos interpessoais.

E apesar das crises, das tribulações, dos problemas que vivenciamos, temos que nos lembrar da missão que Deus nos outorgou:- de sermos discípulos de Cristo e levarmos a mensagem da salvação para este mundo decaído. No texto em destaque, de 1 Pedro 3:8, o apóstolo nos exorta para que possamos dar um bom testemunho ao mundo que vive como se Deus não existisse, ele nos chama a atenção para a unidade, para o amor que devemos ter uns para com os outros.

 “Quanto ao mais, tenham todos o mesmo modo de pensar, sejam compassivos, amem-se fraternalmente, sejam misericordiosos e humildes.”
1 Pedro 3:8

Pedro certamente relembrou dos ensinamentos de Jesus Cristo, quando o Mestre disse em sua oração:

para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.”
João 17:21

Precisamos estar em Cristo, unidos na fé evangélica, motivados pelo respeito mútuo que devemos dar aos nossos irmãos.

youth-bible-study-copy-2

Quando Pedro nos exorta para termos o mesmo modo de pensar, ele está nos alertando para caminharmos na mesma direção, e a direção é Cristo. Com Cristo existirá unidade na diversidade de opiniões e pensamentos. O apóstolo Paulo, reforça este conceito, em Filipenses 2:2: “completem a minha alegria, tendo o mesmo modo de pensar, o mesmo amor, um só espírito e uma só atitude.”

Visualizamos também a questão da humildade nos relacionamentos, mencionada pelo apóstolo Pedro, em 1 Pedro 3:8, quando o apóstolo Paulo nos ensina em Romanos 12:16: Tenham uma mesma atitude uns para com os outros. Não sejam orgulhosos, mas estejam dispostos a associar-se a pessoas de posição inferior. Não sejam sábios aos seus próprios olhos.”

Paulo ainda menciona esta questão em 2 Coríntios 13:11: “Sem mais, irmãos, despeço-me de vocês! Procurem aperfeiçoar-se, exortem-se mutuamente, tenham um só pensamento, vivam em paz. E o Deus de amor e paz estará com vocês.”

Devemos promover paz em nossos relacionamentos, pensando no objetivo maior que é sermos discípulos de Jesus Cristo e estarmos levando a mensagem da salvação. Para promovermos paz, precisamos seguir o modelo de humildade de Cristo (que esvaziou-se do seu poder para um objetivo maior que era morrer na cruz e nos salvar), precisamos fazer o mesmo, nos esvaziar da nossa posição social, da nossa sabedoria humana, não nos considerarmos sábios aos nossos próprios olhos, mas, entender que devemos ouvir aqueles que nos cercam, buscando soluções de equilíbrio, respeito e amor, procurando ter atitudes e comportamentos que promovam o evangelho.

Reflita: Tenho contribuído para promover a paz nos meus relacionamentos?

Pr. Luiz Francisco Contri

 

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *