Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

#palavrasnocaminho – A compreensão

A COMPREENSÃO

“Será que vocês são tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, querem agora se aperfeiçoar pelo esforço próprio? Será que foi inútil sofrerem tantas coisas? Se é que foi inútil!”
Gálatas 3:3,4

O apóstolo Paulo pregava no primeiro século a salvação pela fé em Jesus Cristo, o favor imerecido de Deus para a humanidade, realizado pela morte do Filho de Deus em favor dos que Deus chamasse, através da ação do Espírito Santo que atuou no coração destes primeiros convertidos.

 No primeiro século da Igreja Cristã existiam algumas dificuldades de compreensão e entendimento dos irmãos da Galácia que apesar de conhecerem a salvação pela fé em Jesus Cristo, muitos tentavam alcançar a salvação pelo seu próprio esforço e não pela Graça de Deus. Muitos tentavam praticar a lei mosaica e atos de justiça própria, para tentar se justificar perante Deus, como por exemplo, tentavam alcançar a perfeição mediante esforços próprios, especialmente a circuncisão.

Neste sentido Paulo exorta estes cristãos ao entendimento do evangelho de Cristo fazendo-os refletir sobre o que criam, ao perguntar para eles: querem agora se aperfeiçoar pelo esforço próprio?

carta-aos-galatas-uma-licao-de-vida

Aqueles primeiros cristãos já haviam padecido por causa da sua fé, já tinham sido provados pela fé genuína no evangelho da Graça, bem como sofrido ataques do falso evangelho, dos falsos ensinamentos contrários a Bíblia que enganavam muitos.

Aplicando este alerta do apóstolo Paulo para os nossos dias, hoje não é diferente, o genuíno evangelho de Cristo, continua sendo pregado a toda a humanidade, porém o falso evangelho que depende do esforço humano para alcançar a salvação da nossa alma, ou para alcançar benefícios e bençãos nesta vida por meio de sacrifícios realizados, penitências, obras realizadas continua sendo difundido na televisão e em outros meios de comunicação.

Muitas pessoas que não conhecem a Bíblia pensam erroneamente: “todos os caminhos levam a Deus”, muitos novos convertidos podem ficar confusos acreditando que precisam se justificar perante Deus, realizarem sacrifícios, penitências, boas obras para poderem se salvar ou obter bênçãos de Deus.

A Bíblia é muito clara quando descreve o evangelho que não foi criado por homens, nem por regras humanas, nem por filosofias ou religiões, mas é o evangelho de Deus, em textos como: Romanos 1:1, 2 Co 11:7, 1 Ts. 2:8-9, 1 Pe 4:17.

“Pois chegou a hora de começar o julgamento pela casa de Deus; e, se começa primeiro conosco, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus?” 1 Pedro 4:17

Deus enviou seu Filho Jesus Cristo para termos comunhão com Ele, nos ligarmos com Ele, estarmos vivendo para a Glória Dele nesta existência e vivermos eternamente na sua dependência e amor.

 Uma compreensão clara do evangelho, das boas novas de salvação em Jesus Cristo é entendermos que ninguém pode salvar-se a si mesmo. Achar que poderemos nos salvar realizando boas obras é desprezar o amor de Deus que enviou seu Filho Jesus Cristo para morrer em nosso lugar.

jovensbiblia

Dependemos da Graça de Deus e não de nosso próprio esforço. Dependemos de Deus e não de nossas boas obras, sacrifícios religiosos realizados. Somos salvos unicamente por Jesus. Nossa fé em Cristo ressalta o que Deus fez por nós e não o que poderemos fazer para Ele.  Esta fé no Salvador deixa nosso orgulho de lado, nos faz depender de Deus para viver e não de nossas boas ações para agradar a Deus ou aos homens. Esta fé salvadora é baseada na entrega da nossa vida para Deus cuidar, neste relacionamento de comunhão com Deus, e não no nosso desempenho e esforço próprio em relação a Ele.

Jesus continua chamando a humanidade no século XXI: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim. João 14:6.

so-existe-uma-verdade-o-evangelho-da-graca-102

Certamente se compreendermos o significado do evangelho e do que Cristo fez por nós, seremos transformados por Deus, mudaremos nossa forma de enxergar o mundo, amaremos a Deus e ao nosso próximo como a nós mesmos. Realizaremos boas ações não para nos aperfeiçoarmos e sermos salvos, mas teremos um comportamento transformado porque fomos salvos por Cristo e como consequência amaremos naturalmente, porque Deus que habita em nossos corações é amor.

Reflita: Compreendo que Deus enviou seu Filho para me salvar? Compreendo que através da minha fé em Jesus sou salvo e posso viver nesta vida seguindo seus ensinamentos? Compreendo que crendo em Cristo posso viver em um relacionamento de comunhão e amor com Deus? Compreendo que em Cristo sou livre e liberto dos meus pecados e dos fardos religiosos impostos por homens? Em Cristo para a Glória de Deus.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *