Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

#palavrasnocaminho – A maturidade

A MATURIDADE

“Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, agora e para sempre! Amém.”

2 Pedro 3:18

Sequence of a plant growing in dirt, profiled against a white background.

A Bíblia nos apresenta a questão da maturidade correlacionada diretamente com a sabedoria. Quando olhamos para o Antigo Testamento, especialmente o livro de Provérbios (do sábio Rei Salomão), iremos nos deparar com versículos que apontam sobre a sabedoria descrita por Deus conectada com um comportamento adequado por quem deseja glorificar ao Criador com seu viver. Vamos relembrar alguns versículos que destacam a sabedoria como algo importante na vida do justo:

Provérbios 2:5,6: “então você entenderá o que é temer ao Senhor e achará o conhecimento de Deus.
Pois o Senhor é quem dá sabedoria; de sua boca procedem o conhecimento e o discernimento.”

Provérbios 2:10:- “Pois a sabedoria entrará em seu coração, e o conhecimento será agradável à sua alma.”

 A sabedoria descrita na Palavra de Deus é diferente do conhecimento bíblico puro e simples. Poderemos até conhecer a Bíblia e suas histórias, mas isto não significará necessariamente que somos sábios diante de Deus. A sabedoria descrita por Salomão não é uma sabedoria educacional, religiosa ou que nos permita repetirmos biografias de personagens bíblicos e contarmos suas histórias de vida, demonstrando nosso conhecimento humano.

A sabedoria apresentada por Salomão é uma sabedoria que vem de Deus (“Pois o Senhor é quem dá sabedoria”, Pv. 2:6) não vem da inteligência humana, ou, tão pouco de absorvermos conhecimento humano, memorizando e repetindo histórias para impressionarmos os que nos rodeiam com este conhecimento adquirido. A sabedoria apresentada virá do relacionamento de amor providenciado por Deus em nosso favor. Quando a Bíblia fala em temor a Deus, ela não está se referindo à uma relação de medo, culpa e punição do Criador em relação a nós suas criaturas, mas uma relação pessoal de amor que nos permite descobrir “quem é Deus?“, “como Deus se relaciona conosco?“, “Por quê Deus enviou Jesus para este mundo?”,  “o que Deus espera de nós?”.

 O apóstolo Pedro apresenta claramente para nós o modelo de maturidade desejada por Deus em nossas vidas, quando diz “cresçam”. Em nosso desenvolvimento humano, não nos tornamos adultos do dia para a noite. Nascemos bebê e para nos tornarmos adultos e atingirmos a fase adulta passaremos por processos gradativos em nosso corpo de desenvolvimento físico, mental, cognitivo (processo de aquisição de conhecimento), emocional. Precisaremos crescer nestes aspectos para podermos ser aptos para atuar em nossa sociedade.

 No Reino de Deus a Bíblia apresenta a sabedoria de Deus e o modelo de crescimento espiritual a partir da pessoa de nosso Salvador e Senhor Jesus Cristo. Durante nossa existência terrena estaremos crescendo espiritualmente (diariamente) na direção do modelo proposto por Deus para nós:- Jesus Cristo.

“mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus.” 1 Coríntios 1:24

Jesus Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus para nossas vidas.

Conheceremos a Cristo através a leitura da Bíblia, do exemplo comportamental do Mestre apresentado nos evangelhos, mas também de nossa relação pessoal e diária de comunhão com Deus em oração.

Crescer em maturidade é crescer na direção da personalidade de Jesus agindo em nossos corações. Maturidade significa adquirir o conhecimento de Cristo de forma prática e comportamental em nosso estilo de vida e esta busca é contínua até sermos chamados para a Glória Celestial.

praia-das-asturias

E esta mudança de comportamento em minha existência não será fruto de uma mudança de comportamento psicológico, produzida por um aconselhamento recebido, nem tão pouco pelo fato de eu seguir uma religião, filosofia de vida, ter participado de alguma palestra motivacional, ou mesmo uma palestra informativa sobre valores éticos e morais. A mudança de comportamento que será produzida em nosso ser virá de uma entrega total e irrestrita para Deus, quando cremos em Jesus e sua Graça (seu favor imerecido, morrendo em nosso lugar), quando compreendemos o amor de Deus por nós (enviando Jesus para nos justificar dos nossos pecados que ofendem a Santidade do Criador) e confiarmos pela fé nesta mensagem do evangelho.

A partir do reconhecimento de Cristo em nossas vidas, desejaremos segui-lo em amor, sendo submissos à vontade de Deus, tendo comunhão diária com Deus, através da leitura da Bíblia, da oração, dependendo de Deus para sobreviver, podendo glorificar ao Senhor com nosso viver diário.

Esta maturidade é algo que se desenvolve em nosso interior, em nossa comunhão diária com o Mestre, em conhecermos a Deus e podermos ser usados por Ele, como instrumentos do seu amor para este mundo em trevas. É um processo diário e contínuo: querendo hoje ser melhor do que fui ontem, tendo como parâmetro de comparação em minha vida, a pessoa de Jesus Cristo e seu comportamento praticado.

curso-de-teologia-a-distancia-online

Crescer nesta maturidade significa podermos todos os dias reconhecermos que de nós mesmos não temos nada para oferecer para este mundo, mas em Cristo, conectados com Cristo, com Cristo morando e agindo em nossos corações poderemos impactar o mundo com nosso comportamento amoroso e surpreendente, porque as nossas ações e reações não serão as que normalmente teríamos se não estivéssemos ligados com Deus, mas serão ações e reações que propaguem a paz e o amor.

Comportamento que transmita vida, luz e salvação para as pessoas que nos rodeiam e que glorifique à Deus.

O apóstolo Paulo nos apresenta esta mudança em nosso interior, dizendo em Gálatas 2:20: “Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim.” Paulo está se referindo a ação e o poder do Espirito Santo agindo em nosso interior, quando estamos em comunhão diária com Deus, por meio de Cristo. Seguindo à Cristo, crescendo em Cristo estamos crescendo na santidade esperada por Deus em nossas vidas. Ser santo não significa ser perfeito nesta existência, mas conviver com este mundo, sem participarmos das coisas deste mundo que desagradam a Deus. Significa ser separado destas coisas que desagradam a Deus. Não será uma religião ou regras humanas que te dirão o que você deve fazer ou não deve fazer, mas a ação do Espírito Santo de Deus, agindo em seu coração dirá para você o que glorificará a Deus e o que desagradará ao Criador.

Reflita: Viva com Deus. Busque a sabedoria que vem do Criador. Entendi o que é a maturidade cristã? Estou disposto a viver este estilo de vida que glorifique a Deus?

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *