Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

#palavrasnocaminho – O levantar

O LEVANTAR

“Entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram.
De repente, uma violenta tempestade abateu-se sobre o mar, de forma que as ondas inundavam o barco. Jesus, porém, dormia. Os discípulos foram acordá-lo, clamando: “Senhor, salva-nos! Vamos morrer! “
Ele perguntou: “Por que vocês estão com tanto medo, homens de pequena fé? ” Então ele se levantou e repreendeu os ventos e o mar, e fez-se completa bonança. Os homens ficaram perplexos e perguntaram: “Quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem? “
Mateus 8:23-27

jesus-acalma-a-tempestade-742x360

 Uma cena bíblica bastante conhecida é o momento que os discípulos de Jesus enfrentam uma terrível tempestade no mar. Jesus está com eles dormindo tranquilamente no mesmo barco. Que interessante enquanto os discípulos, como seres humanos, ficaram desesperados, com muito medo, presenciando com sua visão humana as consequências reais daquela situação inesperada e que certamente poderia lhes trazer a morte certa, Jesus Cristo, como Deus presente na terra, dormia tranquilamente diante do mar e da situação catastrófica.

 Diante do desconhecido, do imponderável, daquilo também que não podemos evitar, mas que está prestes a acontecer sobre nós, nossas reações físicas, emocionais serão sempre no sentido de nossa defesa humana da vida e também no sentido de nos protegermos do mal que poderá nos sobrevir. Aqueles discípulos agiram naturalmente na defesa da sua própria vida. O problema todo nesta situação inesperada é que eles não confiavam totalmente na presença de Deus com eles. Com muito medo, gritaram para o Mestre Jesus que dormia, “Senhor, salva-nos! Vamos morrer! “.

arrependimentopecado

Jesus primeiro perguntou para eles, provavelmente em sua posição deitada no barco, porque vocês estão com tanto medo, homens de pequena fé. Foi isto que o Mestre lhes disse, mas também reconhecendo a fragilidade humana o mestre se levantou e repreendeu os ventos e o mar, e na sequência o vento e o mar se acalmaram e tudo voltou para a normalidade existente antes que a tempestade pudesse aparecer.

dead-landscape-1

 Algumas lições deste precioso texto:
1) Precisamos confiar nossa vida totalmente a Deus, por meio de Jesus. Confiar não significa apenas “acreditar”. A Bíblia informa que até os demônios creem em Jesus, mas têm medo dele e não o seguem, conforme o texto de Tiago, capítulo 2:19. “Você crê que existe um só Deus? Muito bem! Até mesmo os demônios crêem — e tremem!”. Confiar em Deus significa entregar sua vida para Jesus Cristo, crer no seu sacrifício em nosso favor, viver uma vida de discípulo de Jesus Cristo, de seguidor de Cristo nesta existência, realizando a vontade de Deus. Então entregue sua vida para Jesus Cristo, creia Nele e o siga neste tempo que Deus lhe está permitindo, seja feliz seguindo a Cristo e fazendo a vontade do Pai Celestial.

 2) Tempestades da vida sempre acontecerão. De uma forma ou de outra, estamos sujeitos ao desconhecido nesta existência. Não sabemos o que acontecerá daqui a um minuto, imagina o que acontecerá no final deste mês, ou deste ano. Não sabemos se estaremos com saúde ou doentes ou ano que vem, talvez ficaremos doentes este ano mesmo. Doenças existem, circunstâncias difíceis envolvendo doenças nossas ou de nossos familiares, certamente poderão acontecer. Esta é a vida que vivemos aqui na terra. Além disso, vivemos num mundo de violência urbana exacerbada e de vez em quando ela poderá bater em nossa porta também. Estamos também no meio de uma crise econômica mundial e uma crise econômica em nosso país, onde existem milhões de desempregados, pessoas que estão sofrendo em seus lares pelas consequências desta crise, e, pior do que o sofrimento presente destas casas, do nosso Brasil, é, também, não termos data prevista para esta crise se finalizar. O mundo está um caos. O medo de um futuro incerto nos traz ansiedade, medo, desestabiliza nosso emocional. Só existe uma solução para podermos acalmar nosso coração, entregarmos nossa vida para Deus cuidar, confiar Nele, depender Dele diariamente para termos a certeza que teremos um futuro de paz, com a direção, proteção e sustento de nosso Pai Celestial.

3) Quando a luta vier, quando a tempestade vier, somente quem é íntimo de Jesus Cristo, poderá gritar e clamar para Ele por socorro. No meio do desespero e das tempestades e problemas da vida, até mesmo o ateu gritará por socorro dizendo “Meu Deus”, mas a Bíblia deixa claro que Deus ouve as orações daqueles que o seguem através de Jesus Cristo, daqueles que tem uma vida de comunhão com Ele, daqueles que fazem a Sua Vontade (em qualquer momento, nos normais, nos bons ou nos ruins). Clamar por Deus no momento ruim, até os que não seguem a Deus e não acreditam Nele, o fazem, mas precisamos acordar para a realidade da busca contínua e perene pelo Salvador Jesus Cristo, precisamos acordar que Deus esperar o nosso Louvor e Adoração em todos os momentos de nossa vida. Olha, o que a Bíblia afirma em João 9:31, sobre a oração que Deus ouve: “Sabemos que Deus não ouve a pecadores, mas ouve ao homem que o teme e pratica a sua vontade.” Pense nisto, entregue sua vida para Deus cuidar, não pelo motivo de medo do futuro que virá, mas entendendo o grande amor de Deus por você, que te amou, mesmo você sendo como você é, inconstante, com medo, frágil, que muitas vezes rejeita a Deus, ou blasfema não entendendo quem Ele é. Deus continua chamando pessoas para o Seu Reino Eterno, por meio de Jesus Cristo. Hoje, é o dia da salvação.

4) Que alegria e bênção podermos viver em comunhão constante com nosso Salvador Jesus Cristo. Caminhar com Jesus Cristo esta vida passageira é a melhor decisão que poderemos realizar ao ouvirmos a voz do Espírito Santo de Deus nos chamando para seguirmos a Cristo. Quando as tempestades da vida virem sobre nós, quando doenças, problemas financeiros, problemas de relacionamento acontecerem em nossas vidas e eles acontecem sem a nossa permissão, e muitas vezes, sem nós merecermos passar por eles, então será possível você clamar para JESUS CRISTO POR SOCORRO, orar e buscá-lo em oração, como você sempre fez, e certamente fará no momento do desespero e do problema que parece maior do que você poderá enfrentar. O simples fato de você ter entregue no passado sua vida para Deus cuidar, a comunhão intensa e diária com o Mestre Jesus, lhe permitirão ter este acesso direto ao Pai Celestial, clamando por socorro, e sabendo que Jesus Cristo irá se “LEVANTAR” em seu favor.

gratidao

Que bênção podermos saber que temos acesso direto ao Deus Todo-Poderoso, quando entregamos nossa vida para Jesus Cristo, considerando Ele, como nosso Salvador pessoal e Senhor de nossas vidas nesta existência.

Como é bom podermos orar e aguardarmos o “levantar DE JESUS CRISTO EM FAVOR DE NOSSAS VIDAS. Jesus Cristo naquele situação catastrófica que os discípulos enfrentaram, puderam experimentar o amor de Deus por eles, e também o levantar de Deus em sua direção, resolvendo o problema imediato: Então ele se levantou e repreendeu os ventos e o mar, e fez-se completa bonança.

cross-on-hill_ss_243979423

Que Jesus Cristo possa se “levantar” em seu favor e acalmar a tempestade de sua vida para sempre. Que você possa viver uma vida de verdadeiro discípulo (seguidor de Jesus Cristo).

Reflita: Em quem eu acredito? Eu acredito em tudo e em todos? Eu já confiei a minha vida para Deus cuidar, apenas crendo em Jesus, e me desligando de todas as outras crenças que me prendem a um passado incerto e sem Deus. Deus espera que você creia única e exclusivamente Nele. Deus espera que você possa entregar sua vida não para um sistema religioso e um método religioso aqui da Terra. Deus é um Deus pessoal e quer se relacionar com você, por meio de Jesus Cristo, de forma plena. Entregue sua vida para Jesus Cristo. Abandone seus ídolos do passado (tudo aquilo que está entre você e o Criador, e está impedindo a sua plena comunhão com Deus, por meio de Jesus Cristo). Jesus acalmará todas as tempestades de sua vida e lhe permitirá viver pela fé em sua pessoa como Salvador e na esperança e certeza da vida eterna.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *