Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

#palavrasnocaminho – O sustento

O SUSTENTO

 “De madrugada partiram para o deserto de Tecoa. Quando estavam saindo, Josafá lhes disse: “Escutem-me, Judá e povo de Jerusalém! Tenham fé no Senhor, o seu Deus, e vocês serão sustentados; tenham fé nos profetas dele e vocês terão a vitória”.
2 Crônicas 20:20

meioambiente

 As reformas religiosas do Rei Josafá (2 Cr 19.4) foram reformas profundas na vida do povo israelita. Muitas foram as circunstâncias adversas que Israel sofreu durante este período de transformações promovidas por Josafá, mas em meio às dificuldades, o povo se relacionava pela fé com Deus, porque Josafá estava conectado com Deus.

Este capítulo descreve que quando chegaram ao ouvido de Josafá, as más notícias sobre o norte, Josafá buscou o Senhor e apregoou jejum. O jejum era um sinal de algo muito errado estava acontecendo na nação israelita, correspondia a um sinal de pesar conforme descrito no livro de Juízes 20:26: “Então todos os israelitas subiram a Betel, e ali se assentaram, chorando perante o Senhor. Naquele dia jejuaram até à tarde e apresentaram holocaustos e ofertas de comunhão ao Senhor.”

Jejuar não era um procedimento comum na religião hebraica pré-exílica . Mas do período de Samuel em diante, foi utilizado para realçar a sinceridade das orações do povo de Deus quando Israel enfrentava problemas especiais.  Josafá sabia que o sucesso e vitória contra seus inimigos, dependia do favor de Deus. E se Deus estivesse com eles, não poderiam ser derrotados.

O Novo Testamento registra que a vitória que vence o mundo é a nossa fé, conforme 1 João 5:4,5:  “o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.
Quem é que vence o mundo? Somente aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus.”

Nascemos de Deus, nascemos do alto, quando cremos que Jesus, o Filho de Deus, morreu em nosso favor e ressuscitou, vencendo a morte, vencendo todas as dificuldades e humilhações que lhe foram impostas pela sociedade religiosa de sua época, pelo poder político e econômico do império romano. Jesus venceu o mundo. Nós venceremos as dificuldades deste mundo, as circunstâncias adversas que vierem sobre nós, unidos com Jesus Cristo, crendo pela fé em Deus nas promessas da Bíblia, crendo pela fé em Deus que por meio de Jesus estamos totalmente conectados com Deus.

agricultor

A Bíblia também deixa bem claro que sem fé não poderemos agradar a Deus, conforme registro no livro de Hebreus 11:6: “Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.”

Cremos pela fé em Jesus Cristo, agradamos a Deus, tendo esta vida e comunhão com Ele. Confiamos em Deus que sustentou o povo de Israel, esteve presente na vida daquele povo sofrido em diversas oportunidades, e no texto em questão, esteve presente quando o Rei Josafá declarou para o povo: “Tenham fé no Senhor, o seu Deus, e vocês serão sustentados”. 

caminharnosofrimento

O oposto da fé é a escuridão e a falta de esperança para o nosso futuro. Sem fé passaremos a depender do nosso próprio esforço humano, da nossa capacidade econômica, intelectual. Poderemos também depender da boa vontade de nossos familiares, ou talvez de algum amigo verdadeiro que nos relacionamos. O fato de crermos apenas no que vemos, no que é concreto e visível aos olhos humanos, na nossa própria visão humana limitada e egoísta, fará de nossa existência algo pesado de ser vivenciado. Sem fé não teremos sossego em nosso coração. Sem fé não teremos alegria para viver. Sem fé viveremos ansiosos, preocupados com amanhã, porque não existirá nenhuma possibilidade de intervenção divina, ou sobrenatural sobre nós, porque não viveremos na esperança de Deus, não cremos em milagres. Sem fé viveremos uma vida vazia. Sem fé viveremos na escuridão dos nossos próprios pensamentos, na nossa visão e experiência de vida, e certamente, a vida se tornará insuportável.

sozinhos

Jesus a luz do mundo, nos dá a visão correta do amanhã. Com Cristo, temos a certeza que seremos sustentados sempre por Deus, independente das circunstâncias difíceis que porventura viermos à enfrentar.

cruzzz

Reflita: Viver pela fé no Salvador Jesus Cristo é algo possível, transformador que nos dará esperança, alegria e paz aos nossos corações. Quando cremos em Deus pela fé, temos a certeza de que a vitória é possível, o milagre é possível, mesmo nas condições precárias que estivermos vivendo, mesmo que aos nossos olhos a vitória que esperamos acontecer, seja algo pouco provável. Quando cremos pela fé em nosso Salvador Jesus Cristo, caminharemos na segurança, na esperança de que algo bom irá acontecer, quando seguindo e obedecendo a Bíblia, dependeremos de Deus, em oração, para nos sustentar, para revelar o seu amor sobre nós, para derramar suas bênçãos e soluções sobre os problemas que apresentarmos para Ele. A fé promove paz, esperança, relacionamento e dependência com o Criador, promovendo o nosso sustento material e espiritual. Que Deus te alimente nesta nova semana de vida!

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *