Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

#palavrasnocaminho – A convicção

A CONVICÇÃO

“Apesar disso, esta certeza eu tenho: viverei até ver a bondade do Senhor na terra.”
Salmos 27:13

Low Angle View Of Flying Over Sea

 Nesta existência passamos por altos e baixos. Mesmo sendo cristãos e se relacionando com Deus, ainda assim, estamos sujeitos à nossa própria natureza humana que sofre oscilações em relação às circunstâncias adversas, bem como às mudanças relacionadas aos ciclos e fases da vida (infância, adolescência, adulto, meia idade, terceira idade). Davi escreve este salmo registrando estes sentimentos diversos que vivenciamos, como: angústias da alma, ansiedade, medo do futuro, e ao mesmo tempo reafirma sua convicção e profissão de fé em Deus, dizendo no versículo 1: “O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei temor? O Senhor é o meu forte refúgio; de quem terei medo?”

envelhecer

Por mais que me esforce para fugir das tentações oferecidas por este mundo decaído, por mais que tente controlar meu próprio ser, vivendo uma vida de equilíbrio, tendo um comportamento adequado que honre a Cristo, ainda assim preciso relembrar que por meu próprio esforço, sou incapaz de viver esta vida perfeita, esta vida digna diante do Senhor. A semente do pecado continua presente neste mundo, e em função de não sermos seres perfeitos, precisamos humildemente como Davi fazia, dependermos de Deus em comunhão diária e contínua. É fundamental termos esta convicção que precisamos de Deus em cada dia.

Precisamos experimentar de forma clara esta luz de Jesus em nossa vida. Jesus precisa ser o Senhor absoluto de nossa existência, a nossa salvação. Nosso relacionamento com Deus, por meio de Cristo, tem que ser algo verdadeiro em nossas vidas, precisamos ter sede de Deus, sede do Senhor Jesus, sede da ação do Espírito Santo, agindo em nosso coração, nos transformando dia após dia.

Costumo dizer que hoje quero ser melhor do que fui ontem, e amanhã, quero ser bem melhor do que estou sendo no presente dia. Este é o sentido pleno de uma vida de comunhão e relacionamento com Deus. Uma vida de quebrantamento interior, entrega absoluta a Deus Pai, reconhecendo que em nós mesmos, não temos nada, absolutamente nada de bom. Somente seguindo a Cristo, iremos nos aperfeiçoando e caminhando na sua direção, na direção da maturidade cristã, cientes que somente em Cristo, poderemos ser transformados.

valetristeza4ocaminhoolharparatras

De vez em quando, nos decepcionaremos com pessoas, e não existe regra, a decepção poderá vir oriunda de qualquer tipo de relacionamento, seja alguém próximo a nós, com quem nos relacionamos há muito tempo, seja alguém que estamos tentando começar um novo relacionamento, uma nova aproximação. Assim é esta vida, assim é este mundo, um mundo imperfeito, com pessoas imperfeitas, como nós, mas que precisa urgentemente da renovação de Cristo, do amor verdadeiro que Ele nos ensinou, e demonstrou de forma prática em nosso favor.

 Não somos bons por nós mesmos, não somos perfeitos, mas em Cristo, e com Cristo, agindo em nosso interior, certamente algo bom irá acontecer: nossa fé em Deus, nos traz paz real em nosso coração (no tempo presente, no dia da angústia) Estando conectados com Cristo, poderemos usufruir da visão do salmista, o Senhor é o meu forte refúgio, de quem terei medo?

Nossa convicção em Cristo, nossa vida de oração, nossa busca diária em compreendermos à vontade de Deus, expressa nas escrituras sagradas, permitirão que caminhemos neste mundo de tantas oscilações, de tantos adversários e adversidades, com a certeza de que estamos sendo acolhidos, protegidos, amparados, defendidos, sustentados, e especialmente “alimentados espiritualmente” pelo próprio Deus: “meu forte refúgio”.

Existirão dias que acordaremos desanimados, fragilizados pela nossa própria natureza humana, por aquilo que temos medo, pelas nossas convicções e sentimentos humanos possíveis, pelo que vivenciamos ao nosso redor. Nestes dias difíceis de desesperança, insegurança, medo e crise que experimentamos ao nosso redor, torna-se urgente que reafirmemos nossa convicção e profissão de fé em relação ao Deus que servimos, e não nos deixemos dominar pelo que estamos vendo, sentindo. Precisamos continuar agradando a Deus, confiando no seu poder, perseverando na jornada.

aplicacao1

Caminhamos pela fé, na dependência diária de Deus, e quando a luta aumentar sobre nós, lembre-se do salmo 27, versículo 13, “apesar disso, esta certeza eu tenho: viverei até ver a bondade do Senhor na terra”.

Reflita: Não olhe para as circunstâncias difíceis e diárias que está enfrentando. Tenha a certeza que a manifestação da bondade de Deus acontecerá sobre sua vida. Não culpe Deus e não culpe pessoas pelas situações que está vivenciando. Tenha a convicção que Deus conhece a tua fragilidade, os teus “medos” , “angústias da alma”, “tuas necessidades”, “tuas lutas e dificuldades” e deseja te conduzir nesta aventura que é a vida. Espere a bondade do Senhor, ela virá sobre você!

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *