Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

#palavrasnocaminho – A plenitude

A PLENITUDE

“Pois em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade, e, por estarem nele, que é o Cabeça de todo poder e autoridade, vocês receberam a plenitude.”
Colossenses 2:9,10

avidaplena

Vivemos um tempo de muitas religiões, muitos ensinamentos. A igreja do primeiro século não era muito diferente da igreja de hoje, no que diz respeito às heresias, às filosofias humanas que eram difundidas entre a população. Muitos destes ensinos confundiam inclusive os primeiros cristãos, e o apóstolo Paulo, no contexto deste capítulo 2, exorta, e explica para aqueles cristãos da cidade de Colossos para tomarem cuidado com o que eles estavam ouvindo, vendo, lendo, porque poderia não ser o evangelho da Graça de Jesus, e pior estar confundindo o entendimento deles, conforme o versículo destacado abaixo, e extraído deste capítulo em Colossenses 2:8: “Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo.”

A população daquela época era bombardeada por pensamentos gnósticos que entendiam Jesus como uma “emanação de Deus”, com parte dos atributos de Deus, mas não todos, ou seja, de forma simples para entendermos:- para o pensamento gnóstico, Cristo não era Deus, era apenas um ser superior. Hoje, este pensamento continua difundido entre diversas correntes religiosas, onde Cristo é apenas mais uma pessoa num contexto religioso, com algum poder, mas que no conceito religioso de algumas pessoas, ele continua não sendo Deus, nem tendo a divindade de Deus na sua personalidade.

O apóstolo Paulo reforça a divindade de Jesus, seu ministério, seu poder, dizendo que Cristo é o Cabeça de todo o poder e autoridade. O texto reafirma também a pessoa de Cristo, sua personalidade, reafirmando quem Ele é: “em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade”. De forma clara, Paulo está dizendo na Bíblia que o Cristo encarnado, possui toda a plenitude de Deus, e não partes dela. Paulo reforça que Cristo, não é um “deus menor”  em capacidade do que o Deus Todo-Poderoso que está nos céus, e que o enviou, mas que Cristo é Deus conosco.

salvacao-em-jesus-cristo

Paulo não só enfatiza a divindade de Cristo, mas também registra que Jesus possui toda a sabedoria e o conhecimento. Jesus Cristo é Deus conosco, tem os mesmos atributos divinos de Deus Pai que o enviou. Somente Jesus Cristo pode nos unir com Deus Pai.

Sem Cristo, vivemos uma vida vazia, de pecados (desobedecendo a Deus, ou vivendo como se Deus não existisse). Sem Cristo vivemos uma vida de rebelião, separados de Deus. Quando entregamos nossa vida para Cristo, quando compreendemos que na Cruz, Jesus nos une com Deus, então poderemos desfrutar da paz, do perdão de Deus em nosso favor, da vida abundante que Deus nos fornece, e da vida eterna garantida para aqueles que receberam Cristo em seu coração.

O apóstolo também registra que estamos em Cristo, dizendo  e, por estarem nele, ou seja, por crermos que Jesus Cristo, é Deus conosco, tendo toda a plenitude de Deus, bem como, que Cristo tem todo o poder e autoridade; nós que somos seus discípulos, nós que seguimos os ensinamentos que Ele deixou nos evangelhos, também poderemos, desfrutando da presença Dele em nós, realizarmos, como igreja, a obra que Ele nos incumbiu de executar até que Ele volte. Estando em Cristo, temos toda a plenitude, em Cristo somos completos naquilo que Deus espera de nós, por isto Jesus é o modelo a ser seguido. Pregaremos o evangelho não porque somos capazes de fazê-lo, mas pelo que Cristo já fez na cruz. A nossa capacidade virá de um relacionamento profundo com Deus, de uma vida de fé e dependência com o Criador.

De forma prática o conselho do apóstolo Paulo para nós no século XXI, é o registrado nos versículos 6 e 7 deste capitulo 2: “Portanto, assim como vocês receberam a Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele, enraizados e edificados nele, firmados na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão.”

Como discípulos de Cristo, um dia compreendemos quem Ele é, bem como o que Cristo fez por nós naquela cruz, derramando seu precioso sangue, em nosso favor, para pagar a dívida do nosso pecado para com Deus. Cristo nos aproximou de Deus, então agora, no desenvolvimento de nossa vida cristã, precisamos continuar a viver nele, seguindo seus passos, buscando a santificação, cientes que Cristo é o modelo que temos que seguir, permanecendo nas verdades da Bíblia, como ela está escrita.

discipleship-copy-1-1-620x350

Somos gratos a Deus, pela obra de salvação de Jesus Cristo em nosso favor, que nos dá a paz de vivermos uma vida sem medo, sem a culpa do pecado em nós, e quando nosso tempo se findar, estarmos desfrutando a vida eterna com Deus.

gratitude-1

Reflita: Precisamos ler a Bíblia, entendê-la. A Bíblia nos apresenta Jesus Cristo, sendo o centro de nossa atenção, o autor da nossa fé. Em Cristo, estaremos unidos para sempre com Deus. A centralidade de Cristo, nos aponta para Deus Pai. Sem Cristo, estaremos afastados da presença de Deus para todo o sempre. Que Deus nos ajude, dia após dia, a estarmos seguindo o modelo perfeito de vida, deixado por Deus para nós, Jesus Cristo. Que nosso comportamento reflita a vida de Cristo para o mundo. Que Glorifiquemos a Deus Pai, vivendo a vida de Cristo através da nossa vida.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *