Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

#palavrasnocaminho – O mini-mundo

O MINI-MUNDO

“Esta é a história da família de Jacó: Quando José tinha dezessete anos, pastoreava os rebanhos com os seus irmãos. Ajudava os filhos de Bila e os filhos de Zilpa, mulheres de seu pai; e contava ao pai a má fama deles. Ora, Israel gostava mais de José do que de qualquer outro filho, porque lhe havia nascido em sua velhice; por isso mandou fazer para ele uma túnica longa. Quando os seus irmãos viram que o pai gostava mais dele do que de qualquer outro filho, odiaram-no e não conseguiam falar com ele amigavelmente.”
Gênesis 37:2-4

 A Bíblia é um livro de histórias reais, histórias da humanidade, histórias de superação, em que o Espírito Santo, inspirando escritores humanos, possibilitou o registro destes acontecimentos, para que nós pudéssemos, ler e rever estes fatos históricos, estes personagens tão limitados, pecadores, como nós, e desta forma pudéssemos compreender quem nós somos, bem como, de forma prática, tivéssemos condições de encarar a dura realidade de nossa existência, e percebermos que se estivermos conectados, em um relacionamento pessoal com Deus, poderemos também enfrentar circunstâncias não favoráveis e sabermos que não estamos sozinhos, caminharemos sob os cuidados do Criador do Universo.

biblia-pixabay-1

 Costumo definir, de forma didática, como “mini-mundo”, o local físico principal onde estarei desenvolvendo minha vida, em conjunto com o universo de pessoas que Deus permite que convivam comigo durante este tempo que estarei vivendo aqui na terra. Dentro de minha existência passageira não escolhi a família que nasci, ou a família que me criou. Esta família, é um dos grupos de pessoas possíveis, que fazem parte deste “mini-mundo” que Deus permite que venhamos a conviver. Com certeza, Deus permite que convivamos em família para podermos sobreviver, sermos apoiados e cuidados uns pelos outros.

Nem sempre a família que nascemos será uma família abençoadora para nós. Na Bíblia conhecemos a história de José, bisneto de Abrãao, neto de Isaque, filho de Jacó (Israel). Quando José tinha dezessete anos a Bíblia registra que ele era o filho mais amado por seu pai Jacó e isto despertou a inveja, bem como a ira de seus irmãos.

jose-do-egito

Em sua história de vida, certamente José não escolheu ser o filho preferido por seu pai, e nem tão pouco, esperava ter dificuldades de relacionamento com seus irmãos, mas isto aconteceu com ele, independente de sua vontade. Depois nos aprofundando em sua história de vida, veremos que ele foi traído por seus irmãos, que enganaram também seu pai, dizendo que ele havia morrido, foi vendido por seus irmãos como escravo ao Egito, comprado por Potifar.

No Egito sofreu difamação pela esposa de Potifar, foi preso injustamente, foi esquecido pelo copeiro do rei, ficou preso dois anos, mas José nunca desistiu neste mini-mundo tão difícil em que ele sobreviveu à diferentes dificuldades. José sabia se relacionar com Deus. José reconhecia em sua vida o Deus dos seus antepassados, o Deus que lhe trouxe salvação e resposta em meio à todas essas barreiras, injustiças, traições que sofreu em seus relacionamentos pessoais. Na sua história de salvação, Deus permitiu todos estes momentos difíceis e, depois, José alcançou a posição de governador do Egito, podendo rever sua família, perdoá-los, prover salvação para aqueles que um dia haviam lhe feito mal.

 Como está hoje a sua existência?

Em que mini-mundo você convive?

Como você tem reagido às lutas que estão sendo impostas para você?

conflitos

Se você entendeu bem a história de José do Egito, você compreenderá que independente de como as pessoas da sua família se relacionam com você, independente de como as pessoas que você convive em seu mini-mundo se relacionam com você, o Deus que reescreveu a história de José do Egito, também poderá reescrever sua história de vida, possibilitar que você caminhe, e seja feliz, recebendo respostas e soluções para suas dificuldades de relacionamento, quando você primeiro se relacionar com Deus, quando você se relacionar em oração com o Deus da Bíblia, com o Deus de Abraão, de Isaque, de Jacó (Israel) e, também, com o Deus de José do Egito.

Na história de José do Egito, ele em comunhão com Deus, buscando a Deus em oração, desenvolveu uma vida de aceitação, de paciência diante das manifestações hostis de sua família, e, então, conectado com o Criador, viveu uma vida íntegra longe de sua terra, de sua parentela, enfrentando barreiras de injustiça, mas sempre confiando, dependendo e esperando pelo socorro divino.

oracaoebiblia

Reflita: Talvez, você esteja se sentindo injustiçado, ou não reconhecido em seu trabalho profissional. Talvez, você esteja indignado com as manifestações hostis de alguém de sua própria família, alguém que tem em suas veias, seu próprio sangue, alguém que você jamais esperava que pudesse lhe trair, ou, te prejudicar. Talvez, você esteja chateado com alguém muito próximo a você, algum amigo, alguém que você confiou amizade, mas não lhe valorizou. Talvez, você esteja em conflito com alguém do passado que fez parte de seu relacionamento afetivo, emocional, conjugal, mas também o decepcionou.

O importante na jornada de vida, no mini-mundo em que Deus nos permitiu viver é entendermos que neste universo que convivemos:- nada é definitivo, nada é para sempre, situações podem ser transformadas, conflitos podem ser resolvidos, e, também, poderemos em algum momento, desfrutarmos de paz, de segurança de uma nova vida, deixando o nosso passado difícil para trás, perdoando a quem temos que perdoar, e, podendo sempre a cada dia recomeçar nossa vida, com novo propósito, com as mesmas pessoas do passado, ou, com novas pessoas que Deus permitir, mas sempre na presença e na comunhão do Altíssimo, com o Deus Pessoal que nos ajuda nesta caminhada.

Seja feliz sempre em comunhão com o Deus da Bíblia, com o Deus que mudou a história de José do Egito, com o Deus que muda a tua história!

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *