Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

#palavrasnocaminho – O vale

O VALE

“Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem.”
Salmos 23:4

valedamorteestrada

Um vale é um acidente geográfico cujo tamanho pode variar de uns poucos quilômetros quadrados até centenas, ou mesmo milhares de quilômetros quadrados de área. É tipicamente uma área de baixa altitude cercada por áreas mais altas, como montanhas ou colinas.

A Bíblia menciona no conhecido salmo 23, o chamado “vale da sombra da morte”. Curiosamente, temos em nosso planeta, nos Estados Unidos, um local geográfico que possui um nome semelhante, “o vale da morte“, com as seguintes características: o vale da morte (em inglês: Death Valley) é um vale desértico localizado no leste da Califórnia, ao norte do deserto de Mojave, na fronteira com o Deserto da Grande Bacia. É um dos lugares mais quentes do mundo no auge do verão, juntamente com os desertos no Oriente Médio, e a estrada que o atravessa também é considerada uma das estradas mais perigosas para travessia. O Vale da Morte, detém o recorde de temperatura do ar mais alta registrada na Terra a 56,7 °C em 10 de julho de 1913, bem como a maior temperatura natural a nível do solo já registrada na Terra a 93,9 °C em 15 de julho de 1917.

Fica difícil a preservação da vida em um local de vale, como este destacado, onde temperaturas tão altas, e um lugar tão seco, próximo a desertos, farão da vida algo inviável.

Em nosso viver estaremos vivenciando estes momentos de vale…

 Vivemos livres nesta terra, caminhando por estradas da vida espiritual diferentes, vivenciando também momentos alegres e festivos (que poderíamos por analogia à comparação geográfica, associarmos estes momentos alegres a um local alto e seguro, a uma montanha, onde teremos a visão de tudo o que está ao nosso redor, onde aparentemente teremos o domínio sobre nossa vida, e nos sentiremos seguros e protegidos pelos que nos cercam, pelas pessoas que convivem conosco), ou, de tempos em tempos, poderemos vivenciar momentos tristes e preocupantes, que poderíamos por analogia à comparação geográfica, associarmos estes momentos tristes a um local muito baixo, sem segurança, até mesmo, sem vida, e cercado por desertos.

Este momento triste seria como um vale, onde não teremos a visão de tudo o que está ao nosso redor, onde aparentemente não teremos o domínio sobre nossa vida, e nos sentiremos inseguros e desprotegidos, com medo do nosso futuro, e sem ninguém ao nosso redor,  ou com poucos amigos que se preocuparão conosco, ou poderão fazer algo concreto para nos salvar deste lugar tenebroso.

 A circunstância de um dia podermos passar por uma situação de vale é real. Momentos difíceis virão quer sigamos a Deus, quer caminhemos pelo único caminho que nos conduz a Deus, e o caminho é Jesus Cristo, ou, caminhemos pela estrada da vida, nos diversos outros caminhos que ela nos permite caminhar.

vidadepecadoeescuridao

A Bíblia não nos diz que estando em Cristo, estaremos livres do triste e preocupante “vale da sombra da morte”, mas ela nos diz que mesmo quando eu andar por um vale de trevas, sombra e morte, não terei medo algum, porque Deus estará comigo.

Quando o vale chegar, Cristo estará comigo, a presença de Deus estará comigo, o Espírito Santo estará comigo!

Esta é a alegria de sermos cristãos, seguidores dos passos de Jesus Cristo nesta existência, mesmo em situações de vale, situações difíceis financeiras, situações que viermos a sofrer de alguma enfermidade grave, situações que formos desprezados por familiares, ou por pessoas que se diziam amigas, mas que nos traíram e decepcionaram, enfim, não importa o momento, se eu seguir ao Supremo Pastor das nossas almas, Jesus Cristo de Nazaré, se eu estiver conectado com Cristo, nos tempos de montanhas, nos tempos que tudo estiver bem ao meu redor, quando o vale chegar continuarei seguro em suas mãos.

Certamente, continuarei conectado com Cristo, quando eu cair, quando a situação de vale chegar, quando eu estiver caminhando, ou mesmo sem forças, prostrado no vale da sombra da morte:- a presença de Deus será algo abençoador!

deus-conosco

O problema não será o vale que enfrentarei. Estarei em problemas, se tiver sem o bom pastor Jesus Cristo, em minha vida, caminhando ao meu lado, vivendo em meu coração. Porém, se estiver seguindo a Cristo, terei sempre a poderosa mão do Bom Pastor, a me segurar, a me amparar, a me proteger, a me dar descanso no meio das enfermidades, a me conduzir para sua Presença.

O momento derradeiro…

Não gostamos de pensar no momento derradeiro desta existência, quando situações de vale poderão culminar nos levando para a morte física, para o desligamento total com esta existência,  e então prosseguiremos a caminhada à caminho dos céus, ou no caminho oposto dos que não seguiram a Cristo neste tempo presente e que já estarão condenados para o inferno.

Depois do vale da morte, do vale final, os dois caminhos são reais: céu e inferno é o que há, e a Bíblia nos informa que não teremos outras possibilidades quando atravessarmos o vale da morte.

Jesus Cristo nos apresentou a estrada da vida e vida eterna com Deus…

post-11-05-1

 Temos hoje, a oportunidade sincera de entregarmos nossa vida para Jesus Cristo, crendo no seu sacrifício. O evangelho deixado por Deus, através da preciosa vida de Jesus Cristo é muito claro e taxativo:

“Respondeu Jesus: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito. O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito.
Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo.”
João 3:5-7

Jesus neste texto explicava o novo nascimento para um religioso de sua época, Nicodemos.

Este novo nascimento proposto por Jesus Cristo, não acontecerá em nós por meio de uma religião, qualquer que seja ela, por melhores seguidores que formos dos preceitos de alguma religião, instituição religiosa, não nos garantirá a possibilidade real e concreta de “entrar no Reino de Deus“. Jesus deixou bem claro que este nascimento era espiritual, era um nascimento baseado única e exclusivamente na sua pessoa.

 O texto do evangelho de João continua nos informando a importância de crermos em Jesus Cristo, recebermos Ele em nossas vidas, permitirmos a presença Dele em nossos corações:

“Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.”
João 3:17,18

Temos a vida eterna, quando recebemos Jesus Cristo em nosso interior, quando cremos Nele:

“O Pai ama o Filho, e todas as coisas entregou nas suas mãos.
Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.”
João 3:35,36

Um dia passaremos por algum vale, e um dia também passaremos pelo vale derradeiro, pelos momentos finais nesta existência. Importante, vivermos esta vida, seguindo o bom pastor, o bom pastor Jesus Cristo que deu sua vida pelas suas ovelhas que continua nos dizendo que suas ovelhas, ouvem a sua voz e o seguem.

domingo-do-bom-pastor-o-exodo-experiencia-fundamental-da-vocacao

Somos ovelhas do Bom Pastor Jesus Cristo, que morreu e ressuscitou em nosso favor, continuamos seguindo seus passos neste mundo, ouvindo a sua voz, a sua voz clara e muito nítida expressa nos textos da Bíblia Sagrada, podemos também de forma real, encontrá-lo diariamente, em nossa comunhão diária com Deus Pai, orando, entregando nossa gratidão e nossos pedidos para o Deus Todo-Poderoso.

Reflita: Andar com Cristo por esta vida é maravilhoso. Ele é o nosso pastor, o melhor amigo e nos fará caminhar pelo vale da sombra da morte com paz e segurança em nosso coração! Seja feliz na montanha! Seja feliz no vale! Seja feliz com Jesus em sua vida!

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *