Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – Um plano para sua vida

“Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa. Ao invés disso, deveriam dizer: “Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo”.

Tiago 4:14,15

plano

Na passagem de um ano para outro, pensamos em realizar várias mudanças em nossa vida, no novo ano que virá. Estas mudanças façam parte de um plano que imaginamos para nós mesmos. Pensamos, por exemplo, em criar um pequeno negócio, ou fazermos uma viagem, comprarmos ou vendermos algum bem, realizarmos algo para Deus na igreja, sermos mais presentes com nossa família, sermos mais participativos na igreja, aprendermos um novo idioma, cuidarmos da nossa saúde, e tantos outras promessas que fazem parte do nosso plano de melhorias para o ano que estaremos vivendo.

Temos uma tendência natural, à medida que o ano vai se desenvolvendo, de esquecermos o que havíamos planejado.

nesteanoeuprometo

Muitos de nós esquecemos das promessas que fizemos para Deus e acabamos, nos movimentando durante o ano, conforme as ações e reações que temos com as pessoas que conhecemos, ou com os eventos ao nosso redor.

Na luta pela sobrevivência, muitas vezes se esquecemos de Deus e tomamos atitudes humanas, pela nossa carne, sem consultarmos ao Criador, não deveria ser assim. E ai, sofremos as consequências dos nossos planos não darem certo. Os nossos planos são frustrados quando se esquecemos de Deus em nossas vidas.

Somos imperfeitos. Os nossos planos são imperfeitos. E Deus sabendo disso, está sempre pronto para nos abraçar e perdoar, para nos receber em oração.

Deus está pronto para restaurar a nossa vida e nossa visão.

Não obstante os nossos planos falharem, o plano de Deus para nossas vidas não falhará.

Deus tem um plano para sua vida! Você já sabe qual é este plano?

 Tiago nos exorta que não conhecemos o nosso amanhã e deveríamos estar sempre ligados com Deus em oração para identificar o plano de Deus para nós. Deveríamos dizer para Deus sempre “se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo”.

Precisamos estar submissos a Deus, através de uma vida de busca de maturidade, de santificação na direção do alvo de nossas vidas que é Jesus Cristo.

Aplicação Prática:

Uma forma de podermos identificar o que Deus espera de nossas vidas, para este ano, e também para os próximos é:

  • o buscarmos intensamente, em comunhão íntima através da oração;
  • o buscarmos intensamente, através da leitura sistemática da Bíblia;
  • o buscarmos intensamente, participando das atividades da Igreja.

Se formos fiéis ao Senhor Jesus. Se nossa vida estiver debaixo da Sua Maravilhosa Graça, certamente iremos experimentar seu amor, suas orientações claras para nós, provar da sua misericórdia e perceberemos gradativamente a mudança ocorrida em nossas vidas.

Deus nos instrui no caminho que Ele deseja que sigamos, mas é preciso estar em comunhão plena com Ele e “não” tomarmos decisões ou realizarmos atividades, com as nossas próprias forças e agindo apenas pelo entendimento humano.

Pessoas que não buscam a Deus agem conforme a lei universal da ação e reação.

Não conseguem enxergar um palmo a sua frente, porque não buscam a Deus, agem pela sua própria vontade.

Exemplo: Em um relacionamento conjugal, se estão se sentindo magoadas, em vez de buscarem entendimento e reconciliação, quebram o relacionamento e procuram outro. Em seu trabalho, se acham que trabalham demais, começam a procurar outro emprego, e muitas vezes, no novo emprego, se sentirão piores do que no emprego anterior que estavam. E assim, continua agindo em outras áreas da vida: na igreja, na escola, com seus amigos e familiares, com seus vizinhos e assim por diante. Quanta imaturidade!

E a imaturidade e uma vida longe de Deus, certamente poderão nos levar ao sofrimento, aos fracassos humanos, as decepções, aos planos que não darão certo.

Quando caminhamos no caminho da Comunhão com Deus, dia após dia, perceberemos a mão de Deus sobre nossas vidas. Entenderemos que o plano que Deus tem para nós irá ser cumprido. Não fuja dos planos que Deus tem para você. Seja humilde, tenha um coração quebrantado na presença de Deus. Seja submisso ao Criador (“pense você é servo e não o Senhor”). Ouça a voz de Deus falando ao seu coração.

man-kneeling-prayer-cross-water

E só ouviremos a voz de Deus, falando ao nosso coração, quando tivermos esta intimidade com sua Palavra, quando o buscarmos em oração, com um coração grato e sincero, desejoso de fazer Sua vontade e não a nossa, desejoso de cumprir o seu propósito através da vida de Cristo, agindo em nosso caráter.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *