Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – Viva o dia de hoje

“Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal”.
Mateus 6:34

4034590_challange

Estas palavras de Jesus Cristo no final deste versículo ecoam em nossa mente de forma pejorativa.

Vamos entender melhor o que Jesus nos transmitiu.

O que será que Jesus estava querendo dizer com “basta a cada dia o seu próprio mal”?

Todos os dias enfrentamos problemas diversos. Muitas serão as nossas preocupações.

Alguns problemas trazemos do passado e se arrastam em nossas vidas por anos, meses ou semanas. Outros problemas iremos adquirir hoje mesmo e certamente amanhã, na próxima semana e no final do mês estaremos lidando com novos problemas nem pensados por nós no dia de hoje.

Lidamos com tantos problemas e nem nos apercebemos que eles sugam nossas vidas.

Os problemas tiram a alegria do nosso viver, modificam nosso humor, esgotam a nossa alma, nos estressam e nos deixam desanimados.

stress-symptoms-1521494687

Passamos a nossa vida resolvendo problemas e muitas vezes nos esquecemos de viver o dia de hoje.

Muitas pessoas até pensam que irão viver a vida quando os problemas acabarem. Mas, nesta existência os nossos problemas só acabarão quando morrermos, ou seja, não existirá um dia em que você não estará lidando com pelo menos um problema, pelo menos uma preocupação.

Você pode decidir hoje:- viver sua vida sendo guiado pelos seus problemas ou viver sua vida sendo guiado pelo próprio Deus?

Jesus de forma simples e racional está te dizendo:- você já tem problemas suficientes para enfrentar hoje, por quê se preocupar com problemas que você nem sabe se acontecerão de fato?

Analise seus problemas de hoje, se organize, administre o seu tempo.

Veja o que você consegue resolver, faça uma lista e coloque prioridades para eles:- defina os problemas que são mais importantes e precisam ser resolvidos hoje, o que você vai tentar resolver e o que você não irá resolver hoje. O dia tem vinte e quatro horas. Seu dia de trabalho tem em média apenas oito horas. Defina sua agenda, defina qual tarefa/atividade irá executar em cada uma das oito horas de seu trabalho. Exemplo: você pode ficar concentrado o dia todo, as oito horas em apenas um problema, ou você pode trabalhar quatro horas em um problema/atividade e as outras quatro horas em outro problema/atividade. É você com sua experiência profissional que irá definir o que fazer com seu tempo em cada momento do dia.

agenda

Então, trabalhe para solucionar, para resolver o que é mais importante e urgente.

Não queira abraçar o mundo que você ficará doente.

problemadecadavezjpg

Jesus também está querendo nos dizer de forma implícita: descanse sua mente, seu pensamento e deposite sua vida na minha vida, pois eu vou te ajudar você a enfrentar os desafios desta vida e não se preocupar com o amanhã.

A forma como enxergamos nossa vida e a relação que temos com Deus irá definir como reagiremos às preocupações diárias.

Aplicação Prática:

Estamos vivendo numa época em que a ansiedade em relação às preocupações da vida e nossos problemas pessoais estão cada vez mais nos levando para estados emocionais indesejados, podendo até mesmo, provocar em nós, os males destas síndromes psicossomáticas recentes que tem afligido a vida de milhões de pessoas pelo mundo: como transtorno de ansiedade generalizada (doença conhecida como “TAG“).

Os transtornos de ansiedade incluem transtornos que compartilham características de medo e ansiedade excessivos e perturbações comportamentais relacionadas.

Você vive reprimido, com medo do que acontecerá amanhã,  preocupado com seus problemas que nunca acabam?

pensamentopreocupado

Podemos hoje, mudar a direção de nossas vidas e andarmos juntos com Deus.

Nossa vida será muito mais leve com certeza. Jesus levará nosso fardo pesado.

estresses

As palavras de Jesus Cristo quando compreendidas e vivenciadas corretamente por nós, poderão nos ajudar a ter um novo estilo de vida.

Uma vida que possamos viver em equilíbrio físico, mental e emocional. 

happiness

Quando entregamos nossa vida para Jesus cuidar, certamente poderemos desfrutar das bênçãos de Deus em nossas vidas, como por exemplo:

  • a paz de Jesus Cristo;
  • a certeza de que não caminhamos sozinhos;
  • a mudança de nosso caráter;
  • a mudança do nosso comportamento;
  • a mudança da nossa cosmovisão (nossa visão da vida e do mundo);
  • Cristo me tira do meio da multidão e me faz feliz;

cristometranssforma

Norman Geisler, um conhecido teólogo cristão, apresenta a seguinte definição para cosmovisão em sua enciclopédia de apologética:

“Modo pelo qual a pessoa vê ou interpreta a realidade. A palavra alemã é “weltanschauung”, que significa um ‘mundo e uma visão da vida’, ou ‘um paradigma’. É a estrutura por meio da qual a pessoa entende os dados da vida. Uma cosmovisão influencia muito a maneira em que a pessoa vê Deus, origens, mal, natureza humana, valores e destino.”

Cosmovisão de uma forma simples, tem por significado o modo como enxergamos a vida, como enxergamos e entendemos o mundo. A forma como enxergamos o mundo influenciará o nosso comportamento e estilo de vida.

Nossa cosmovisão mostra como enxergamos a vida e também a morte.

cosmovisao

O que acreditamos que acontecerá conosco quando morrermos? Poderemos dar esta resposta daqui para a frente sob o ponto de vista cristão, de quem entregou sua vida para Jesus. Para o cristão a morte significa a passagem imediata de seu espírito para a presença de Deus, enquanto seu corpo mortal será destruído numa sepultura, seu espírito continuará vivendo na presença de Deus até o dia glorioso da segunda vinda de Jesus Cristo, quando nossos corpos mortais serão transformados e ressurgirão glorificados, para unidos com nosso espírito gozarmos da presença de Deus na eternidade.

Entregando sua vida na mão de Deus, você saberá que Deus está no controle, Ele é seu Pai e um Pai sempre deseja o melhor para seus filhos.

Certamente se entregarmos nossa vida para Cristo, nossa visão de mundo será centrada no evangelho, na vida de Jesus Cristo e não viveremos mais neste mundo como se Deus não existisse, passaremos a ter uma cosmovisão cristã, vendo o mundo com o olhar, sob o filtro e visão diferenciada de um seguidor de Cristo.

man-kneeling-prayer-cross-water

Nossa vida refletirá a presença de Deus em nós e enxergaremos o mundo, como Deus enxerga:- sempre com amor e esperança.

Crendo em Jesus, mudaremos interiormente, seremos transformados diariamente, poderemos encarar o mundo com paz em nosso coração, apesar dos problemas diários. Teremos paz de espírito para enfrentar os problemas com serenidade, com equilíbrio. Saberemos também que a resolução de nossos problemas não virá apenas do nosso próprio braço, do nosso próprio esforço: físico, mental e emocional e também dos nossos recursos econômicos, intelectuais e outros recursos que temos.

Saberemos que Deus agirá em nosso favor, na resolução dos nossos problemas nos dando inteligência para resolvê-los, para tomarmos as decisões certas e de acordo com o que acreditamos, com nossa visão de mundo, com nosso caráter agora moldado pelo pensamento de Deus agindo em nós.

Com Jesus agindo em nosso coração reduziremos às nossas ansiedades, pois descansaremos em seu poder. Confiaremos na sua ajuda e respostas para nossas orações em favor das nossas dificuldades e problemas diários.

Aprenda a lidar com seus problemas. Ser feliz e desfrutar da vida, apesar das circunstâncias difíceis que enfrenta e dos problemas que você tem hoje.

A vida é para ser vivida hoje!

happy-people

Então busque a Deus, sorria, tenha paz em seu coração, trabalhe, trabalhe e trabalhe, faça a sua parte, sem se estressar, sem perder o seu controle emocional, sem ficar ansioso com o dia de amanhã.

Deus está com você, agindo em seu interior, agindo de forma sobrenatural naqueles problemas que você não consegue resolver com seu próprio braço.

Deus deseja cuidar do seu coração, da sua vida, dos seus problemas. Viva o dia de hoje com Ele.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *