Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – Problemas que nos ajudam a crescer

“Quero que saibam, irmãos, que aquilo que me aconteceu tem antes servido para o progresso do evangelho.” Filipenses 1:12

O tema central desta carta, escrita pelo apóstolo Paulo, aos cidadãos filipenses, que eram membros da Igreja constituída na cidade de Filipos, é a alegria.

alegrianosenhor

Logo no início da carta é utilizada a palavra alegria, no versículo 4: “Em todas as minhas orações em favor de vocês, sempre oro com alegria“. Esta é a primeira vez que a palavra alegria é utilizada, e surgem mais quatro vezes, de um total de cinco vezes, em todo o livro, a saber:

2ª) “Convencido disso, sei que vou permanecer e continuar com todos vocês, para o seu progresso e alegria na fé,” Filipenses 1:25.

3ª) “completem a minha alegria, tendo o mesmo modo de pensar, o mesmo amor, um só espírito e uma só atitude.” Filipenses 2:2.

4ª) “E peço que vocês o recebam no Senhor com grande alegria e honrem a homens como este,” Filipenses 2:29.

5ª) “Portanto, meus irmãos, a quem amo e de quem tenho saudade, vocês que são a minha alegria e a minha coroa, permaneçam assim firmes no Senhor, ó amados!”  Filipenses 4:1.

O apóstolo Paulo também emprega os verbos, no texto original em grego, que significam em língua portuguesa, “alegrar” ou “regozijar”, nos seguintes capítulos e versículos: Filipenses 1:18Filipenses 2:17,18; Filipenses 2:28; Filipenses 3:1; Filipenses 4:4.

happy-christians

 Apesar da carta ser conhecida como a “carta da alegria“, ela também nos mostra a realidade da vida cristã, que é permeada por momentos de lutas e dificuldades, que nos fazem crescer em maturidade cristã, conforme descrito em Filipenses 1:29: “pois a vocês foi dado o privilégio de, não apenas crer em Cristo, mas também de sofrer por ele,”.

Os sofrimentos naturais na jornada cristã, as lutas diárias, os problemas pessoais, as dificuldades e conflitos de relacionamento interpessoal, as incompreensões, os sofrimentos decorrentes na defesa da fé cristã, as discriminações sofridas por nós, pelo fato de sermos cristãos, promoverão em nosso ser, um aperfeiçoamento, transformando nosso caráter, na direção do caráter de Jesus Cristo, permitindo também o progresso do evangelho na vida das pessoas que conviverem conosco.

O apóstolo Paulo, no versículo 1.12, nos mostra que “aquilo que me aconteceu tem antes servido para o progresso do evangelho.”

Paulo se refere neste versículo, que ele sofreu perseguições pelo evangelho, ficou preso e também era pressionado, tanto pelos que não desejavam que o evangelho se propagasse, como também, pelas igrejas que ele fundou em várias cidades, como esta de Filipos, e exigiam dele um esforço, dedicação e cuidados.

Apesar dos problemas e dificuldades enfrentados pelo apóstolo, ele tinha um coração grato a Deus, reconhecendo o progresso da divulgação do evangelho, naquele primeiro século da era cristã, reforçava que apesar de desejar estar no céu com Jesus, ele reconhecia que era importante estar aqui na Terra, incentivando na divulgação do evangelho.

escolhido-por-deus-1

Estas pressões e trabalhos na divulgação do evangelho, possibilitaram ao apóstolo Paulo, verificar seus erros e acertos, possibilitando com a experiência adquirida:- uma melhor divulgação do evangelho.

Aplicação Prática:

Podemos aplicar este conceito de alegria em meio às dificuldades de nossas vidas.

Alguém já disse, que nós cristãos:-“vivemos rindo à toa“.

Certamente esta é uma grande verdade, cientes que somos guiados por Deus, podemos descansar no Senhor, em meio às tempestades da vida, que continuarão a ocorrer em nossa existência temporal, e apesar das lutas, a alegria de nossa alma é verdadeira e contínua, porque é baseada na transformação que Jesus proporciona para nós, quando o reconhecemos Senhor de nossa vida, e aí, passaremos a viver pela fé, neste Deus Todo-Poderoso, como também a depender Dele nos conflitos que surgirão.

Temos a possibilidade real, de no meio das nossas lutas, verificarmos as experiências e dificuldades do passado que vivenciamos, tanto em nossa vida pessoal, quanto na divulgação do evangelho. Poderemos olhar para estas batalhas do passado, como Paulo nos ensinou: “aquilo que me aconteceu tem antes servido para o progresso“.

cool_bw_past_and_present_portraits_640_11

Importante é aprendermos com nossos erros e acertos.

Com o passar dos anos, vamos amadurecendo naturalmente, adquirindo experiência pelos desafios que aconteceram conosco, nas diversas fases de nossa vida.

Na vida cristã, não é diferente, com o passar dos anos, na caminhada pela fé em Cristo, iremos aprendendo com as bênçãos recebidas e com as dificuldades enfrentadas, com as experiências positivas e negativas do passado, bem como, qual foi o caminho que obtivemos para resolver as situações negativas, qual o tempo que permanecemos naquele problema, quantas orações realizamos, dentre outras possibilidades de relembrarmos circunstâncias e batalhas. Hoje, além de aprendermos com as experiências difíceis, poderemos também ser gratos a Deus por tê-las vencido.

Na estrada da maturidade cristã, precisaremos ter foco em Jesus Cristo, crendo que Ele está conosco e poderá nos ajudar em qualquer dificuldade. Torna-se necessário estarmos atentos, ouvindo sempre a sua voz, através da comunhão diária em oração, através da leitura da Bíblia.

No meio de qualquer luta, que porventura estivermos enfrentando, torna-se necessário intensificarmos nossa fé no Salvador e não nos distrairmos, escutando vozes de pessoas que poderão tentar nos desanimar.

Vida cristã também exige esforço pessoal em oração e leitura da Palavra de Deus.

Para que uma ideia do passado, possa naturalmente evoluir, precisamos dedicar esforço na resolução do problema, precisamos nos esforçar para que a solução do problema seja alcançada.

Thomas Edison, o inventor da lâmpada de filamentos incandescentes, realizou 700 experiências e tentativas e um dia um funcionário o questionou das tentativas fracassadas.

Um de seus auxiliares, na época que Edison estava tentando fazer a lâmpada funcionar, disse para ele desanimado: “você não acha que devemos desistir, depois de tantos fracassos?“. Ao que o sábio inventor respondeu: “sabemos de 700 coisas que não deram certo!“. Ou seja, ele sabia que não podia desistir, já que ele sabia, com as 700 experiências erradas: o que não funcionaria. Portanto, ele deveria continuar tentando por outras alternativas e caminhos.

Edison continuou tentando, e sua história mostra, que foram mais de 1000 tentativas, até ele obter êxito e a lâmpada acender. Se ele tivesse escutado o conselho negativo de seu funcionário, talvez tivesse levado mais algumas décadas até a humanidade poder se beneficiar da luminosidade, através de uma lâmpada elétrica.

Edison aprendeu com seus erros e experiências negativas do passado e um dia a lâmpada acendeu.

lessons-learned

Vida cristã é crescimento contínuo na direção do modelo que é Jesus Cristo, com transformações em nosso modo de pensar, nossa maneira de falar, nosso modo de agir, nosso comportamento diário, abandonando vícios do passado, possibilitando mudança de nosso caráter e controle da nossa personalidade, tendo a humildade sempre de reconhecermos nossas falhas e pecados, nos arrependendo, de forma sincera, de atitudes erradas praticadas com outras pessoas, pedindo perdão, quando for necessário, ou oferecendo perdão, para quem nos prejudicou. Evoluindo sempre na direção de Jesus, desejando não mais cometer os mesmos erros do passado.

É um processo continuo e constante de comunhão diária com Deus, arrependimento de pecados cometidos, leitura da Bíblia, vida de oração, caminhar pela fé e não desistir ou desanimar.

É motivo também de alegria e gratidão, agradecermos a Deus pela nossa vida, pelas situações positivas e de alegrias que vivenciamos. Lembrarmos sempre que apesar dos problemas do presente, Deus sempre esteve conosco no passado, nos ajudando a chegar no momento atual.

friends-in-the-sunset1

Se estamos hoje aqui, é porque nosso Deus e Pai, tem cuidado de nós, nos dando paz no coração e alegria.

Não desista dos seus sonhos! Aprenda sempre com os erros do passado.

Cresça em maturidade, aprendendo com suas tentativas frustradas, e com aquilo que não aconteceu, como você esperava.

Caminhe sempre com Jesus ao seu lado, seguindo o seu estilo de vida.

Desfrute sempre da paz e alegria com o Senhor Jesus Cristo.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *