Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

Momento Devocional IPCC – Você é único e especial

“Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas.”
Salmos 139:14

men-raise-hands-to-worship-god

 No livro de Gênesis capítulo 1, versículo 26, a Bíblia nos informa que Deus nos criou a sua imagem e semelhança, conforme: “Então disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais grandes de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão“.

O ato de criação do homem está declarado no plural, através da palavra “façamos“, porque temos aqui a presença de Deus Pai, Deus Filho (Jesus Cristo) e Deus (Espírito Santo), manifestando-se ao mundo então criado, criando o homem à sua imagem e semelhança, a imagem de Deus.

Deus sempre existiu e sempre existirá. Deus não foi criado, Ele se apresenta na sua Palavra, como o “Eu Sou“, vamos rever um texto da Bíblia, quando Deus se apresentou a Moisés, e o grande líder do povo de Israel, perguntou para Deus, como vou apresentar aos israelitas, quem é o Senhor, vejamos o texto bíblico no livro de Êxodo, capítulo 3, versos 13 e 14: “Moisés perguntou: “Quando eu chegar diante dos israelitas e lhes disser: O Deus dos seus antepassados me enviou a vocês, e eles me perguntarem: ‘Qual é o nome dele?Que lhes direi? Disse Deus a Moisés: “Eu Sou o que Sou. É isto que você dirá aos israelitas: Eu Sou me enviou a vocês“.

A Bíblia nos ensina que fomos criados por Deus à sua imagem. Sabemos que Deus é único.

a-lei

O homem que não reconhece o único e verdadeiro Deus, Criador do Universo e que nos criou também, sempre tentou representá-lo de diversas formas, conforme seu entendimento, conforme a cultura em que estava inserido, conforme seus padrões e modelos conhecidos. Uma destas tentativas de se explicar Deus, que escutamos normalmente é que: “Ele é um ser superior“, esta é a forma, muitas vezes, que ouvimos pessoas, tentando explicar  um ser, que não se consegue explicar, com naturalidade, e que durante milênios, motivou o surgimento de muitas religiões e filosofias de vida, porque a humanidade possui um vazio interior.

Perguntas inquietantes, intrigantes e inexplicáveis, surgem à mente dos homens, em todas as épocas da história do mundo: “quem eu sou?” , “qual o significado desta vida?”, “Quando morrer para onde vou?“.

duvidas

São algumas, dentre muitas outras, indagações que perturbam a mente daqueles que estão longe do Deus, Criador do Universo, que se apresentou ao mundo, através da sua maravilhosa obra criada, quando, também nos criou.

Deus se apresentou no passado, muitas vezes, de muitas maneiras, na história da salvação da humanidade, ao povo de Israel. Nestes últimos tempos, se apresentou a nós, através de Jesus Cristo (Deus Conosco), que vindo ao nosso mundo, nasceu como um de nós, sem pecado e nos trouxe grandes ensinamentos, lições de vida e amor, foi incompreendido pelos líderes religiosos de sua época, foi traído, julgado, morto e sepultado, mas, como havia prometido, cumpriu sua missão e propósito eterno de Deus, ressuscitou ao terceiro dia, vencendo a morte, conforme Hebreus 1:1-2.

Jesus conviveu por aproximadamente quarenta dias, descrito em Atos 1:2:3, após sua ressurreição, com os discípulos, conforme o texto bíblico descreve: “até o dia em que foi elevado ao céu, depois de ter dado instruções por meio do Espírito Santo aos apóstolos que havia escolhido. Depois do seu sofrimento, Jesus apresentou-se a eles e deu-lhes muitas provas indiscutíveis de que estava vivo. Apareceu-lhes por um período de quarenta dias falando-lhes acerca do Reino de Deus.”

Foi visto pelos seus seguidores diretos, as mulheres que o seguiam e os apóstolos, e por mais de quinhentas pessoas, conforme a Bíblia declara em I Coríntios 15:6:”Depois disso apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma só vez, a maioria dos quais ainda vive, embora alguns já tenham adormecido.” Também, Saulo, que se transformou no apóstolo Paulo, se encontrou com Jesus no caminho de Damasco.

Esse Deus, Criador do Universo, nos criou de forma única, pois somos semelhantes a Ele, que também é único. Deus é sempiterno, sempre existiu, sempre existirá, não foi criado por ninguém. 

Nós somos únicos, porém, fomos criados por Deus, somos criaturas de Deus, e também, a partir do nosso nascimento físico, nossa existência física neste planeta é limitada, um dia enfrentaremos a realidade da morte, mas nossa existência espiritual é eterna.

uniconamultidao

Daqui a alguns décadas, não mais estaremos existindo, neste mundo físico que conhecemos, mas nosso espírito continuará vivo, existindo eternamente, desfrutando das bençãos de Deus no lar celestial.

Após a morte, ou estaremos salvos com Deus, ou seremos julgados: “Da mesma forma, como o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízoassim também Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitos; e aparecerá segunda vez, não para tirar o pecado, mas para trazer salvação aos que o aguardam”. Hebreus 9:27,28

Aplicação Prática:

A Bíblia nos diz que fomos feitos por Deus de modo especial e admirável.

Smiling Group of Professionals --- Image by © Royalty-Free/Corbis

Deus projetou o homem à sua própria imagem e semelhançaDeus nos criou para sermos semelhantes a Ele, em santidade, moral, ética, amor, justiça, e todos os valores que podemos associar a Deus.

Porém, em Gênesis 3, vemos a queda do homem, através da sua desobediência ao Criador. E com a queda, o pecado entrou no mundo, e junto com o pecado, com a desobediência: a humanidade provou da sua negação ao Criador, recebendo em si mesma, durante séculos, as consequências de uma vida depravada, vivendo apenas o aqui e agora, não pensando em Deus, ou vivendo como se Deus não existisse.

O homem deu as costas para Deus e vive perdido em seu pecado e depravação.

O mundo está destruído e a humanidade perdida.

A razão disto:– o homem negando a Deus, ou se esquecendo de que surgiu e foi criado para a Glória de Deus e não para seu próprio prazer, vivendo longe e distante da possibilidade de entender quem é Deus.

Cada um de nós somos únicos e especiais diante de Deus.

palavra-poder


Tudo que já sabíamos, pela Bíblia, a ciência também constatou, pela genética e biometria:

Quem eu sou?

impressaodigital

1.Impressões digitais impressão digital (tecnicamente datilograma ou dermatoglifo) é o desenho formado pelas papilas (elevações da pele), presentes nas polpas dos dedos das mãos, deixado em uma superfície lisa. As impressões digitais são únicas em cada indivíduo, sendo distintas inclusive entre gêmeos univitelinos. Tal característica, chamada unicidade, as faz serem utilizadas como forma de identificação de pessoas há séculos.

2.DNA – O ácido desoxirribonucleico (ADN, em português: ácido desoxirribonucleico; ou DNA, em inglês: deoxyribonucleic acid) é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que transmitem as características hereditárias de cada ser vivo. A Genética Forense identifica de forma única uma pessoa pelo teste de DNA, colhido a partir de amostras de sangue, saliva, etc.

3. BIOMETRIA DA VOZ – A biometria da voz – a gravação e análise de características únicas da voz para fins de autenticação – é uma das mais novas armas tecnológicas na guerra contra operações fraudulentas no mercado financeiro.

4. BIOMETRIA DA ÍRIS – Uma característica fundamental da íris (A íris é um músculo no olho, a parte visível do olho humano responsável pela coloração do olho), que a torna um ótimo meio para se reconhecer indivíduos através da biometria, é a sua unicidade. Isso significa que a íris de cada indivíduo é diferente da íris de outro.

5. BIOMETRIA DOS PÉS – Através de tecnologias modernas de varredura e mapeamento de imagens, a pesquisa em biometria comportamental vem avançando rapidamente. Hoje, já é possível identificar um ser humano pela maneira como ele se mexe.

 Os progressos científicos e tecnológicos continuarão evoluindo e chegarão no futuro, a mesma conclusão que cremos pela fé na Bíblia: que fomos criados a imagem e semelhança de Deus e somos únicos e especiais diante deste universo criado e maravilhoso que vivemos e não conseguimos explicar.


As evidências científicas atuais já nos mostram claramente pelas impressões digitais, pela análise de DNA, pelo reconhecimento do nosso timbre de voz, pela identificação de nossos olhos (ÍRIS), pela maneira com que nos movimentamos que somos, sem sombra de dúvida, indivíduos únicos e especiais diante de Deus.

Deus te ama e permitiu que Jesus viesse, a fim de que você pudesse ser novamente ligado com Ele, pudesse ter novamente um relacionamento profundo, de intimidade com o Criador, que possibilitasse aqui nesta existência, você ir sendo transformado, modificado na direção do modelo esperado por Deus, que é Jesus Cristo.

Lembre-se sempre, você é especial e único, diante de Deus, neste universo gigantesco e infinito, criado por Ele. Dentre bilhões de seres humanos que já nasceram e morreram, que existem hoje no mundo ou que virão a existir um dia aqui, nenhum deles foi, é, ou será idêntico a você.

Deus te projetou para você se relacionar com Ele. Crendo em Jesus Cristo, passaremos da condição de criaturas de Deus, para sermos reconhecidos por Deus, como seus Filhos.

Não fique indiferente à voz do Criador que toca a sua mente e o seu coração. Tome uma atitude de buscar a Deus, entregando sua vida nas mãos Dele.

Mude de vida: viva de forma diferente, de como você tem vivido até agora:- ansioso, com medo do futuro, triste, desanimado, perdido, sem perspectivas, sem futuro, sem esperança, estressado, sem saber o que vai acontecer com você, culpando a tudo e a todos, reclamando da vida, depressivo, se isolando do mundo.

deus-x-mundo

Deus deseja que você viva: para sua Glória, com paz no coração, cantando e alegre, mesmo em meios às circunstâncias difíceis, desfrutando de um relacionamento pessoal e real, com o Criador, em oração, em comunhão diária, caminhando com Cristo, dia após dia.

Em Cristo, as perguntas geradas em nossa mente, pelo vazio existencial de nosso interior são respondidas.

semtempo

Creia no sacrifício de Jesus por você, vivendo esta vida para a Glória de Deus, seguindo a Jesus, sendo seu discípulo, agradando a Deus, tendo a oportunidade de continuar glorificando o nome de Deus e quando seu tempo aqui se acabar:- você, com muita paz, se encontrará com o Pai Celestial.

Deus te abençoe, você é único e especial!

 Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *