Culto todos os domingos às 19:30h.
Rua Vital, Nr 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP
3911501 - despair

#palavrasnocaminho – A angústia

A ANGÚSTIA

“À tarde, pela manhã e ao meio-dia choro angustiado, e ele ouve a minha voz.”
Salmos 55:17

3911501 - despair

Davi retrata neste salmo o terrível sentimento de angústia existente em sua alma. Angústias decorrentes não apenas dos inimigos externos, mas também de pessoas próximas que ele convivia, pessoas que estavam com ele em comunhão na casa de Deus, assim ele retrata nos versículos 12 a 14 deste salmo 55: “Se um inimigo me insultasse, eu poderia suportar; se um adversário se levantasse contra mim, eu poderia defender-me; mas logo você, meu colega, meu companheiro, meu amigo chegado, você, com quem eu partilhava agradável comunhão enquanto íamos com a multidão festiva para a casa de Deus!”

angustiahomem

 Além dos problemas que ele tinha com seus inimigos externos, com aqueles que a Bíblia denomina de ímpios, Davi também se decepcionou com pessoas próximas e que tinham comunhão com ele na casa de Deus.

 Apesar das dificuldades enfrentadas, dos diversos problemas e tribulações diárias que Davi vivenciou, incluindo até mesmo conflitos de relacionamento com pessoas que partilhavam da sua fé e que o traíram, o decepcionaram, ainda assim, ele declara sua confiança no Deus Onipotente. Davi, diante destas angústias que o perturbavam, reforça sua fé em Deus e espera Dele uma solução para estes acontecimentos, circunstâncias e pessoas que magoavam seu coração em diversos momentos de sua vida.

angustiamulher

O versículo 16 nos diz que Davi clamava a Deus, orava para Deus:Eu, porém, clamo a Deus, e o Senhor me salvará.” Davi buscava com frequência a Deus em oração conforme ele registrou no versículo 17 “à tarde, pela manhã e ao meio dia choro angustiado, e ele ouve a minha voz”.

oracao-da-manha-1

Deus está sempre pronto para ouvir o seu choro angustiado. Deus está sempre pronto para ouvir a sua voz. Quando o mundo não tiver paciência com você e não quiser te ouvir, lembre-se Deus o ouvirá em oração.

Algumas lições deste Salmo 55:

  1. Ataques dos inimigos: todos os dias somos atacados por diversos inimigos (visíveis e invisíveis), e até mesmo alguns que nem imaginamos que poderão se levantar contra nós e nos decepcionar, mas se estivermos conectados com Cristo, em comunhão diária com Deus, continuaremos firmes em nossa fé cristã, continuaremos olhando para o alto, para a frente, porque dependeremos de Deus para viver e não dos homens. Os homens poderão nos decepcionar, porém Deus nunca nos decepcionará.
  2. Vida de oração: não estamos imunes às angústias da alma, angústias que nos tiram a paz como o próprio salmista reconheceu nos versículos 2 a 4:Os meus pensamentos me perturbam, e estou atordoado diante do barulho do inimigo, diante da gritaria dos ímpios; pois aumentam o meu sofrimento e, irados, mostram seu rancor. O meu coração está acelerado; os pavores da morte me assaltam.” Davi descreve com clareza este “aperto no coração que sentimos hoje em nosso tempo moderno. Davi registra o caminho para vencermos as angústias diárias quando no começo deste salmo clama a Deus por socorro, para que Deus possa escutar a sua súplica, a sua oração. Davi pede para Deus ouvir sua oração e responder. Davi diante das angústias do seu tempo confiava no relacionamento que mantinha com Deus em oração. Sabia que não estava sozinho diante dos desafios de seu tempo. Assim também deve ser o nosso proceder em pleno século XXI, temos a mesma possibilidade de Davi de orarmos, clamarmos, colocarmos as nossas angústias, os nossos problemas em oração para Deus poder acalmar nosso coração, nos responder em seu tempo.
  3. Dor e refrigério do Senhor: não conseguimos saber o que acontecerá no dia de hoje, não conseguimos saber o nosso futuro, mas se alicerçamos nossa vida nas mãos de Deus, não importa o tipo de dor que viermos a sofrer, a Bíblia nos mostra uma solução clara para nosso coração diante de tantos problemas, diante das dores provocadas por situações indesejadas que viermos a sofrer neste mundo, no versículo 18:  “Ele me guarda ileso na batalha, ainda que muitos estejam contra mim.” Deus é o nosso refrigério, a nossa paz diante das situações difíceis que enfrentaremos, poderemos desfrutar de momentos de proteção, conforto e segurança, mesmo quando estivermos passando por momentos de lutas e sofrimentos intensos, teremos a certeza que tudo ao nosso redor estará sob o controle e a permissão de Deus e algo bom irá acontecer vindo dos céus em nosso favor.

Multiethnic Group of Friends in a Circle

Reflita: Tenho uma vida de oração como Davi tinha, orando pelo menos em três períodos do dia (manhã, ao meio dia e à tarde)? Quando passo por uma situação difícil para quem peço primeiro ajuda: – para Deus em oração, ou para alguém que confio na Terra? Uma vida de relacionamento com Deus permitirá que eu possa ir vencendo cada dia desta existência, recebendo seus cuidados, a paz em meu coração, a segurança de que tudo acabará bem, contribuindo para a Glória de Deus e para minha felicidade pessoal.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *