Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

#palavrasnocaminho – A queda

A QUEDA

“O Senhor ampara todos os que caem e levanta todos os que estão prostrados.”
Salmos 145:14

elodeamorperfeito

Nesta vida, especialmente nestes tempos que estamos vivenciando, com muitas mudanças em todo o mundo, estamos sofrendo as consequências diretas destas transformações, bem como das crise econômica mundial, da crise de valores e moral, da própria essência pecaminosa e depravada do homem do século XXI, que nega a existência de Deus, pelo próprio estilo de vida que vive (vivendo como se Deus não existisse, vivendo confiando apenas no seu próprio braço, na sua própria capacidade humana (dinheiro, valores intelectuais, confiando no seu próprio ego, nos cuidados com seu próprio corpo, no culto ao seu próprio corpo, e, etc.)).

 Este salmo de Davi, em conjunto com os cinco salmos anteriores, constituíam um texto só de louvor e agradecimento à Deus. Estes salmos refletem:- agradecimento pela misericórdia e bênçãos recebidas do Criador; e este agradecimento pela misericórdia recebida, deve sempre exceder e superar nossos pedidos para com o Senhor. Davi, no Salmo 144.9 prometeu louvar a Deus: “Cantarei uma nova canção a ti, ó Deus; tocarei para ti a lira de dez cordas”. Precisamos reconhecer dia após dia, o que Deus já fez, e neste sentido Davi reconhecia as muitas bênçãos concedidas por Deus, nas batalhas da vida que ele enfrentou. Algumas batalhas como ele retrata neste salmo o fizeram cair, mas Davi reconhecia que Deus o levantou e levantaria também todos os que estão desanimados, estão prostrados e que não têm condições sozinhos de se levantar do chão.

problemainesperado2

Podemos dizer que cada um de nós, está sofrendo, ou já sofreu alguma queda, algum problema difícil de se resolver, como problemas financeiros, perda de clientes para quem têm seu próprio negócio, perda de emprego para quem possuía um bom emprego, há alguns anos, perda de saúde, para quem desfrutava de uma vida relativamente saudável. Notícias desagradáveis que recebemos de algum familiar. Decepção com pessoas que nos deixam prostrados. Quantas quedas! Quantos problemas! Não estamos mais aguentando tantas situações ruins, e às vezes, elas ocorrem simultaneamente!

Como lidar com nossos fracassos? 

Como lidar com estas quedas que nos deixam prostrados e desanimados, sem condições de nos levantarmos das mesmas?

angustiado

As quedas sempre acontecerão em nossa existência, de uma forma, ou de outra, caímos e cairemos!

As quedas poderão nos levar para o desespero, para a confusão mental, para ficarmos prostrados, sem reação, e sem saber como sair da situação que nos encontramos, ficamos muitas vezes “bloqueados” em nossos próprios pensamentos, sem saber em quem buscar ajuda, sem saber como sair da situação difícil que vivenciamos.

Somente Deus, nosso Pai, pode nos levantar quando caímos em algum aspecto de nossa vida, quando caímos segundo os padrões de vida deste mundo.

sport-klippe-1920x2560-1

O desespero da queda nos impulsiona para a sobrevivência, mas também para darmos “tiro para todo o lado...”

Nas situações de queda poderemos buscar ajuda por todo o lado. E, normalmente, quando não temos uma firmeza em nossa fé, quando não temos uma relação pessoal com o Criador do Universo, quando não conhecemos a Jesus Cristo, como filho de Deus, como o salvador pessoal que Deus nos enviou, então, nas situações de queda, de problemas, vamos dando “tiro para todo o lado”, e no desespero de não sabermos como reagir, como buscar uma solução para o problema que vivenciamos, acabamos nos afundando ainda mais no lamaçal de problemas, ficamos perdidos, nos sentimos perdidos, ficamos decepcionados com pessoas próximas que achamos que poderiam nos ajudar, ou, pior do que isto, muitas vezes ficamos culpando estas pessoas pela nossa própria circunstância, pelo “poço profundo” que estamos dentro, pelo “vale escuro” que estamos enfrentando.

Somos humanos, e é normal nos sentirmos fragilizados quando sofremos por lutas desta vida, quando estamos caídos por um problema sério, em que não conseguimos reagir.

A maior dificuldade na situação de queda, não é a própria queda, ou o problema que estamos enfrentando, por pior que ele seja; a maior dificuldade na situação de queda é ficarmos culpando Deus, culpando as pessoas que nos rodeiam pelo mal que estamos sofrendo, não reconhecendo nossos erros, não reconhecendo nossa culpa pela situação que estamos inseridos. Enquanto eu culpo os outros, não encontrarei espaço no meu coração, para sair da situação que me encontro.

o-que-fazer-quando-estou-aflito

Precisamos reconhecer o que está errado conosco, e o maior erro em minha vida, certamente é viver como se Deus não existisse. Se, humildemente, eu fizer como Davi, reconhecer Deus na minha vida, me arrepender dos meus erros e pecados, como Davi fez quando pecou contra Deus, por pior que seja a situação que venha a enfrentar nesta existência, reconhecendo o meu pecado, sendo humilde, e tendo um coração quebrantado e esperançoso diante de Deus, com certeza, Deus irá me tirar daquela situação que me encontro. Deus irá me levantar da queda, não vai me deixar sem respostas. Deus não vai me deixar prostrado, sem eu poder reagir.

gracadedeusnatal

Reflita: Tenho culpado a Deus pela minha situação? Tenho culpado meus familiares, amigos ou até mesmo a igreja que frequento pelos meus problemas? Tenho culpado o meu país e a crise econômica pela minha queda? Importante, sempre é tempo de reconhecer Deus em meus caminhos, e fazendo isto, Deus irá me levantar, Deus irá me animar, Deus irá me levar a desfrutar de momentos de comunhão com Ele, que permitirão que eu caminhe em paz, vencendo as quedas, vencendo as barreiras e obstáculos desta vida, vivendo pela fé em Deus, seguindo a Jesus Cristo.

Deus te levante da queda! Deus te abençoe nesta jornada!

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *