Culto todos os domingos às 19:30h.
Rua Vital, Nr 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP
inimigosbatalha

#palavrasnocaminho – A fragilidade

A FRAGILIDADE

“Então Asa clamou ao Senhor, o seu Deus: “Senhor, não há ninguém como tu para ajudar os fracos contra os poderosos. Ajuda-nos, ó Senhor, ó nosso Deus, pois em ti pomos a nossa confiança, e em teu nome viemos contra este imenso exército. Ó Senhor, tu és o nosso Deus; não deixes o homem prevalecer contra ti”.
2 Crônicas 14:11

 Asa, reinou durante 41 anos, até 870 a.C. Durante seu reinado, Asa vivenciou um momento de extremo perigo e fragilidade, quando teve que enfrentar o enorme exército inimigo de Zerá. Naquele momento de dificuldades ele colocou sua fé em prática, crendo que Deus estava ao seu lado e poderia livrá-lo da fúria do imenso exército que se levantava contra ele e seu povo.

16-devocional-a-forma-decadente-do-inimigo

Se analisarmos o contexto histórico deste capítulo, perceberemos que Asa, vivenciou uma época de prosperidade e paz em seu reinado, antes desta batalha a que foi submetido. A Bíblia descreve em 2 Crônicas 14:6: “Também construiu cidades fortificadas em Judá, aproveitando esse período de paz. Ninguém entrou em guerra com ele durante aqueles anos, pois o Senhor lhe deu descanso.”

Caminhamos por esta vida, desfrutando de dias normais, de muito trabalho, dias rotineiros que não temos muito tempo em pensar em nós mesmos, ou na nossa própria existência. Desfrutaremos também de dias de comemoração, dias de festa que podemos olhar para trás, olhar para nós mesmos, para nossas vidas e comemorarmos o fato de que estamos bem, conquistamos algo, ou que Deus permitiu mais um ano em nossa existência.

E virão também os dias inesperados, dias difíceis pelos quais poderemos enfrentar situações em que nossa fragilidade humana será exposta.

inimigosbatalha

Dias em que nossa vida será testada, provada. Dias de vale, dias de deserto e portas fechadas. Momentos que enfrentaremos dificuldades financeiras, problemas de desemprego, falta de oportunidades em nosso emprego, desafios profissionais como empregado, desafios nos negócios, se formos empreendedores.

trabalhoproblema

Dúvidas em relação ao nosso futuro sentimental, quando ainda somos jovens e estamos preocupados com quem casar. Dias difíceis nos relacionamentos familiares, dificuldades de comunicação com nosso esposo, com nossa esposa.

briga_de_casais (1)

Momentos também de fragilidade em nossa saúde. Momentos que sentiremos mal estar, dores, sofrimentos físicos, emocionais, em que buscaremos ajuda médica, ficaremos preocupados com nosso futuro, enfrentaremos angústias de esperar o resultado de um exame médico especializado, e que poderá nos mostrar, ou não, um diagnóstico não desejado, mas que precisaremos enfrentar, caso a realidade e conclusão do mesmo seja de uma doença sobre nós.

medico-hospital-20110516-original

Nesta existência muitos serão os nossos inimigos, e as batalhas que enfrentaremos. O importante nestas circunstâncias inesperadas, que certamente não foram programadas em nossa mente, ou mesmo, que jamais imaginávamos ter que enfrentá-las, é termos a consciência que não estamos sozinhos. O mesmo Deus que esteve conosco nos momentos corriqueiros, no dia a dia, no trabalho intenso que fomos desafiados em tempos de muita atividade profissional, é o mesmo Deus que está conosco nos dias de gratidão e festa, e que estará conosco no dia da nossa angústia, no dia das provações, das dificuldades de saúde.

Poderemos fazer como o Rei Asa fez, buscarmos a presença de Deus, orarmos, orarmos, orarmos. Asa diante do inesperado, diante da fúria de um exército gigantesco que se levantava contra seus recursos militares que eram muito inferiores, não fugiu, nem se escondeu do problema. O rei que já desenvolvia uma vida de oração, de comunhão com o Eterno, em tempos de paz e prosperidade, buscou em Deus, os recursos necessários para poder enfrentar seus inimigos. A confiança de Asa não estava alicerçada nos recursos da terra, senão ele poderia ter buscado ajuda nas nações vizinhas, em homens, em apoio militar de outros exércitos, mas Asa confiava no Deus da Bíblia, no Senhor dos Exércitos, e sabia que com Ele, ninguém poderia destruir seu exército.

oracao-para-cura-doenca

A oração do rei Asa é uma declaração de fé, da confiança que depositava em Deus: “Ajuda-nos, ó Senhor, ó nosso Deus, pois em ti pomos a nossa confiança, e em teu nome viemos contra este imenso exército. Ó Senhor, tu és o nosso Deus”.

why-challenges-and-problems-are-important-in-life-750x400

Confie em Deus sua vida, creia que Ele está sempre pronto para te escutar, por meio da ferramenta da oração. Nos momentos de luta, como humanos tentaremos, num primeiro momento, dar uma solução passageira, baseados em nossa visão limitada para resolvermos problemas. Deus está com você em todos os momentos. Confie que Ele pode te ajudar a superar este obstáculo. Nestes dias de circunstâncias inesperadas, momentos delicados que viermos a enfrentar, tome uma atitude:- ore (e espere pela resposta), coloque sua mente, seu coração em Deus, descanse no Senhor, continue confiando no Deus da Bíblia, no Deus do impossível, no Senhor dos Exércitos e da Vida, que pode mudar a sua situação.

Image processed by CodeCarvings Piczard ### FREE Community Edition ### on 2017-12-20 21:27:41Z | http://piczard.com | http://codecarvings.com

Reflita: Já busquei alternativas em meus próprios recursos. Já busquei ajuda dos parentes e amigos. Já busquei ajuda médica. Estou cansado pelo problema que estou vivenciando. Agora é tempo de esperança, de fé em Deus. Agora é tempo de orar, dizer para Deus:Ajuda-nos, ó Senhor” . “E em teu nome viemos contra este imenso exército” (contra este problema financeiro, contra este problema de relacionamento pessoal, contra este problema de saúde, etc). Nossa atitude de confiança em Deus, permitirá paz em nossos corações, condições de caminhar na direção da solução do que pretendemos, deixando para Deus agir, naquilo que nossos recursos e possibilidades humanas forem frágeis. Confie em Deus, fé no Deus que nos ama e nos dá acesso pela oração até Ele, por meio de Jesus Cristo. Fé no Deus que vence batalhas por nós!

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

  1. Pastor Luiz, sempre trazendo uma palavra de força e fé em Nosso Deus.
    Confiamos nossas vidas e afiliações ao Nosso Senhor Deus.

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *