Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

#palavrasnocaminho – O presente

O PRESENTE

“Esqueçam o que se foi; não vivam no passado.”
Isaías 43:18

relationship_with_one_other2of2

Sofremos desnecessariamente quando não vivemos o momento presente, e ficamos fixados nas lembranças de nosso passado, ou, na expectativa de sermos felizes no futuro. Precisamos reafirmar as palavras do salmista quando registra no salmo 118:24: “Este é o dia em que o Senhor agiu; alegremo-nos e exultemos neste dia.” Precisamos ter equilíbrio nestes pensamentos que envolvem o nosso passado, presente e futuro, porque poderemos estar desperdiçando o tesouro mais precioso que Deus nos concede:- a nossa vida, e esta acontece no dia de hoje!

passado

Relembrar as boas lembranças de nosso passado pode até ser salutar, motivo para gratidão e para percebermos a ação de Deus em nossa vida; nosso passado, pode servir pedagogicamente para entendermos o que fizemos de errado, e não cometermos os mesmos erros.

O problema é que muitas pessoas continuam morando em seu passado, vivendo estagnadas, paralisadas em suas realizações, ou sofrendo, pelas decepções, por aquilo que não deu certo, sendo amargas com elas mesmas, por situações passadas que só existem em sua memória, sendo amargas com pessoas que convivem no presente, culpando pessoas do passado, culpando circunstâncias, por não terem alcançado o que pretendiam, desta forma, trazem para o seu presente, as tristezas, as amarguras, não conseguem se relacionar corretamente com novas pessoas, não acreditam em novos relacionamentos, novas pessoas amigas, porque vivem crendo que todas as pessoas são iguais às pessoas que as decepcionaram em seu passado. Deixam de crer no presente, nas novas oportunidades que Deus lhes dá, em novos amigos, novos relacionamentos. Deixam de viver a vida, e a alegria de viver.

tras

O outro extremo perigoso para nossa mente é vivermos na ansiedade, vivermos na expectativa de sermos felizes no futuro, e vivemos imaginando situações no futuro:– quando a situação do país melhorar, então eu vou ser feliz; quando me casar eu vou ser feliz; quando terminar a faculdade eu vou ser feliz; quando minha empresa faturar mais eu vou ser feliz; quando conseguir um novo emprego eu vou ser feliz; quando fizer aquela viagem inesquecível; quando tiver minha casa própria; quando trocar de carro; quando me aposentar; quando… quando… quando… Muitas situações que imaginamos não acontecerão exatamente, como as projetamos. A vida nos apresenta circunstâncias inesperadas. Não podemos viver o nosso presente na expectativa de um futuro incerto, e de que seremos felizes quando isto, ou quando aquilo acontecer. Precisamos sonhar, precisamos projetar e planejar o nosso futuro, mas não podemos associar à nossa felicidade, a alegria de viver, à situações futuras que podem não acontecerem como imaginamos.

ansiedade_2

O grande momento da sua vida é o dia de hoje. O passado não existe mais, o futuro talvez não aconteça como você sonha. A Bíblia nos apresenta a realidade de vivermos o dia de hoje, em textos como o do profeta Isaías 43:18, que nos aconselha a esquecermos o nosso passado, as coisas ruins que marcaram a nossa existência.

alegria

O apóstolo Paulo em 2 Coríntios 5:17, registra que se estivermos ligados, conectados em um relacionamento de dependência, de confiança com Deus, quando cremos em Jesus, quando entendemos o que Cristo fez por nós, e o seguirmos, então, Paulo nos diz que as coisas antigas já passaram, o nosso passado foi esquecido, foi perdoado por Deus, estamos em uma nova criação, uma nova oportunidade de vida:  Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!”

familia-feliz-mda-1000x480

Hoje é o dia de sermos felizes, de aproveitarmos a vida que Deus está nos concedendo. Cada segundo, cada minuto, cada hora do dia de hoje, deve ser valorizado por você. Sua vida deve ser vivida intensamente, vivendo com propósito e objetivos de glorificar a Deus:-  através de seu comportamento, com suas atitudes, com suas realizações. Realize o seu melhor. Seja feliz, e crie um ambiente de alegria, de felicidade ao seu redor.

tempodesuperacaorelogio

Reflita: Não viva no passado. Não espere ser feliz no futuro. Você possui em suas mãos, o seu maior tesouro, a sua vida que acontece agora, neste momento, neste segundo, neste dia que fez o Senhor. Alegre-se por estar vivo! Alegre-se por poder estar na presença de Deus! Alegre-se porque você não está sozinho neste dia! Deus está pronto para lhe estender a sua Graça, o seu amor, as suas misericórdias, o seu poder em seu favor. Entregue sua vida para Deus cuidar. Leia a Bíblia. Ore. Busque a Deus, o adorando em uma Igreja. Louve a Deus, Glorifique a Deus com sua vida! Viva a sua vida na Alegria do Senhor que é a nossa força, a nossa esperança!

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *