Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

#palavrasnocaminho – A vontade

A VONTADE

“Jotão tornou-se cada vez mais poderoso, pois andava firmemente segundo a vontade do Senhor, o seu Deus.” 2 Crônicas 27:6

biblia-pixabay-1

A Bíblia descreve brevemente um Rei, cujo nome era Jotão que reinou a partir dos vinte e cinco anos, por um período de dezesseis anos em Jerusalém. Uma característica marcante de seu reinado foi a sua integridade. Um jovem rei que caminhava com Deus, realizando a sua vontade. O texto de Crônicas escrito por Esdras descreve a prosperidade em sua vida, dizendo que Jotão tornou-se cada vez mais poderoso, pelo fato de andar com Deus.

 A cena registrava em 2 Crônicas 27:5, nos leva a pensar que Jotão foi um rei vencedor sobre seus inimigos: “Jotão guerreou contra o rei dos amonitas e o derrotou. Então os amonitas pagaram-lhe três toneladas e meia de prata, dez mil barris de trigo e dez mil de cevada durante três anos seguidos.”

Nesta história de sucesso, alguns pontos chamam nossa atenção:

  1. Jotão era jovem, e colocou em prática a educação religiosa recebida dos seu pai: “Ele fez o que o Senhor aprova, tal como seu pai” 2 Crônicas 27:2.
  2. Jotão buscava a Deus, conhecia a vontade de Deus e andava segundo esta vontade:andava firmemente segundo a vontade do Senhor, o seu Deus” 2 Crônicas 27:6b.
  3. Jotão tornou-se “cada vez mais” poderoso, um rei bem sucedido, porque confiou sua vida para Deus cuidar, realizando a sua vontade. A Bíblia não diz que Jotão tornou-se o mais rico de todos os reis, ou, o mais poderoso de todos os reis, enfatizando seu sucesso financeiro, material, militar, mas informa a expressão “cada vez mais“, indicando uma relação de dependência entre o seu crescimento pessoal como rei, e a bênção de Deus sobre sua vida, pelo fato dele buscar e obedecer ao Senhor.

oracaojabesatendida

Trazendo para nossos dias, esta maravilhosa lição de vida de Jotão, podemos aplicá-la à nossa própria existência, ao estilo de vida que estamos vivendo, refletindo sobre algumas perguntas:

  1. Tenho andado de forma íntegra com meu Deus?
  2. Leio a Bíblia, procuro conhecer a vontade de Deus?
  3. Executo a vontade de Deus em minha vida:- entreguei minha vida para Deus, crendo no sacrifício de Cristo em meu favor; me batizei em uma igreja genuinamente cristã que segue a Bíblia como única regra de fé e prática; frequento regularmente uma Igreja; tenho prazer de estar domingo, cantando, adorando ao Senhor em um culto dominical; leio diariamente minha Bíblia; confio em Deus, dependo Dele para viver, sigo o modelo de vida de Jesus Cristo; oro e coloco minha gratidão e minhas petições no altar do Senhor; participo regularmente da Ceia do Senhor; sirvo ao Senhor com meus dons e talentos na Igreja (corpo de Cristo), pratico o evangelho que recebi; educo minha família nos caminhos do Senhor; falo de Jesus para outras pessoas; abençoo missionários, invisto em missões; amo ao Senhor e Ele é prioridade em minha vida; amo as pessoas, como a mim mesmo; me preocupo com os projetos de minha igreja; contribuo financeiramente, regularmente com a obra do Senhor, para que ela possa continuar existindo e atingindo outras pessoas; me preocupo com os pobres, necessitados e os ajudo.  Estas são apenas algumas atividades possíveis que um cristão autêntico pode realizar para cumprir a vontade de Deus sobre sua vida.

igreja

Reflita: O maior sucesso que podemos obter nesta existência não são nossos bens materiais, nem uma vida tranquila, sem muitos problemas, mas podermos andar com Deus. Que Deus nos motive em podermos andar firmemente com Ele, seguindo a Sua Vontade, expressa claramente na Bíblia Sagrada.

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *