Culto todos os domingos às 19h:30
Rua Vital, Nº 316, Quinta dos Vinhedos, Bragança Paulista, SP

#palavrasnocaminho – O aprendizado

O APRENDIZADO

“Quanto a você, porém, permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem o aprendeu. Porque desde criança você conhece as sagradas letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus.”
2 Timóteo 3:14,15

doentebiblia

 Lendo todo o capítulo 3 de 2 Timóteo veremos algumas preocupações do apóstolo Paulo pelas heresias, por pessoas que seguiam falsos profetas, que aconteciam ao seu redor, pessoas desprovidas do conhecimento do evangelho que se introduziam pelas casas, pessoas vazias de Jesus, e que penetravam nas casas com seus  conceitos religiosos deturpados. O texto bíblico exortando a Timóteo, e sua comunidade religiosa, nos mostra a importância de termos este conhecimento do evangelho, da mensagem da salvação por Jesus Cristo para podermos compreender qual caminho estamos trilhando, e sabermos dizer não para tudo aquilo que a Bíblia não ensina, não pratica, e que não é o evangelho.

 Neste tempo de muita informação e muitas distrações tecnológicas, precisamos resgatar o hábito de diariamente pegarmos nossa Bíblia de papel, manusearmos ela, sabermos quais são os livros do Antigo Testamento, sabermos quais são os livros do Novo Testamento, qual o tema central de cada livro, para quem foi escrito, qual a mensagem principal de cada livro das escrituras, e especialmente a lermos, aplicando este conhecimento espiritual às nossas vidas.

como-ler-a-biblia-sagrada-e1479254560237

A Bíblia não é um livro comum, com uma uma única história, mas narra a Criação do Universo, a presença de Deus entre nós humanos, a saga do povo de Israel, sua história, seu fracasso quando se afastava de Deus, seu sucesso quando permanecia seguindo a Deus, e aponta para a vinda de Jesus Cristo, o Messias prometido que veio até nós há dois mil anos. Profecias do Antigo Testamento (período e livros escritos antes da primeira vinda de Jesus Cristo) anunciavam que Jesus viria e se cumpriram na pessoa de Cristo. O Novo Testamento narra, nos evangelhos sinóticos, o nascimento de Jesus Cristo, conforme profetizado no Antigo Testamento, sua vida, seus milagres, sua missão em nos salvar, sua morte na cruz, sua ressurreição, seu advento aos céus. A descida do Espírito Santo, o nascimento da Igreja, as primeiras igrejas nas primeiras cidades do primeiro século, e em Apocalipse, a vitória da Igreja de Cristo, bem como a promessa da segunda vinda Gloriosa de Jesus.

cruz-e-biblia

A Bíblia é um livro de vida, um manual de Deus para nossa existência passageira, e um livro que nos ajudará a conhecermos a vontade de Deus, permanecermos no evangelho que aprendemos, perseverarmos nas doutrinas cristãs, e caminharmos na direção da vida eterna com Deus.

O aprendizado diário da Bíblia nos proporcionará um crescimento em nossa vida espiritual, nos conectará com Deus.

oracaoebiblia

Toda a Bíblia aponta para Jesus Cristo nosso Senhor. O evangelho é a possibilidade de nós humanos, pecadores, depravados, corrompidos podermos ter uma nova oportunidade com Deus, sermos transformados por Deus, quando cremos no sacrifício de Jesus, sacrifício este substitutivo em nosso favor, então, começamos a entender o amor de Deus por nós, a chama do evangelho se acende em nosso coração mortal, e percebemos que além de nossa existência passageira, Deus nos espera no lar celestial.

evangelho-sem-cruz

Como seguidores de Jesus, e de acordo com a orientação do apóstolo Paulo, precisamos permanecer, perseverar no conhecimento que aprendemos:- o evangelho, a mensagem de salvação que transformou nossa vida. E este conhecimento do evangelho se encontra registrado nas escrituras, que não é um livro “mágico”, ou, “com poderes místicos, sobrenaturais”, ou “um livro de proteção para ficar aberto em algum lugar de nossa casa”. A Bíblia só fará efeito em sua vida, em minha vida, se nós a pegarmos diariamente, abrirmos suas páginas, orarmos para Deus clamando por sabedoria, pedindo para que o Espírito Santo de Deus, fale ao nosso coração pelo texto escrito, lermos seu conteúdo, através da leitura de um capítulo, analisarmos, estudarmos, registrarmos nossas dúvidas e as elucidarmos, crescermos no conhecimento de Deus, desfrutarmos da Sua Presença ao lermos a Bíblia, querendo conhecer a Deus.

Image processed by CodeCarvings Piczard ### FREE Community Edition ### on 2017-02-17 16:46:17Z | http://piczard.com | http://codecarvings.com‡‡‡˜úKrI

Reflita: Já li minha Bíblia de papel hoje? Já manuseei minha Bíblia, li algum capítulo? Que Deus nos ajude a lermos e compreendermos a Bíblia. Que Deus nos ajude a permanecermos no conhecimento que aprendemos de Deus pelas sagradas escrituras, que nos dão a convicção de que não estamos sozinhos nesta jornada, mas que o Espirito Santo caminha conosco, nos dando entendimento do plano de Deus, por meio de Jesus Cristo, para nossa salvação, e nos fazendo perseverar na doutrina que um dia transformou nossa existência.

Leia a Bíblia!

Pr. Luiz Francisco Contri

Um comentário

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *